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     Avarias - PS3

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    Avarias - PS3 Empty
    MensagemAssunto: Avarias - PS3   Avarias - PS3 Icon_minitimeSáb Set 19, 2009 3:23 am

    O que fazer se a tua *Playstation avariar.









    NOTA IMPORTANTE:
    Dado a gigantesca afluência que este meu tópico tem tido, tanto por
    curiosos como por pessoas que encontram este tópico em motores de busca
    e a quem a avaria sucedeu, bem como claro dos já membros residentes da
    ZWAME, deixem-me lembrar que este tópico sendo um catalizador de pessoas a quem a PS3 avariou pode transmitir a idéia de que as PS3 avariam quase todas, pois os posts são quase todos de pessoas a quem isso aconteceu.
    Assim sendo e para desdramatizar fiz um pequeno estudo num dos posts
    das páginas seguintes que demonstra como nem tudo o que parece é, podem
    consultar uma "quote" desse meu estudo no fim deste tópico.
    Resumindo, não criem idéias erradas pelo conteudo "naturalmente" negativo deste tópico.

    Consultar também Lista de erros PS3

    *Tópico mais dedicado à PS3, mas funciona de forma parecida com os outros equipamentos Sony Playstation.

    Ah pois é, infelizmente as avarias não são um exclusivo da Microsoft e até as PS3 de vez em quando dão problemas.

    Quando uma PS3 avaria deves seguir uma série de passos para procederes à resolução dessa situação.

    Em primeiro lugar aconselho verificares bem se a avaria constatada
    existe de facto, muitas vezes, coisas simples como a tomada eléctrica
    onde a PS3 está ligada não ter luz poder induzir o utilizador em erro
    ou outras situações do género.

    Se o problema for a nível de software podes e deves sempre pesquizar na
    Internet por pessoas com o mesmo problema ou problemas semelhantes,
    muitas vezes pode tratar-se de um problema pontual devido a um Firmware
    mais instável, problemas em servidores, problemas na tua ligação à NET
    entre outros problemas que podem não ser crónicos, ou seja, a resolução
    deles pode ser simples e rápida, não necessitando da intervenção da
    assistência técnica., atenção, nunca abras a consola para tentares descobrir o problema ou mesmo por simples curiosidade, isso além de perigoso invalida a garantia da consola e traz-te as devidas consequências desse facto.

    Se o problema não poder ser solucionado de outra forma que não com a
    assitência técnica então tens que solicitar essa assistência, mas antes
    disso consulta a politica de devoluções da loja onde adquiriste a
    consola (se o fizes-te à relativamente pouco tempo *1 a 30 dias*, podes
    ter a sorte de a poder trocar directamente por um equipamento novo ou
    ser reembolsado se assim o preferires, lojas como a worten e Fnac dão
    alguns dias para estas situações, mas nunca é muito tempo, portanto não
    te descuides...

    Se já não tiveres essa opção então...

    A primeira coisa que te vais perguntar é como contactar a assistência técnica e do que precisas, pois bem, eu dou uma ajuda.

    O numero de telefone da Playstation Portugal é o 707 23 23 10.

    Antes de ligares para lá vê se o teu telefone chega perto da
    consola porque podes ter que fazer alguns testes na consola que te vão
    ser pedidos pelo técnico, tens também de ter a factura original (talão
    da compra) em teu poder para dizeres o dia em que a compras-te ou
    outros dados, o talão é indispensável.

    Caso o técnico da Playstation verifique que o problema não pode ser
    resolvido telefónicamente atravéz das indicações que vão dando,
    normalmente a solução fica em enviar a tua consola para uma morada que
    eles vão indicar para ser arranjada, ou directamente trocada por uma
    "nova*" após avaliação.
    Se o teu caso for esse, eles vão-te dar todas as indicações de como o deves fazer, mas eu passo já a explicar.

    Deves enviar SÓ a consola, nada de cabos ou comandos ou periféricos ( a não ser que o problema os involva).

    Deves mandar a consola numa caixa que NÃO a original de preferência e
    bem acondicionada (se tiveres uma caixa de uma PS2 das primeiras que
    saíram (das grandes) é mesmo à medida, deves descaractrizar a caixa com
    papel ou fita-cola para não se perceber do que era a caixa, ou então
    vais aos CTT e eles vendem caixas de vários tamanhos).

    Aconselho a fazeres backup dos saves de todos os teus jogos e de
    ficheiros que te interessem pois podes ficar sem nada se vier uma nova*
    consola ou eles tiverem de apagar/trocar/formatar o disco rigido, podes
    copiar os teus dados para uma PEN ou um disco rigido USB externo. Os
    jogos poderás depois fazer download na nova consola sem teres de
    comprar tudo de novo se mantiveres a tua PSN ID.

    Na caixa deves ter visivel a morada do destinatário e a tua morada.
    Deve constar igualmente, na parte de fora da caixa em sitio visivel o
    numero da avaria (este numero é-te fornecido pelo técnico no
    telefonema).

    Junto à consola tens de enviar uma folha com todos os teus dados
    pessoais (nome, morada, telefone, e-mail e nº de contribuinte.) e uma
    fotócopia do talão da compra.

    No fim de tudo bem fechado e embalado tens de ligar à SEUR
    (transportadora) e marcar a recolha da tua PS3, o numero da SEUR é 707
    50 10 10, podes se preferir e for perto levar a embalagem directamente
    a uma filial SEUR, (sempre são menos trambolhões que a caixa leva...),
    a SEUR trabalha com a STOCKUNO (empresa resposnável pelo serviço
    técnico playstation) à muitos anos e saberão encaminhar bem a
    encomenda. O despacho é Grátis.

    Depois disto resta-te aguardar, o prazo normal é entre 15 a 20 dias
    uteis, se esse prazo passar podes ligar novamente para a playstation e
    pedir informações sobre o estado da reparação da tua consola, assim
    sempre sabes como estão as coisas e diminui a anciedade.

    E prontos, é tudo!

    Espero que este tutorial ajude muito poucos utilizadores, mas que ajude bem esses muito poucos.

    Se me lembrar de mais algum pormenor eu ponho aqui.

    Nota: Quando ligares para a Playstation tens de o fazer durante a
    semana das 10:00 às 22:00 e aos sábados das 10:00 às 18:00, podes ter
    de tentar muita vez até conseguires ligação.

    Fiquem bem. Avarias - PS3 Wink

    PS: Não é preciso pagar nada para despachar a consola pela
    transportadora, tudo à excepção do telefonema (numero azul) é grátis
    neste processo todo.

    Curiosidades: As consolas não são enviadas para a Sony mas sim para uma
    empresa espanhola especializada em promoção/serviço pós venda e
    logisitica de productos, a Stock Uno!

    Na maioria dos casos as consolas são trocadas por aparelhos novos* pois
    fica mais barato, é mais fácil e mais rápido, a Stockuno limita-se a
    constatar o estado do producto avariado enviado e procede à sua troca
    por outro do mesmo modelo, mas não se pense que é "toma lá dá cá"...

    UPDATE 1: O "*" em "consola nova*" deve-se ao facto de que as consolas
    enviadas por troca da consola avariada enviada não serem literalmente
    novas!

    Ou seja, a tua PS3 avaria, ligas para lá e eles dizem que te trocam a PS3 por uma nova PS3,
    mas essa PS3 não é nova (é nova só para ti), hoje liguei para a Sony e
    confrontei a telefonista com essa situação, ela informou-me que as
    consolas enviadas em troca da avariada são consolas "reconstruidas" e
    não novas, ou seja, são consolas que já estiveram avariadas e foram
    arranjadas, ou com peças novas ou com peças de outras PS3 avariadas.
    Isto não é matematicamente sempre assim, há casos de as PS3 serem
    novas, de qualquer forma as consolas vêm impecáveis.

    UPDATE 2: As garantias não são renovadas com os novos* equipamentos, ou
    seja, se a tua PS3 avariar passado um ano após a compra e tu a mandares
    para a garantia e eles te enviarem uma nova* PS3, essa PS3 só vai ter o
    "resto" da garantia da primeira e não uma garantia nova de 2 anos.



    Normalmente a morada de envio das consolas é: (filial em Lisboa)

    Stock Uno
    Lezíria Parque Lote 1
    Polo Industrial do Forte da Casa
    2625-437 Forte da Casa
    Lisboa (Portugal)

    Telefone: 21 798 11 61

    [ACTUALIZADO]
    Ora como o prometido é devido vou finalizar este post, como sabem a minha PS3 já chegou e melhor que nunca.
    Passaram-se 4 semanas e 2 dias desde a fatídica noite em que a minha
    ex-PS3 se zangou com tudo o que era redondo, espalmado e com 12 cm de
    diametro (a drive óptica foi-se!), mas depois de uns telefonemas à
    assistência Playstation Portugal eis que chega uma nova PS3 para meu
    encanto.


    A seguir vou postar fotos de como as PS3 novas vêm acondicionadas com um breve descrição.



    A PS3 vem numa caixa pouco discreta como podem ver na foto abaixo,
    grita Stockuno por todo o lado e até tem o modelo da consola na caixa
    por fora, felizmente os tipos da transportadora são todos ricos e
    ninguém rouba as consolas.
    Avarias - PS3 STKUNO%201

    A consola vem dentro de uma outra caixa preparada para poder suportar a
    violência das deslocações, nenhuma parte da consola está em contacto
    com o cartão da caixa de fora.
    Avarias - PS3 STKUNO%202

    Outro pormenor do protector em cartão:
    Avarias - PS3 STKUNO%203

    Agora que estamos a chegar à consola deparamo-nos com este "plástico"
    protector, ponho as aspas em plástico porque sinceramente não percebo
    se aquilo é mesmo plástico, é macio como veludo e não faz barulho
    nenhum ao ser amachucado, é um material muito interessante, super
    adequado para o fim a que se propões e reciclável! Avarias - PS3 Biggrin

    Avarias - PS3 STKUNO%204

    Depois desta protecção tirada ainda nos deparamos com outra, esta é bem especial e passo a explicar porquê.
    O aspecto do plástico que vem a proteger directamente a consola parece
    ter sido posto por aprendizes de pedreiro com mestrado em engenharia
    agrónoma, vem cheio de bolhas e dá a sensação que a consola deve estar
    toda mal tratada e riscada por baixo, o plástico cobre toda a consola à
    excepção da frente metálica prateada, mas a verdade meus amigos é que à
    medida que ía tirando esse plástico adesivo me ía apercebendo que a
    consola vinha simplesmente absolutamente perfeita, sem o minimo
    risquinho ou mancha ou fosse o que fosse, na realidade acho que vinha
    melhor que a minha ex-PS3 quando a tirei da caixa original, fiquei
    super surpreendido e claro, muito feliz, pois na minha ex-ps3 já tinha
    um risco feio criado pelo meu filho (ai se não fosse meu filho.... Avarias - PS3 Biggrin ).

    Avarias - PS3 STKUNO%205
    Ir para o topo Ir para baixo
    sidsidsid

    sidsidsid



    Avarias - PS3 Empty
    MensagemAssunto: Re: Avarias - PS3   Avarias - PS3 Icon_minitimeSáb Set 19, 2009 3:23 am

    E prontos, resta-me dizer que ao contrário do que disse primeiro penso
    que a PS3 é mesmo nova e não reconstruida, pois cheira literalmente a
    nova e tudo está perfeito, até me parece mais silenciosa que a minha
    primeira PS3, ao principio duvidei porque na entrada multi-AV tinha lá
    uma marquinha no plástico e eu pensei que era de já lá ter estado
    ligado um cabo, mas afinal a marca era do fabrico, seja como for a
    Playstation 3 que me foi enviada vinha perfeita e não consigo encontrar
    o minimo motivo para não estar satisfeito, a não ser no tempo de
    espera, mas é melhor esperar um pouco e ficar bem servido que receber
    as coisas aldrabadas.
    Para finalizar, e desta é que é, liguei a PS3, voltei a activar a minha
    conta PSN (tem essa opção quando nos vamos registar "de novo", e depois
    na store bastou clicar em "transferências" e lá estavam os jogos todos
    que eu tinha comprado, foi só fazer download de novo e tudo funciona às
    mil maravilhas, mesmo o warhawk que diziam que não ía dar.

    Agora é só FUN!

    Espero que quando a vossa PS3 avariar (esperemos que não) este post vos ajude e tranquilize.

    [ACTUALIZAÇÃO] - Na altura que eu
    criei este tópico as informações dadas acima estavam correctas, e ainda
    estão, com a excepção dos prazos de entrega da consola Playstation 3!
    Parece que os 15 dias utéis de reparação deram lugar a prazos de várias
    semanas, e ponham "S" em várias...

    Assim sendo e com base no feedback de possuidores de consolas PS3 deixo
    aqui duas ou três dicas que poderão ajudar de alguma forma a diminuir
    este tempo de espera, com base na experiência de um user (chafalux)
    parece que reclamar junto do revendedor (livro de reclamações) após
    passado o prazo entendido como razoável para uma reparação (30 dias)
    poderá desencadear politicas de satisfação ao cliente por parte desse
    mesmo revendedor, essas resoluções poderão passar pela entrega de uma
    nova consola num prazo imediato ou na restituição do valor do produto!
    Agora atenção, apresentar queixa no livro de reclamações do revendedor
    da consola pode ou não resultar, isso dependerá de cada loja e de um
    pouco de sorte até...

    Um outro pormenor importante mencionado pelo membro josapaster e que
    interessará a todos é que foram aprovados dois diplomas no conselho de
    ministros do governo que dizem:

    Citação:



    Este novo regime estabelece um prazo máximo de 30 dias para a reparação dos bens móveis e um «prazo razoável» para os bens imóveis,
    tendo em conta a natureza do defeito e o grau de inconveniência para o
    consumidor. Actualmente, existe apenas um «prazo razoável» para as
    operações de reparação e de substituição, quer se trate de um bem móvel
    ou imóvel.
    Caso ocorra substituição do bem, é estabelecido o reinício da contagem do prazo de garantia.
    Assim, o substituto de um bem móvel com defeito goza de um prazo de
    garantia de 2 anos. Tratando-se de um bem imóvel a garantia é de 5
    anos. Actualmente, sempre que ocorre a substituição de um bem o prazo
    de garantia é apenas suspenso, não se reinicia.


    Ou seja, assim que esta lei entrar
    de facto em vigor todas as empresas são obrigadas por lei a reparar ou
    trocar o producto num prazo máximo de 30 dias, depois desse prazo
    haverá base legal para processar a empresa, coisa que claro, as
    empresas não querem pois perderiam esses processos, assim podemos
    esperar uma melhoria no serviço de reparações, o que inclui as
    Playstation claro.

    Mas notem: Os prazos gigantescos a que se tém assistido pode ser uma
    situação anormal e talvez o teu caso já não implique enveredar por
    nenhuma destas ultimas notas, lembro que o prazo médio para arranjos na
    Sony era de 15 dias úteis, esperemos que eles resolvam depressa os
    problemas que têm tido e voltem a cumprir prazos aceitáveis para a
    reparação das consolas.

    Sempre que tiver alguma actualização por parte da Sony, das Leis do
    País ou dicas de membros irei actualizando este tópico inicial!
    Bons jogos Malta!

    FONTE: by MK24ever em playstation-world.net


    O estudo simples que realizei quando se começou a criar a idéia que a percentagem de PS3's avariadas era imensa.


    Citação:


    Muito bem, dei-me ao trabalho de contar todos os users da techzone a
    quem a PS3 avariou e o mencionaram neste tópico, são 15 até ao momento!

    Muitos dizem que é muito tendo em conta o universo do fórum, pois bem,
    penso que quem compra uma PS3 é tudo menos ignorante ou que viva na
    miséria extrema, suponho que tenha ligação à NET e que conheça o
    google, penso não exagerar se disser que pelo menos 90 a 95% dos
    possuidores de uma PS3 encaixam neste perfil.

    Se escreverem PS3 avariada ou PS3 avariar ou playstation avariar no
    google ficam informados que em todos os casos existe um link directo a
    esta treath, e em dois casos é logo o primeiro link!

    Em portugal devem existir agora perto de 30.000 a 40.000 playstations 3, aqui temos 15 casos, imaginemos contudo que existem 50 vezes mais casos que os daqui mencionados, portanto 750 consolas!

    30.000 / 750 = 2,5%

    40.000 / 750 = 1,86%

    Caso existissem 25x mais casos
    no país que os do fórum (ou seja, por cada utilizador do techzone havia
    mais 24 pessoas com a PS3 avariada os resultados seriam:

    30 000 / 375 = 1,25%

    40 000 / 375 = 0,94%

    Acho que os resultados dispensam comentários... antes de dizerem baboseiras façam contas e pensem um pouco.

    Depois alguém diz que na X360 por exemplo as consolas só começaram a
    avariar quase um ano depois, novamente mais uma coisa dita sem o minimo
    de pesquiza, disseram isso assim do ar, porque pensavam que é assim,
    mas enganam-se, na realidade até existem casos em que a consola que vinha da reparação já vinha sem funcionar, e outros em que não durou uma hora, se
    acham que estou a mentir façam como eu, pesquizem e descubram por vocês
    mesmo, e atenção, isto ter acontecido com X360 não quer dizer que não
    aconteça também com a PS3 ou a Wii ou outra coisa qualquer!

    Aí têem um senso de análise! E eu não estou aqui para discutir se uma
    consola é melhor que a outra, só não suporto ler criticas infundadas e
    generalizações de situações pontuais para preencher o ego pessoal.

    E note-se, apesar do que disse vir "defender" a marca Sony, isso não
    quer dizer nada, pois continuo a achar um absurdo os prazos de entrega
    serem de semanas e meses!! Penso que para trocar uma consola avariada
    por outra consola bastariam 3 a 5 dias uteis, agora 50 e 70 dias é
    mesmo a gozar! Se não têm stock de consolas reparadas mandem consolas
    novas, talvez fosse melhor avariarem mais para terem sempre stock... é
    irónico mas é verdade!


    Espero que notem no enorme exagero que fiz nos numeros, exactamente para retratar como não me baseio só nos casos deste fórum, falo em 50X mais!!!

    ACTUALIZAÇÃO SOBRE AS NOVAS LEIS DE GARANTIA.

    Direitos do Consumidor, Garantias e Prazos

    Em 2003, através do Decreto Lei 67/2003 de 8 de Abril, que transpôs
    para o direito interno uma Directiva Comunitária de 1999, foi criado um
    conjunto de regras relativas à venda de bens de consumo e às garantias
    a ela associadas tendo em vista a salvaguarda dos direitos dos
    consumidores nessas matérias.

    O recente Decreto-Lei 84/2008 de 21 de Maio
    introduziu algumas alterações impostas pelas novas condições do mercado
    e pelo desajuste de certos aspectos do regime jurídico anterior face à
    realidade.

    Vale a pena, pela sua importância prática, citar a lei no que se refere
    a alguns dos Direitos do Consumidor, Garantias e prazos para exercício
    de direitos:

    Quanto aos Direitos do Consumidor:

    — Caso se verifique uma desconformidade do bem com o contrato, o
    consumidor tem direito à reposição dessa conformidade, sem encargos,
    por meio de reparação ou de substituição, ou ainda à redução adequada
    do preço ou à resolução do contrato.

    — Tratando-se de um bem imóvel, a reparação
    ou a substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável,
    tendo em conta a natureza do defeito, e tratando – se de um bem móvel, num prazo máximo de 30 dias


    — Os direitos do consumidor resultantes da desconformidade do bem com o contrato transmitem-se a terceiro adquirente do bem.



    Quanto aos Prazos de Garantia

    — O consumidor pode exercer os seus direitos resultantes da
    desconformidade do bem com o contrato quando a falta de conformidade se
    manifestar dentro de um prazo de 2 ou de 5 anos a contar da entrega do
    bem, consoante se trate, respectivamente, de coisa móvel ou imóvel.

    — Tratando-se de coisa móvel usada, o prazo previsto no número anterior pode ser reduzido a 1 ano, por acordo das partes.

    Havendo substituição do bem, o bem sucedâneo goza de um prazo de garantia de 2 ou de 5 anos a contar da data da sua entrega, conforme se trate, respectivamente, de bem móvel ou imóvel.

    Os prazos de garantia suspendem-se, a partir da data da denúncia, durante o período em que o consumidor estiver privado do uso dos bens.



    Quanto ao Prazo para exercício de direitos

    — Os direitos atribuídos ao consumidor emergentes da desconformidade do
    bem com o contrato caducam no termo de qualquer dos prazos da garantia
    ( 2 e 5 anos) caso não haja denúncia de desconformidades pelo
    consumidor nesse período, sem prejuízo das seguintes regras:

    a) — Para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao
    vendedor a falta de conformidade num prazo de 2 meses, caso se trate de
    bem móvel, ou de 1 ano, caso se trate de bem imóvel, a contar da data
    em que a tenha detectado.

    b)— Caso o consumidor tenha efectuado a denúncia da desconformidade,
    tratando -se de bem móvel, os seus direitos de consumidor supra
    referidos caducam decorridos 2 anos a contar da data da denúncia e,
    tratando-se de bem imóvel, no prazo de 3 anos a contar desta mesma
    data.

    c) — O prazo indicado na alínea anterior suspende – se durante o
    período em que o consumidor estiver privado do uso dos bens com o
    objectivo de realização das operações de reparação ou substituição, bem
    como durante o período em que durar a tentativa de resolução
    extrajudicial do conflito de consumo que opõe o consumidor ao vendedor
    ou ao produtor, com excepção da arbitragem.

    E, finalmente, refira-se que o novo
    diploma estabelece um novo regime sancionatório que se pretende
    dissuasor, cabendo mais uma vez à já atarefadíssima ASAE a fiscalização
    da aplicação deste Decreto-Lei.

    Nota pessoal: Agora falta saber se os productos comprados antes da entrada em vigor deste decreto de lei já são abrangidos por ela...

    UPDATE 31/10/2008: (Dica de
    wild_oscar)

    - O direito do consumidor de exigir um prazo de
    30 dias para reparação do produto só existe se o produto com defeito
    for entregue na LOJA onde se comprou.

    Por outras palavras: se entregarem a PS3 directamente à Sony, e se eles
    disserem que demoram 5 semanas, serão 5 semanas. Para estar ao abrigo
    do prazo de 30 dias, entreguem a consola na loja.



    em:

    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=213340
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