Matar muito não implica jogar bem, é um facto.
Conheço
gente que tem 150 mil mortes no COD4 (conseguidas... só agora... Porque
será...? E auto-enaltecem-se, estes egomaníacos fora do prazo das
stats... Stats a sério teriam que ser até finais de 2008...e não agora,
agora é EASY, é deturpante ), com um racio de vitórias pobre na ordem
dos 0,42...
É fácil matar muito: vais para um jogo de objectivos,
e ficas encostado a um canto, e esperas que os "cristãos" bons dos
objectivos, passem à tua frente... voilá.
Ou então fazes como
os bananeiras (incapazes de jogar na competição a sério, viraram-se
para o COD4 - aliás, juraram nunca mais sair do COD4, porque lá eles
podem ser endeusados e amados... ficam por lá para o sempre - onde
residem os noobs e ovelhinhas fáceis de levar ao colo), e acabas por
matar muito. És o rei da noobice, das velhas e dos agarrados à 3 anos
para cá.
A minha opinião só tem sentido, para quem jogou
centenas de horas no COD4 e no KZ2 (repito-me). Até lá, não faz sentido
qualquer adjectivação sobre o KZ2, porque é um jogo diferente e
distante da "facilidade" e deturpação via LAG do COD4.
Eu sei do que falo, tu se calhar não. Tens centenas de horas num jogo e no outro? Conquistas-te a europa em wars?
Provávelmente,
jogas COD4, porque te convém, ou porque é o jogo do momento, dos
amigos... não por evolução e crescimento no FPS, mas por comodidade.
Engano-me?
Por falar em facilidades... Que não são facilidades...
Isto
foi um marco nos clãs portugueses, e estas marcas não nos foram
oferecidas, nem conseguidas com ligações "à bananeira" fibra óptica do
uk.
Foram marcas históricas e record para um clã 100%
portugues - quando se jogava a sério, contra os melhores no cod4.
Contra os melhores... Hoje existe uma cambada residente do COD4, que
sabe as manhas todas, devido a 3 anos agarrados ao jogo, a vomitar o
jogo pelos olhos... Eu perante este quadro, só vejo actualmente:
Estagnação, manipulação, casmurrice, facilidade, cozinhado, rei da
aldeia, e muitos vídeos do circo no utubas, negação do evidente
super-mega-lag... Enfim, há gostos para tudo, e nisso ganham o meu
respeito, porque há gostos para tudo...
É um erro pensar que o
COD4 influenciou totalmente o KZ2. Porque o KZ2 foi começado a ser
produzido ainda antes do COD4. Foi talvez o maior jogo HYPE da história
dos videojogos. Esteve 4 anos em produção (a par do Messiah)... Graças
a deus, foi uma companhia europeia que o desenvolveu, com ideias
próprias e inovadoras no mundo FPS - sem as pretensões de jogo "à
americana". A sony é que não fez a sua parte, com os proclamados
servidores dedicados...
A maioria dos jogadores, são casuais e não se querem chatear quando chegam a casa, e querem dar uns tiros...
Querem
chegar a casa, ligar a PS3, jogar COD4, brincar ao fato super fixe de
sniper, e cobardemente escondidos, rastejarem os mamilos no meio do
relvado florido, e matarem os campónios ao longe, querem sobretudo
matar 20 de seguida e terem compulsivos orgasmos do "quão bons eles são
com uma arma" num jogo online! Não encarece o stress, pelo contrário,
traz sorrisos e felicidade, e podem ir dormir felizes, porque mataram
tudo e todos. yupieee. Mais uma vez o EGO a funcionar. Para lá de quem
está a experimentar o jogo agora, começo a acreditar que quem joga COD4
ou é para a "desbunda" ou é para ser reconhecido de alguma forma... o
EGO outra vez...
Querem matar o próximo, muitos mesmo...
Mas
fora do prazo do jogo: quem sabe jogar, abandonou o barco à muito...
matam realmente quem? Ovelhas, mémés, noobs, e o mesmo pessoal que vem
cansado do dia de trabalho, e por vezes um bananeira-super-star-à força
à 3 anos enfiado no mesmo jogo... Isto é justo: é prazer reclamado, é
sucesso garantido, É FÁCIL! É uma droga alegre.
Usando um calão e ideia pop vox, gráficamente é um jogo de "gajas" - desculpem-me as senhoras.
No
killzone2, não é bem assim... não matas 2 sequer, matas um, choras e
dizes mal do sistema de mira, e choras, e dizes mal do tempo que o
boneco demora a virar, e choras e dizes mal, dos tiros que não acertam,
e choras...
Realmente, este KILLZONE2, foi um atentado
introspectivo ao gamer de fps, que se achava gamer de fps, afinal... se
calhar... NÃO SABE JOGAR KILLZONE2... que raio!!! E admitir isso?
Admitir ou trabalhar para dar a volta?
Hmmmm,
é mais fácil desistir a meio, e nunca mais ousar falar de killzone2, o
atalho COD4 e a sua jugabilidade única - tipo alice no país das
maravilhas - ajudam neste festim de desculpas.
Um Gamer de
FPS... Um hardcore Gamer... este nicho, que muitos gostam de ir
bebericar, e se rotulam até, ficou claramente reduzido a muito poucos
gamers... O KILLZONE2 fez uma razia completa ao universo FPS da PS3.
A
frustração de ter sido o maior em jogos fáceis, e no Killzone2 ser mais
um. Dá cabo do ego de qualquer pseudo-vedeta dos onlines. Dà mesmo,
conheço pelo menos uns 40 casos.
Só ficaram os exímios, os
verdadeiros, os tecnicistas, e os que querem aspirar a isso tudo, que
com o tempo chegarão lá, ou não. Atenção, que há muito burrinho
(jogador esforçado que precisa do dobro do tempo para fazer algo de
jeito), que não tem o "toque" e anda por lá a dar pontapés a ver se cai
algo do céu. Há burrinhos que até se chatearam com o CLÃ no COD4/COD5,
porque decidiram ir para lá dos designios do clã, e à rebelia foram
para o Killzone2. É muito "mais fashion" estar onde estão os prós dos
tiros... no Killzone2. Um burrinho no Killzone2, é um burrinho feliz,
porque é "próó". Sempre que pode, atira-te à cara que é "próóó", porque
joga Killzone2. Há todo um universo de Hulks à volta do Killzone2.
E as vedetas do FPS de outros jogos?
Dou-vos
um mero exemplo: PrinceofPeace, o maior em Deathmatch no Resistance2.
Um deus por lá! Mal chegou ao KILLZONE2, entrou em pânico, porque
disparava (bisnaga style) e não acertava. E o boneco não andava! E o
jogo era aleatório... O EGO não iria ser alimentado convenientemente.
Daria muito trabalho, conquistar a pulso, o top dos top´s... resultado:
Berrou, chorou, nunca mais jogou KILLZONE2... Não é para todos, amigos.
Este
Killzone2, coloca a nú à vista de todos, que ou sabes ou não sabes
jogar, o KILLZONE2 é concreto nesta área: despe-te. E o teu ego ou
reage bem ou reage mal. Isto envergonha muita gente. É que ser casual
gamer que joga sempre da mesma forma, explorando (sempre da mesma
forma) estruturas lineares do jogo é INSUFICIENTE para alcançar o
sucesso no Killzone2, a sorte das granadas "chichi" pelos ares, os cães
voadores, o helicóptero das 7 mortes (enquanto se acampava), ou o
"tirinho ao calhas" no Hardcore "tiro na unha" mode, aqui no KILLZONE2
não existem, não há atalhos... Isto é LINDO para quem quer evoluir o
seu jogo, é o máximo! E para os restantes é frustração.
Mais vale desistir e ODIAR o jogo, do que perceber o jogo. É o EGO...
Um
VERDADEIRO GAMER DE FPS evolui, não estagna, não volta as costas à
evidência! Mas o mundo gamer, é acima de tudo, constituido por casual
gamers do Karaoke e da bolinha verde aos saltos - dentro desta
normalidade, existem ainda alguns mentirosos e wanabees... Por isso é
que os fanboys da xbox reagem como reagem com o KZ2, ou até os fanboys
do COD4... É um tiro no pé.
A pressão foi tanta... quando um
milhão de vendas, vieram revelar aos seus compradores, que o jogo era
DIFICEL e exasperante, era exigente, e era PRECISO SABER JOGAR E
APRENDER a jogá-lo do zero... Não houve suícidios em massa, porque o
jogo custa uns 60-70 euros, mas houve pressões deste milhão de casual
gamers....
Frases típicas da altura:
"ou mudam o jogo, ou vendo o jogo"
"eu nunca mais jogo o jogo"
A
berraria desta gente, que não "pesca" nada de FPS, e dados à
facilidade, falou mais alto (os cifrões falam quase sempre mais alto)
A
Guerrilla Games, tentou esticar a corda o máximo possível, mas os
chorões da escolinha "COD4" queriam um COD4... ouve "tweaks" no sistema
de disparo "impossível" para a maior parte dos jogadores casuais -
nesses tempos, um noob era um noob, e não tinha a sorte do COD4 em
matar mais que um boneco, por vezes, podia matar até dois, mas acabava
aí a história. Infelizmente os interesses da industria falam mais alto,
e o KZ2 perdeu parte da sua "magia", que o diferenciava de todos os
shooters. Ainda diferencia, mas a cada "tweak" nós, que temos centenas
de horas de jogo, tecemos críticas construtivas sobre os mesmos.
O
sentido deste texto, é esclarecer a evolução dos jogos FPS, e de forma
alguma é enaltecê-los pelo que já não são a nível de competição. COD4 é
easy, divertido e refrescante no verão, com muitos saltinhos e disparos
no ar... É definitivamente "ainda" um bom jogo para brincar aos tiros,
não é certamente para competir ou aprender a dominar mecânicas
complexas do tiro/movimentação/compensação/física/gravidade do jogo.
Repito:
esta análise só tem sentido para quem tem reais fundamentos e
experiência adquirida em ambos os jogos... até lá... é uma
análise/opinião pictórica e exclusiva para alguns, mas também serve
claramente para educar/corrigir pessoas que deturpam continuamente sem
conhecimento de causa o jogo: que nunca jogaram nem estão registados na
base de dados do jogo em killzone.com, mas identificam-se com
características do jogo, ou sabem mais do killzone - em poucas horas -
do que jogadores que levam centenas de horas. Todas as opiniões são
válidas, mas há opiniões com peso e medida e há outras infinitamente
parcas e muitas vezes inventadas.
No contexto competitivo do online:
Opinar
sem conhecer na totalidade e pela continuidade um jogo no seu online,
implica uma opinião mal fundada e fundamentada, que normalmente é
subjugada à sensação que o jogo causa à pessoa, não a pormenores de
fundo. Opinar sobre um jogo, baseado no "gosto" ou no "não gosto" é
redutor.
Posso parecer um tanto ou algo violento nas minhas
convicções, mas se continuarmos a facilitar com os jogos, sem espírito
crítico e exigente: nós comunidade, nós gamers, nós no seu todo, vamos
ter mais do mesmo no MW2... O LAG, o mau PORT da xbox, O LAG outra vez,
a falta de suporte a clãs, e um mais que esperado COD4 versão 1.5
(quando vimos o que a PS3 consegue fazer em gráficos no KZ2)...
Tanta
gente que vibrou com a anormalidade - LAG - injogável do COD5, tanta
gente que vibra com o COD4... o COD6 pode ser mais do mesmo, que nem
reparam.
Uma Infinity Ward (podres de rica) a encher-se da nota,
e a ir de férias mais cedo. Para quê mexerem em servidores dedicados,
se o jogo vai ser uma mina de ouro. Os clientes são mal servidos e
ainda batem palmas. O HYPE deste jogo é tão grande, que alimentado pelo
clubismo fácil e o comodismo dócil só apontam mesmo para um COD6, a
repetir-se como no COD4 (espero que não).
Tu que jogas COD4, joga-o! Mas joga-o pelas razões certas!
Se
estás a começar no mundo das consolas ou dos FPS´s, o COD4 é o jogo
certo para dar os primeiros passos, se gostas de estar no sofá na
conversa e na brincadeira e dar uns tiros, o COD4 é o jogo certo para
ti, mas se o teu caminho aponta para a competição (competição diária,
não é competição "fashion"), please dá o salto.