O jogo é para MAIORES de 18 anos... Começa por aqui.
Miúdos de 14 anos não deviam jogar a estes jogos sem ACOMPANHAMENTO de adultos.
E quando os miúdos são deixados à deriva por pais irresponsáveis que
inegávelmente estão-se nas "tintas" para os seus filhos, dá nisto. O
que é que se passa na cabeça dum miúdo de 14 anos quando joga MW2? Não
sei, os pais sabem? Há diálogo, e troca de ideias? Zero. A educação e a
deseducação começa com o desleixe dos papás. Vá lá que os fóruns de
jogos ao menos, permitem a esses miúdos mais "libertinos" de pelo menos
exporem os seus pontos de vista, e nessa descoberta e confronto de
ideias, talvez façam mais que o trabalho dos pais.
Ser "puto" e gamer pelas razões erradas pode criar casos como aquele do
puto das 17 horas no MW2 (via youtube), ou não. Tudo depende das
patologias inerentes a cada um, mas o meio SOCIAL potencia o pior e o
melhor da pessoa. Onde estão os pais a assegurar o MELHOR para os
filhos? Pais ausentes aumentam a probabilidade de criarem crianças
problemáticas ou difusas que um dia serão (espero que não) adultos
deficientes. O online é espelho dessa realidade, onde há casos e casos,
lembro-me de pais que jogam com os filhos menores, chegam mesmo a serem
competitivos, é saudável? Quem tem que ser competitivo? Os pais ou os
filhos?
Os miúdos só precisam de receber a educação (para lá dos afectos e do
sentido empírico na vida) e formalizarem uma conduta de vida saudável
na sociedade, se jogam ou deixam de jogar, o papél e presença dos pais
é fulcral. E noutro extremo temos pais que abandonam os filhos nos seus
quartos, munidos de consolas e jogos, para que nunca saiam de lá e não
chateiem. Pais infelizes ou felizes com os seus trabalhos e vidas, que
não querem "perder" tempo com os "pirralhos": "toma lá uma consola e
cala-te, nunca mais saias do quarto, eu quero-te geek para sempre"...
Ilustrante.
A criança lida com a sua realidade usando formas e expressões
familiares, mas se a plataforma e pilares familiares não forem
sufiecientemente robustos e fortes, a criança progredirá em alienação
total às coisas do mundo, para enfatizar os seus íntimos e
reconhecíveis momentos de prazer: neste caso, o jogo violento FPS MW2
maiores de 18. Que síntese e absorção trará à criança? Tiros, granadas
e assassinatos em aeroportos. Se a criança sofrer de bipolaridade, ou
outros devaneios patológicos, não diagnosticados... Qual será o futuro
do menor?
A culpa será sempre sempre sempre dos PAIS.
Não tentem sequer culpar um jogo, uma editora, um filme, o tom cruise.