O que fazer se a tua *Playstation avariar. NOTA IMPORTANTE:
Dado a gigantesca afluência que este meu tópico tem tido, tanto por
curiosos como por pessoas que encontram este tópico em motores de busca
e a quem a avaria sucedeu, bem como claro dos já membros residentes da
ZWAME, deixem-me lembrar que
este tópico sendo um catalizador de pessoas a quem a PS3 avariou pode transmitir a idéia de que as PS3 avariam quase todas, pois os posts são quase todos de pessoas a quem isso aconteceu.
Assim sendo e para desdramatizar fiz um pequeno estudo num dos posts
das páginas seguintes que demonstra como nem tudo o que parece é, podem
consultar uma "quote" desse meu estudo no fim deste tópico.
Resumindo, não criem idéias erradas pelo conteudo "naturalmente" negativo deste tópico.
Consultar também Lista de erros PS3*Tópico mais dedicado à PS3, mas funciona de forma parecida com os outros equipamentos Sony Playstation. Ah pois é, infelizmente as avarias não são um exclusivo da Microsoft e até as PS3 de vez em quando dão problemas.
Quando uma PS3 avaria deves seguir uma série de passos para procederes à resolução dessa situação.
Em primeiro lugar aconselho verificares bem se a avaria constatada
existe de facto, muitas vezes, coisas simples como a tomada eléctrica
onde a PS3 está ligada não ter luz poder induzir o utilizador em erro
ou outras situações do género.
Se o problema for a nível de software podes e deves sempre pesquizar na
Internet por pessoas com o mesmo problema ou problemas semelhantes,
muitas vezes pode tratar-se de um problema pontual devido a um Firmware
mais instável, problemas em servidores, problemas na tua ligação à NET
entre outros problemas que podem não ser crónicos, ou seja, a resolução
deles pode ser simples e rápida, não necessitando da intervenção da
assistência técnica.,
atenção, nunca abras a consola para tentares descobrir o problema ou mesmo por simples curiosidade, isso além de perigoso invalida a garantia da consola e traz-te as devidas consequências desse facto.
Se o problema não poder ser solucionado de outra forma que não com a
assitência técnica então tens que solicitar essa assistência, mas antes
disso consulta a politica de devoluções da loja onde adquiriste a
consola (se o fizes-te à relativamente pouco tempo *1 a 30 dias*, podes
ter a sorte de a poder trocar directamente por um equipamento novo ou
ser reembolsado se assim o preferires, lojas como a worten e Fnac dão
alguns dias para estas situações, mas nunca é muito tempo, portanto não
te descuides...
Se já não tiveres essa opção então...
A primeira coisa que te vais perguntar é como contactar a assistência técnica e do que precisas, pois bem, eu dou uma ajuda.
O numero de telefone da Playstation Portugal é o 707 23 23 10.
Antes de ligares para lá vê se o teu telefone chega perto da
consola porque podes ter que fazer alguns testes na consola que te vão
ser pedidos pelo técnico, tens também de ter a factura original (talão
da compra) em teu poder para dizeres o dia em que a compras-te ou
outros dados, o talão é indispensável.
Caso o técnico da Playstation verifique que o problema não pode ser
resolvido telefónicamente atravéz das indicações que vão dando,
normalmente a solução fica em enviar a tua consola para uma morada que
eles vão indicar para ser arranjada, ou directamente trocada por uma
"nova*" após avaliação.
Se o teu caso for esse, eles vão-te dar todas as indicações de como o deves fazer, mas eu passo já a explicar.
Deves enviar SÓ a consola, nada de cabos ou comandos ou periféricos ( a não ser que o problema os involva).
Deves mandar a consola numa caixa que NÃO a original de preferência e
bem acondicionada (se tiveres uma caixa de uma PS2 das primeiras que
saíram (das grandes) é mesmo à medida, deves descaractrizar a caixa com
papel ou fita-cola para não se perceber do que era a caixa, ou então
vais aos CTT e eles vendem caixas de vários tamanhos).
Aconselho a fazeres backup dos saves de todos os teus jogos e de
ficheiros que te interessem pois podes ficar sem nada se vier uma nova*
consola ou eles tiverem de apagar/trocar/formatar o disco rigido, podes
copiar os teus dados para uma PEN ou um disco rigido USB externo. Os
jogos poderás depois fazer download na nova consola sem teres de
comprar tudo de novo se mantiveres a tua PSN ID.
Na caixa deves ter visivel a morada do destinatário e a tua morada.
Deve constar igualmente, na parte de fora da caixa em sitio visivel o
numero da avaria (este numero é-te fornecido pelo técnico no
telefonema).
Junto à consola tens de enviar uma folha com todos os teus dados
pessoais (nome, morada, telefone, e-mail e nº de contribuinte.) e uma
fotócopia do talão da compra.
No fim de tudo bem fechado e embalado tens de ligar à SEUR
(transportadora) e marcar a recolha da tua PS3, o numero da SEUR é 707
50 10 10, podes se preferir e for perto levar a embalagem directamente
a uma filial SEUR, (sempre são menos trambolhões que a caixa leva...),
a SEUR trabalha com a STOCKUNO (empresa resposnável pelo serviço
técnico playstation) à muitos anos e saberão encaminhar bem a
encomenda. O despacho é Grátis.
Depois disto resta-te aguardar, o prazo normal é entre 15 a 20 dias
uteis, se esse prazo passar podes ligar novamente para a playstation e
pedir informações sobre o estado da reparação da tua consola, assim
sempre sabes como estão as coisas e diminui a anciedade.
E prontos, é tudo!
Espero que este tutorial ajude muito poucos utilizadores, mas que ajude bem esses muito poucos.
Se me lembrar de mais algum pormenor eu ponho aqui.
Nota: Quando ligares para a Playstation tens de o fazer durante a
semana das 10:00 às 22:00 e aos sábados das 10:00 às 18:00, podes ter
de tentar muita vez até conseguires ligação.
Fiquem bem.
PS: Não é preciso pagar nada para despachar a consola pela
transportadora, tudo à excepção do telefonema (numero azul) é grátis
neste processo todo.
Curiosidades: As consolas não são enviadas para a Sony mas sim para uma
empresa espanhola especializada em promoção/serviço pós venda e
logisitica de productos, a Stock Uno!
Na maioria dos casos as consolas são trocadas por aparelhos novos* pois
fica mais barato, é mais fácil e mais rápido, a Stockuno limita-se a
constatar o estado do producto avariado enviado e procede à sua troca
por outro do mesmo modelo, mas não se pense que é "toma lá dá cá"...
UPDATE 1: O "*" em "consola nova*" deve-se ao facto de que as consolas
enviadas por troca da consola avariada enviada não serem literalmente
novas!
Ou seja, a tua PS3 avaria, ligas para lá e eles dizem que te trocam a PS3 por uma
nova PS3,
mas essa PS3 não é nova (é nova só para ti), hoje liguei para a Sony e
confrontei a telefonista com essa situação, ela informou-me que as
consolas enviadas em troca da avariada são consolas "reconstruidas" e
não novas, ou seja, são consolas que já estiveram avariadas e foram
arranjadas, ou com peças novas ou com peças de outras PS3 avariadas.
Isto não é matematicamente sempre assim, há casos de as PS3 serem
novas, de qualquer forma as consolas vêm impecáveis.
UPDATE 2: As garantias não são renovadas com os novos* equipamentos, ou
seja, se a tua PS3 avariar passado um ano após a compra e tu a mandares
para a garantia e eles te enviarem uma nova* PS3, essa PS3 só vai ter o
"resto" da garantia da primeira e não uma garantia nova de 2 anos.
Normalmente a morada de envio das consolas é: (filial em Lisboa)
Stock Uno
Lezíria Parque Lote 1
Polo Industrial do Forte da Casa
2625-437 Forte da Casa
Lisboa (Portugal)
Telefone: 21 798 11 61
[ACTUALIZADO]
Ora como o prometido é devido vou finalizar este post, como sabem a minha PS3 já chegou e melhor que nunca.
Passaram-se 4 semanas e 2 dias desde a fatídica noite em que a minha
ex-PS3 se zangou com tudo o que era redondo, espalmado e com 12 cm de
diametro (a drive óptica foi-se!), mas depois de uns telefonemas à
assistência Playstation Portugal eis que chega uma nova PS3 para meu
encanto.
A seguir vou postar fotos de como as PS3 novas vêm acondicionadas com um breve descrição.
A PS3 vem numa caixa pouco discreta como podem ver na foto abaixo,
grita Stockuno por todo o lado e até tem o modelo da consola na caixa
por fora, felizmente os tipos da transportadora são todos ricos e
ninguém rouba as consolas.
A consola vem dentro de uma outra caixa preparada para poder suportar a
violência das deslocações, nenhuma parte da consola está em contacto
com o cartão da caixa de fora.
Outro pormenor do protector em cartão:
Agora que estamos a chegar à consola deparamo-nos com este "plástico"
protector, ponho as aspas em plástico porque sinceramente não percebo
se aquilo é mesmo plástico, é macio como veludo e não faz barulho
nenhum ao ser amachucado, é um material muito interessante, super
adequado para o fim a que se propões e reciclável!
Depois desta protecção tirada ainda nos deparamos com outra, esta é bem especial e passo a explicar porquê.
O aspecto do plástico que vem a proteger directamente a consola parece
ter sido posto por aprendizes de pedreiro com mestrado em engenharia
agrónoma, vem cheio de bolhas e dá a sensação que a consola deve estar
toda mal tratada e riscada por baixo, o plástico cobre toda a consola à
excepção da frente metálica prateada, mas a verdade meus amigos é que à
medida que ía tirando esse plástico adesivo me ía apercebendo que a
consola vinha simplesmente absolutamente perfeita, sem o minimo
risquinho ou mancha ou fosse o que fosse, na realidade acho que vinha
melhor que a minha ex-PS3 quando a tirei da caixa original, fiquei
super surpreendido e claro, muito feliz, pois na minha ex-ps3 já tinha
um risco feio criado pelo meu filho (ai se não fosse meu filho....
).