mais lenha:
Batman: Arkham Asylum - PS3/Xbox 360 Demo
Há tempo
suficiente para deixar de lado outros trabalhos do Digital Foundry para
aplicar o mais recente, mais rápido, e as mais intensas ferramentas
disponibilizadas de análise do DF à recente demo de Batman: Asilo
Arkham. É um download de 1.5GB, disponível já no PSN e Xbox Live. É um
grande download, mas um que vale a pena gastar o nosso tempo e largura
de banda.
Alimentado pelo Unreal Engine 3, é mais uma oportunidade para
vermos até que ponto o ambiente multi-plataforma se adequada à
plataforma de cada consola. Nos mais recentes exemplos (Wheelman e
X-Men Origins: Wolverine), os jogos estavam próximos, com uma pequena
vantagem na versão Xbox360 em relação ao frame-rate, combinados com
menos frames partidos. A inclusão do
anti-aliasing, 2x multisampling foi também uma vantagem para a plataforma Microsoft.Embora
os elementos da combinação/versus da nova análise de frames da Digital
Foundry ainda está a ser arranjada e aperfeiçoada, aqui ficam dois
vídeos em vez da habitual combinação: primeiro, o jogo na Xbox 360,
rapidamente seguido por uma versão da PS3, mostrando a acção
exactamente nas mesmas partes do demo.
Cenas principais de jogabilidade da versão Xbox360 de Batman: Arkham Asylum.View this video in HD
var so36915 = new SWFObject("egtv.swf?playlist_id=36915&profile_id=26", "egtv", "632", "352", "9.0.45", "#000000");
so36915.useExpressInstall( "expressinstall.swf" );
so36915.addParam( "quality", "high" );
so36915.addParam( "allowScriptAccess", "always" );
so36915.addParam( "loop", "false" );
so36915.addParam( "allowFullScreen", "true" );
so36915.addVariable( "playlist_id", "36915" );
so36915.addVariable( "player_mode", "medium" );
so36915.addVariable( "profile_id", "26" );
so36915.addVariable( "chapter", "0" );
A
nossa pesquisa diz que, com base no desempenho técnico desta demo,
ninguém vai ficar desapontado com o Batman: Arkham Asylum. Ambos os
jogos conseguem manter os 30FPS, na maior parte das vezes com o mínimo
de
screen-tear, e nas nossas amostras apresentadas, cerca de
17.000 frames, um mero 1,7 por cento deles estavam partidos na PS3, em
comparação com 0,2 por cento na Xbox360. Devido à natureza escura do
jogo, e no facto de que não lida com acção colorida e rápida, esses
mesmos frames partidos raramente eram notados. Se o nível de
complexidade dos ambientes aumentarem na versão final, é justo assumir
que a disparidade poderá alargar (especialmente tendo em conta o
adicional
tearing visto nos ambientes mais abertos da demo,
mais evidentes na PS3), mas enquanto não tivermos a versão final, não
podemos colocar isso em teste.
Os mesmo excertos de gameplay, desta vez a correr na versão da PS3.View this video in HD
var so36917 = new SWFObject("egtv.swf?playlist_id=36917&profile_id=26", "egtv", "632", "352", "9.0.45", "#000000");
so36917.useExpressInstall( "expressinstall.swf" );
so36917.addParam( "quality", "high" );
so36917.addParam( "allowScriptAccess", "always" );
so36917.addParam( "loop", "false" );
so36917.addParam( "allowFullScreen", "true" );
so36917.addVariable( "playlist_id", "36917" );
so36917.addVariable( "player_mode", "medium" );
so36917.addVariable( "profile_id", "26" );
so36917.addVariable( "chapter", "0" );
O
que é mais evidente é que a partir de uma rápida inspecção, é claro que
a Xbox360 tem uma pequena vantagem na qualidade da imagem, devido à
habitual inclusão do Unreal Engine 3 de 2xMSAA onde não existe na PS3.
Novamente, o impacto não é tão acentuado, devido à cor escura empregues
na paleta. Fora isso, as diferenças são mínimas - um efeito motion blur
usado com parcimónia quando alterna entre cenas nas cinemáticas geridas
pelo motor, está ausente na PS3, e como no Wolverine, existem
diferenças em algumas das iluminações, notado mais com a inclusão na
Xbox360 do SSAO (Screen Space Ambient Occlusion) o que ajuda a
acrescentar profundidade à cena. No entanto, é preciso que se diga que
estes efeitos são difíceis de perceber: o escuro e as trevas são
realmente um grande nível.
Com base na qualidade da demo, este parece ser um grande
jogo,
independentemente da plataforma - não se esqueça de fazer o download da
demo logo que seja possível. Estou muito ansioso pela versão final, e
também a versão PC deverá ser um prazer. Esta versão beneficia do
suporte à aceleração por hardware, PhysX, e como tipicamente o UE3 é
relativamente leve em ambos CPU e GPU, ele deve ser agradável para os
jogadores, mesmo com um PC modesto.
http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-batman-demo-entrada-blog