Boas sou o Emeris, o Nasus de ontem e colega do newb Psipunisher.
Queria dar uma ajudinha com a ranked team e a escolha dos champions já que tenho mais de 2500 jogos (wins+losses) de experiência
Em primeiro lugar irei falar dos TANK's. Estes são a backbone da equipa quem normalmente inicia os combates e quem vai absorver grande partes das abilidades / dano dos outros champions.
Quero que tenham a noção que um tank que se preze
TEM QUE TER algum tipo de HARD CC (Crowd Control) e que uma equipa sem CC não vai a lado nenhum. Muitas vezes há confusões de quais champions são e não são tanks.
Como tanks temos: ALISTAR, AMUMU, CHO'GATH, GALIO, MALPHITE, MAOKAI, SHEN e RAMMUS. Porque só estes ? Porque apenas estes têm qualquer tipo de Hard CC.
Vou começar por dar um breve comentário sobre cada um e debruçar-me mais sobre os seus CC (pois é o que interessa). Se quiserem mais informações consultem o site
League Craft:
ALISTAR
Este champion é pouco utilizado. Muito pouco. Porque? Porque só quem é bom é que sabe jogar com este champion. Alistar é um support tank pois para alem do seu
Heal (Que no fundo já o faz de support champ/ Off tank) este também tem dois CC spells. O seu
Pulverize e o
HeadButt se forem combinados fazem um excelente stunlock podendo atirar os players inimigos para onde alistar desejar (inclusive para o range das nossas torres). Acho que não se deve menosprezar este champion contudo não o vejo a fazer parte de uma ranked team só mesmo em ultimo recurso pois como disse é mais um support tank do que full tank.
AMUMU
Este champion é o meu tank favorito. Amumu é perfeito para tankar pois têm 2 Stuns. Um AoE stun e um "grab" stun. O que faz realmente amumu ser um tank muito escolhido é o seu ultimate,
Curse of the Sad Mummy. Amumu consegue dar stun até 5 players só com este spell o que o torna muito bom em team fights. Para alem disso como já referi amumu tem um
"Grab" Stun o que é perfeito para iniciar batalhas. A combinação dos dois pode resultar numa vitoria da batalha. Amumu para alem de bom tank é também um bom jungler podendo se juntar ao grupo de junglers que depois irei falar.
CHO'GATH
O Terror do Vazio(Void?) é um excelente mitigador de dano porque com os seus
Feasts consegue aumentar consideravelmente os seus Hit Points (HP) e assim absorver mais dano. O CC spell do Cho'gath é o
Rupture e consiste num air knock consideravel que pode atingir varios inimigos ao mesmo tempo. Acho que deve ficar em mente para ranked games porque este Tank consegue fazer "solo" enquanto o outro faz jungle pois o cho'gath tem um
Passive que o ajuda a ficar na lane muito tempo.
GALIO
O unico puro
Anti-magic Tank. Este champion têm 1 "super" taunt. O seu ultimate -
Idol of Durand. Só considero este champion viável se a equipa adversaria não souber manter um equilíbrio de dano físico e dano mágico, claro tendo mais mágico que físico nos champion's que escolheram.
MALPHITE
Este tank é muito bom contra equipas heavy-physical porque é um champion que quanto mais Armor tiver melhor. A armor ajuda com as abilidades de malphite em especial o seu
Ground Slam e o seu
Passive. O passive pode , não só mas tambem, beneficiar de armadura. Portanto, este champion por ter hp e armor no seu arsenal torna-se um bom anti-physical tank. Juntando a isto temos o seu
"Pièce de résistance", o ultimate. O ultimate de malphite é um AoE Knock Up que pode atingir todos os adversarios desde que estejam dentro do range do mesmo.
MAOKAI
A nova aquisição de RIOT na sua vasta compilação de champions. Pouco sei sobre este champion pois nunca o utilizei mas pelo que aprendi desde a sua saida é que é um excelente mitigador de dano devido ao seu ultimate -
Vengeful Maelstorm. A juntar a isto temos os seus CC spells um
Knock Back decente e um
"Root". Maokai é mais um OT (Off-Tank) que um Tank propriamente pois este é melhor se fizer focus em single target's. Penso que pode fazer parte de uma equipa ranked com o papel de OT.
RAMMUS
O melhor. Penso todos sabem porquê. Para quem não sabe (lol) Rammus tem um dos CC's mais fortes do jogo (IMO!) o seu
Puncturing Taunt que dura até
3 SEGUNDOS. Rammus consegue ser muito , mas mesmo muito resistente late game porcausa do
Defensive Ball Curl em que aumenta exponencialmente o seu armor e magic resist. Ainda a juntar a este arsenal tem a sua
velocidade estonteante. Este Tank é tambem um óptimo jungler (juntando-se a amumu) pois como supra referi, as suas habilidades ajudam imenso com os ganks tanto a early como mid game.
SHEN
Não existe regras sem excepções certo? Shen é um desses casos. Apesar de não ter um grande "CC" como os prévios champions, Shen compensa com dois spells. O seu penqueno
"Dash Taunt" que apesar de tudo é excelente para fugir, apanhar e até quebrar algum spell(I.E o ult da Katarina) e o seu majestoso ultimate que torna Shen ÚNICO. O seu
Stand United. Com este spell Shen consegue ajudar em ganks como evita-los, consegue entrar em batalha a partir de qualquer ponto do mapa bem como fugir. Com o stand united Shen dá um shield ao target podendo mudar o curso da batalha muitas vezes para vitorias. Penso que este Tank é muito importante numa equipa.
Muitooooooooooo resumidamente isso é o que eu sei e penso dos tank's do momento. Se alguém quiser acrescentar algo bem como mudar agradeço pois não sei tudo
.
TL;DR ?Como Main Tanks poderiam utilizar
Rammus ,
Amumu,
Malphite e
Shen.
Como Off Tanks poderiam utilizar
Maokai ,
Alistar,
Shen e
Cho'gath.
Casos extremos utilizamos sempre
Malphite vs Hard Physical Team's e
Galio vs Hard Magic Teams.
Os items são divididos por duas partes. "Core items" e "Situational Items". Como os próprios nomes indicam os core items são os items necessarios em TODOS os jogos e são os primeiros items a ter. Já os situational items são os que vão variar no decorrer do jogo.
Nos core items devem sempre consistir pelo menos dois a três items sendo pelo menos um deles as botas. Por experiencia propria, penso que os Tank's devem
APENAS concentrar-se em
DUAS botas (excepto no caso de junglers que ai podem ser
TRÊS) Irei apenas falar das botas mas se quiserem depois posso criar um post sobre os restantes items.
NINJA TABI
Estas botas devem constar sempre que:
- Os carries forem physical damage.
- A equipa adversaria não tiver demasiado CC.
- Pelo menos dois/três forem physical dealers. (I.E. Yi, Mf, Xin, Jarvan, Ashe etc.)
- No caso de Malphite. (Quase sempre)
MERCURY THREADS
Estas botas são as que acho que devem ser utilizadas 80% dos casos. A redução do CC sobre "nós" é essencial. As Merc's devem ser utilizadas sempre que:
- Os Carries forem magical damage.
- A equipa adversaria conter CC a mais.
- Pelo menos dois/três forem magical dealers. (I.E. Kassadin, Annie, Karthus, Morgana etc.)
- No caso de Galio. (Sempre)
BOOTS OF SWIFTNESS
Estas botas a meu ver devem ser utilizadas por tank's que fazem jungle simplesmente para facilitar os gank's e fugir de gank's enquanto faz jungle. Não dão magic resist ou armor como as anteriormente referidas, apenas são mais rápidas.
Depois irei falar dos Carries magicos e físicos e o que eu acho que deveriam ter numa equipa ranked.
Espero ter ajudado de algum modo e agradeço criticas construtivas.
Emeris