Assunto: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 4:34 am
REDES
Este espaço será feito com a vossa ajuda!
O propósito é fazer chegar o conceito de REDES INFORMÁTICAS a todos os interessados.
É simples: Recolha de dados (artigos, tutoriais, videos, aulas, etc) e expor via fórum, nesta THREAD.
Que comece a discussão amigável da coisa.
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 4:35 am
Network Notepad – Desenhe diagramas interactivos de redes
Criado por Pedro Pinto em 22 de Setembro de 2010 | 6 comentários
Dando continuidade aos nossos artigos sobre redes informática, hoje trazemos uma aplicação que permite criar diagramas de rede interactivos.A documentação é algo sempre muito importante para qualquer Administrador de Redes, e os diagramas de rede, são peças fundamentais dessa documentação. O Network Notepad permite criar diagramas interactivos, possibilitando assim o acesso directo ao equipamento, via browser ou telnet.Principais funcionalidades
Interface bastante organizada e simples (suporte para darg and Drop)
Diagramas “linkáveis”
Possibilidade de imprimir os diagramas
Fluxogramas~
Suporte para o protocolo CDP - Permite descobrir automaticamente os equipamentos activos de uma rede, se estes forem Cisco
Link (via telnet ou browser) do diagrama para os equipamentos físicos
Alguns ScreenshootsDesenhe facilmente fluxogramas:Diagramas lógicos de redeCrie facilmente qualquer diagrama de rede (indoor ou outdoor), com recurso aos ícones já disponibilizadosAlém das excelente funcionalidades, existem ainda disponíveis alguns packs com ícones de rede, title blocks e Flow Chart disponíveis para downloads.
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 4:36 am
Redes – Como funciona um HUB?
Criado por Pedro Pinto em 17 de Setembro de 2010 | 40 comentários
Depois de recentemente termos apresentado num artigo o modelo de referência OSI da ISO (ver aqui), é hora de vos dar a conhecer o funcionamento dos principais equipamentos activos de uma rede. Para isso, vamos apresentar as principais especificações de um Hub, o modo de operar numa rede e para facilitar a compreensão, criamos um pequeno vídeo demonstrativo do funcionamento de um Hub.
Ora bem, o HUB (ou concentrador de rede) é um equipamento activo que funciona na camada 1 do modelo OSI (camada física) e tem como principal funcionalidade a interligação entre computadores de uma rede uma vez que possui várias portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea. Quando recebe informação numa determinada porta, o HUB transmite esse informação por todas as outras portas, excepto por aquela que recebeu essa informação (flood), criando assim um único domínio de colisão e diminuindo a performance. Além disso, os Hubs apenas permitem comunicações em simultâneo entre dois pontos, isto é, se tivermos um PC A ligado a porta 1 e outro PC B a porta 2, e estiverem a comunicar entre eles via HUB, se o PC C ligado à porta 3 pretender comunicar com o PC D ligado a porta 4 terá de esperar que termine a ligação entre o PC A e o PC B (a comunicação é estabelecida por fracções de tempo mediante o número de portas do HUB activas).
Exemplo do funcionamento de um Hub
Vamos então a um pequeno exemplo. Para isso montei um simples cenário com 4 PC’s e um único HUB. Os pc’s têm a seguinte configuração (todos têm a mesma máscara: 255.255.255.0 e não têm configurado qualquer gateway pois estão todos na mesma rede)
PC A – IP: 192.168.0.1
PC B – IP: 192.168.0.2
PC C – IP: 192.168.0.3
PC D – IP: 192.168.0.4
Para verificar como o HUB se comporta, vamos realizar um ping (recorrer ao protocolo ICMP) entre o PC com o IP: 192.168.0.1 e PC com o IP 192.168.0.2.
O pacote vai partir do PC A (com o nome pplware), vai ao HUB e depois o HUB envia essa informação para todas as suas portas, excepto por aquela que recebeu. O PC (snake) vai responder a esse pedido já que a informação é para si, e todos os outros vão descartar essa informação. Quando a resposta ao pedido chega novamente ao HUB, ele vai fazer exactamente o mesmo (enviar por todas as portas, excepto por aquela que recebeu). Isto acontecerá sempre que haja uma transmissão entre duas máquinas.Nesse sentido, alguns administradores designam o HUB de um equipamento burro uma vez que este não consegue nem tem funcionalidades para guardar informação relativamente às máquinas (com base no Mac Address) que tem em cada porta, assim como acontece por exemplo nos switchs.
Os Hubs estão em desuso há já algum tempo, no entanto ainda se podem encontrar em algumas grandes superfícies comerciais, e são por norma baratos. Espero que tenham gostado do artigo, e que de uma forma geral tenham percebido o funcionamento geral de um Hub.
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 4:40 am
Redes – Sabe o que é o modelo OSI?
Criado por Pedro Pinto em 15 de Setembro de 2010 | 39 comentários Recentemente, durante uma conversa de amigos, alguém me questionava no âmbito das redes informática, porque se dizia que um determinado equipamento funciona numa determinada camada (layer) do modelo OSI.Nesse sentido, preparei um pequeno artigo (não muito técnico), que tenta explicar o modelo OSI.
Há uns bons anos atrás, cada fabricante tinha as suas tecnologias, topologias, protocolos e então havia problemas na interoperabilidade entre equipamentos. Com o evoluir da tecnologia, os fabricantes de equipamentos chegaram a conclusão que o caminho a seguir se deveria basear em normas (standards).Das muitas organizações ligadas a normalização destacam-se o IEEE (Institution of Electrical and Electronics Engineers) , ISO (International Organization for Standardization) e ITU (International Telecommunication Union).O Modelo OSI (criado em 1970 e formalizado em 1983) é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end.O modelo é composto por 7 camadas, em que cada camada realizada funções específicas.Camadas do modelo OSI
Aplicação (Application)
Apresentação (Presentation)
Sessão (Session)
Transporte (Transport)
Rede (Network)
Dados (Data Link)
Física (Physical)
Principais funções de cada camada
Aplicação (Application)
Fornece serviços às aplicações do utilizador.
Apresentação (Presentation)
Encriptação e compressão de dados.
Assegura a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas diferentes
Sessão (Session)
Controla (estabelece, faz a gestão e termina), as sessões entre aplicações.
Transporte (Transport)
Controle de fluxo de informação, segmentação e controle de erros
Rede (Network)
Encaminhamento (routing) de pacotes e fragmentação
Esquema de endereçamento lógico
Dados (Data Link)
Controla o acesso ao meio físico de transmissão.
Controlo de erros da camada física
Física (Physical)
Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação de sinais.
Modelo OSI – Protocolos
A seguinte figura, ilustra em que camada funciona um determinado protocolo. Por exemplo, quando falamos a nível de TCP/UDP estamos mais especificamente a falar da camada de transporte.
Analogia do modelo OSI com a comunicação via carta
Vamos então a um exemplo, para ilustrar como tudo isto funciona. Para isso vamos exemplificar como funciona o acesso a uma página Web, através de um browser, e como tudo encaixa no modelo OSI. Vamos começar de cima para baixo (camada de aplicação para camada física)
Na camada de aplicação, o browser (aplicação) serve de interface para apresentação da informação ao utilizador. Para este pedido (cliente-> servidor), foi usado o protocolo HTTP
O formato dos dados é tratado na camada de apresentação. Os formatos tradicionais da Web incluem HTML, XML, PHP, GIF, JPG, etc. Adicionalmente são usados mecanismos de encriptação e compressão para a apresentação da informação.
Na camada de sessão é estabelecida a sessão entre o computador cliente (onde estamos a fazer pedido via browser) e o servidor web (que aloja a página requisitada).
O protocolo TCP fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC receptor (neste caso, a entrega de toda a informação da página web do servidor para o cliente). Isso é uma funcionalidade da camada de transporte.
Tanto o PC cliente como servidor possuem um endereço lógico (endereço IP neste caso). Isso é uma funcionalidade da camada de rede. Adicionalmente os routers determinam qual o melhor caminho para que os pacotes possam fluir (encaminhamento) entre cliente e servidor web.
O endereço IP (endereço lógico) é então “traduzido” para o endereço físico (endereço MAC da placa de rede. Isto é funcionalidade da camada da dados
Cabos de cobre, fibra óptica, placas de rede, hubs e outros dispositivos, ajudam na ligação física entre o cliente e o servidor que acontece na camada física.
Para finalizar, e respondendo a questão fundamental que me levou a escrever a este artigo, apenas referenciar as camadas onde operar os 3 equipamentos activos tradicionais de uma rede:
HUB funciona a nível da camada 1 (camada física),
Switch na camada 2 (camada de dados). Há switchs capazes de funcionar também na camada 3.
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 4:51 am
Reacções e Resumo:
Citação :
O modelo OSI é só um modelo base. O que é utilizado actualmente é o “novo” TCP/IP que tem 4 camadas.
Citação :
ora isso do L1 para o L7…e chama-se a isso PDUs
A mim foi:
Boas – Bits Francesas – Frame Parecem – Packet Sempre – Segment Dadas – Data Dadas – Data Dadas – Data
mas o meu professor era um tarado xD
e também sabia uma para as camadas *vai procurar na montanha de cadernos*:
All – Aplication People – Presentation Seems – Session To – Transport Need – Network Data – Data Link Processing – Physical
Citação :
Camada 1 – bits Camada 2 – frames Camada 3 – packets Camada 4 – segments e depois Camada 5, 6 e 7 Data (Doidas, doidas, doidas)
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 4:58 am
Packet Tracer
O Packet Tracer é um programa educacional gratuito desenvolvido pela empresa Cisco com o objetivo de simulação de rede de computadores, através equipamentos e configurações presente em situações reais. O programa apresenta uma interface gráfica simples, com suportes multimídia (gráfica e sonora) que auxiliam na confecção das simulações.
O programa Packet Tracer foi construído para o ensino de redes de computadores com simulações baseadas nos níveis de conhecimento exigido para obter uma certificação CCNA da Cisco. Ele oferece ferramentas capaz de visualização de redes, avaliações de medições complexas além da capacidade de criação de novas redes. É possível trabalhar com múltiplos usuário no mesmo projeto através da internet.Ele pode ser utilizado através do sistema operacional Windows (XP, 2000, Vista Home Basic, e Vista Home Premium) e Linux (Ubuntu e Fedora). As versões atuais do programa já oferecem suporte para os novos protocolos utilizados nas indústrias e pelos governos como o IPv6, RSTP, SSH e outros.Outra funcionalidade do programa é o activity wizard que permite a instrutores criarem cenários de rede customizados e instruções de feedbacks para avaliar seus alunos. O aluno também poderá aprender o modelo da Cisco, Internetwork Operating System (IOS), uma interface de comando de linha que facilita na configuração dos dispositivos ao invés da interface gráfica.Para o estudante
O programa possibilita ao estudante de redes:
a visualização do ambiente de rede para a criação, configuração e solução de problemas
a criação e visualização da transmissão de pacotes virtuais através da rede criada em tempo real
desenvolver habilidades para solução de problemas potenciais
criar e configurar complexas topologias de redes que estão muito além ao seus equipamentos disponíveis
encoraja o estudante a desafiar seus conhecimento em uma grande variedade de protocolos
Para o professor
Ao professor, o programa possibilita:
ensinar os conhecimentos ao nível de profundidade requirido por um CCNA
oferecer uma demostração visual e com animações de tecnologias complexas
auxiliar num trabalho colaborativo entre os alunos com acesso a distância
suporte a grande maioria das tecnologias exigidas pelos certificados da Cisco
Suportes
Protocolos
CategoriaProtocolos
LAN
Ethernet (incluindo CSMA/CD*), 802.11 wireless (conhecida como Wi-Fi)*
ACLs (padrão, estendido e nominal), CDP, NAT (estático, dinâmico e overload), NATv6
* indica a modelagem das limitações reaisEquipamentos
Além do suporte de criação da topologia da rede, ele permite simular os seguintes equipamentos (modelos reais ou genéricos):
Roteadores
comutadores (switch)
Host
Concentradores (Hub)
Pontes (Bridges)
Wireless Access Points
Roteadores Wireless
Nuvens de armazenamento (Clouds)
DSL/cable modems
Além disso, o programa permite interconectar esses dispositivos através de uma variedade de meios de transmissão.Requisitos Mínimos
Processador: Pentium Intel 300 MHz ou equivalente
Sistema Operacional: Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7, Fedora 7 e Ubuntu 7.10
Memória RAM: 96 MB ou mais
Armazenamento: 250 MB de espaço livre em disco
Resolução de vídeo: 800 x 600 ou maior
Macromedia Flash Player 6.0 ou maior
Placa de Vídeo e Som
Aquisição
Apesar do programa ser considerado gratuito ele não poderá ser baixado por qualquer pessoa. Para ter acesso, terá que criar um "login acadêmico" através de alguma instituição de ensino associada a Cisco para então baixá-lo. A Cisco não tem qualquer versão do Packet Tracer para não estudantes. Video de introdução ao programa: http://www.cisco.com/web/learning/netacad/packet_tracer/packet_tracer_03-4_web.html
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 4:59 am
Como simular computadores no GNS3 – Parte I GNS3 v0.7RC1 – Monte uma rede real no seu PC
GNS3 0.6.1
Quem trabalha em tecnologias de informação ou quem estuda para adquirir uma certificação Cisco (CCNA/CCNP/CCIE) necessita de saber configurar logicamente essa rede bem como os respectivos activos de rede.A Cisco é uma das mais importantes marcas de equipamentos de networking e os seus produtos são encarados como do melhor que se pode encontrar no mercado. Routers, switchs, telefones VoIP, PIX/Asa, entre outros, fazem parte da rede perfeita (se for Cisco) de qualquer administrador de redes. Porém, antes de implementar uma solução, estudar para a certificação ou testar uma configuração, necessitaremos de implementar o nosso diagrama de rede num ambiente onde, de preferência, não façamos estragos.Actualmente podem fazê-lo de três formas: adquirindo routers Cisco de fim de linha na Internet (solução ainda assim muito cara); comprar um simulador (Boson, Routersim e Packtracer(disponível gratuitamente para alunos das academias) são os mais frequentes) ou instalar o GNS3 – totalmente grátis!O GNS3 é um simulador de redes que nos permite criar topologias de rede, emulando para esse efeito, Hardware da nossa escolha. Este programa é, no fundo a junção gráfica de outros projectos:
Dynamips, um emulador de IOS que permite correr imagens binárias de sistemas Cisco.
Dynagen, um front-end para o Dynamips
Pemu, um emulador Pix
Como poderão imaginar, um equipamento Cisco não tem nada a ver com os pequenos “routers” que costumamos ter em casa que, em boa verdade, são Switch com funções básicas de routing. Estes equipamentos Cisco só estão ao alcance de empresas. As configurações destes equipamentos envolvem muito know-how e, como tudo, têm de ter configurações à prova de bala, sobretudo no que respeita a segurança. Com o GNS3 podemos fazer praticamente tudo o que for possível com Routers, Switch e Pix Cisco. Sublinho acima o termo emulador e não simulador porque esta beleza utiliza mesmo as imagens binárias dos Router Cisco. Estas imagens (IOS) são o sistema operativo dos routers e demais equipamentos desta marca.Assim, se trabalharmos num local que já possua estes equipamentos, podemos testar uma nova versão do IOS antes do o colocarmos em produção. Se estivermos a estudar, podemos fazê-lo com as últimas versões dos IOS. Cada modelo tem um IOS específico, porém a base e comandos é a mesma em todos. Um pouco na lógica da Microsoft, a Cisco disponibiliza IOS com mais ou menos “features”. O cliente é que decide o que quer.
Como podem perceber, se formos estudantes CCNA ou CCNP este é mesmo o programa ideal na medida em que podemos “estourar” vários equipamentos sem sequer lhes tocar fisicamente!Tudo isto tem um pequeno custo: processador. Este programa no primeiro arranque de um router coloca-nos o processador nos 100%! No entanto, o GNS3 tem um utilitário chamado “cpuidle” que depois de encontrado o valor (proposto pelo próprio GNS3) nos devolve o processador para valores normais. Porém, tenham atenção que esta é uma aplicação exigente ao nível de recursos que não deve ser usada em máquinas velhinhas da geração de P3 e afins. Como referi anteriormente, esta aplicação permite-nos fazer mesmo quase tudo o que podemos encontrar num ambiente empresarial. A utilização é francamente fácil e é feita através de drag and drop dos equipamentos para a área de laboratório. Faz-se as ligações, telnet e já está O GNS3 tem sofrido uma evolução espectacular e têm sido regularmente lançadas novas versões, cada uma francamente mais completa que a anterior!Podemos instalar este programa em Windows, Linux e MacOSX!Ahh.. já referi que o programa é grátis? A única coisa que não é grátis são os IOS da Cisco. Para se ter acesso a estas imagens temos de ser clientes Cisco ou ter imagens na nossa empresa. No entanto isso não será um entrave para quem quer mesmo aprender pois o que não falta por aí são sites onde podemos obter essas imagens.Creio que o comum dos utilizadores não se entusiasmará muito com este programa, no entanto, para quem trabalha com redes (Cisco) e é entusiasta das Redes, é como ter um carro novo todos os dias!O que há de novo na versão GNS3 0.6.1? Veja aqui os melhoramentos e as correcções na aplicação.Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOSX Download [win]: GNS3 0.6.1 [11.048MB] Download [linux]: GNS3 0.6.1 [3.61MB] Download [mac]: GNS3 0.6.1 [16.00MB] Download: Documentação e tutoriais em vídeo Homepage: GNS3
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:07 am
Wireshark 1.4.0 – O melhor snifer para redes informáticas
Criado por Pedro Pinto em 1 de Setembro de 2010 | 15 comentários
Este tema levanta sempre alguma celeuma, principalmente porque alguns utilizadores entendem que é conhecimento a mais nas mãos de quem não o domina, tornando o programa numa ferramenta utilizada para fins menos lícitos. Entendemos que não é a troca de conhecimento que potencia o desenvolvimento, no prato da balança, os aspectos positivos notoriamente sobrepõe os potenciais riscos. O tema deste artigo é: sniffing.
Basicamente o sniffing é “cheirar” algo, no contexto das redes é captar tráfego (pacotes de dados) para posteriormente analisar. Ora bem, este processo é normalmente realizado através de um sniffer que não é nada mais nada menos que um software (também pode ser hardware, mas sempre com software à mistura) capaz de analisar o tráfego que anda na nossa rede. O processo de captação dos pacotes que andam a navegar na rede é realizado através da ajuda das placas de rede que cada computador possui. Resumindo, eu instalo um snifer numa máquina, ligo-me a uma rede via wireless ou wired (cabo) e basicamente tudo o que passa na rede cai no nosso sniffer.Para que é que eu preciso de um sniffer?
Para muitos, é uma poderosa ferramenta de trabalho, para outros é aquela ferramenta capaz de apanhar umas passwords na rede (em plain text de preferência), alguns dados confidenciais, decifrar chaves de rede, etc, etc, se esses dados não são encriptados antes de serem enviados pela rede… maravilha… passam em claro na rede, perceptíveis por qualquer utilizador.
Quanto ao Wireshark (antigo Ethereal), para mim é simplesmente o melhor sniffer grátis!!! (eu sei que também há o tcpdump , mas este não tem GUI ). O Wireshark permite analisar os pacotes recebidos e transmitidos por qualquer interface de rede e organiza-os por protocolo (TCP, UDP, ICMP, etc). Permite que sejam aplicados filtros por forma a minimizar os resultados de uma determinada análise de rede. Para que o Wireshark funcione, é necessário ter o WinPcap instalado (normalmente vem no pacote do wireshark) que disponibiliza as bibliotecas necessárias para que as interfaces possam captar os pacotes da rede. O software permite ainda que se guardem todas as nossas “capturas” num ficheiro de texto ou numa extensão reconhecida pelo software. Aqui deixamos um pequeno vídeo que demonstra algumas funcionalidades do Wireshark
Novidades da versão 1.4.0
Resolução do Bug 1275 (Actualização do tempo em funcionamento em background)
Melhorias a nível de captura de pacotes (correcção do Bug 1759)
Basicamente o Wireshark, mostra-nos em tempo real, tudo o que anda na rede, a nu.Divirtam-se… Vejam a Internet a nu.Licença: GNU Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download [win]: Wireshark 1.4.0 32bits [17,95MB]| 64 bits [19,95MB] Download [Portable]: Wireshark 1.4.0 [18.87MB] Download [linux]: Wireshark 1.4.0 [19.53MB] Download [mac]: Wireshark 1.4.0 [45.33MB] Homepage: Wireshark em http://pplware.sapo.pt/windows/software/wireshark-1-4-0-o-melhor-snifer-para-redes-informticas/
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:08 am
reacção:
Citação :
O wireshark é sem dúvida uma excelente aplicação para captar o tráfego que circula numa determinada porta. Devo confessar que já me salvou em várias situações, principalmente onde a rede de um momento para o outro começa a “emprerrar” e não ha motivo aparente para tal. O Port Mirror é uma funcionalidade de alguns switchs sem dúvida interessante pois permite “derivar” o tráfego de uma porta para outra (fundamental quando temos por exemplo uma porta de fibra e queremos monitorizar o tráfego..uma vez que o PC não permite a ligação a porta de fibra, faz-se o port mirroring dessa porta para uma RJ45). Quanto a questão de sniffar toda a rede, no mercado há uma panóplia de equipamentos/software..por exemplo o Packeteer’s PacketShaper ou simples sniffers Open SOurce…basta apenas que tudo passe por uma única porta
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:11 am
Quais as portas abertas no meu computador?
Criado por Pedro Pinto em 9 de Novembro de 2009 | 28 comentários
Qual a porta/porto usado para HTTP? e LDAP? e POP3? e SMTP? TELNET? e FTP? DHCP e MSN…?Analisando a sequência de artigos que têm sido realizados sobre redes chego a uma primeira conclusão..”Vocês gostam da área das redes !!!”. Nesse sentido vamos apostar mais nessa área por aqui, contribuindo com artigos que facilitem a compreensão de como funcionam certas tecnologias (ex: Modelo OSI, IOS, VoIP, Routing, etc).Depois de lerem o título alguns de vocês devem estar a pensar “…lá vem mais do mesmo…a guerra de palavras vais começar..mas afinal é porto ou é porta? Como já tive possibilidade de referir em artigos anteriores, eu uso os 2 termos. Uma vez que existem muitos portos/portas, nada melhor que possuirmos uma pequena “cábula” com o portos mais conhecidos e assim termos a noção do que temos aberto no nosso computador uma vez que muitos dos ataques às máquina são feitos por aí. Podem fazer o download da cheat-sheet no final do artigo.Ter uma porta/porto aberto significa que a mesma está apta para receber pacotes por aí. Para verificarem quais os portos abertos na vossa máquina existem diversas ferramentas. Deixo-vos aqui a dica para 3 delas (conto com as vossas dicas também):
Currports
Port Scanner 4.0
Simple Port Tester
Outra das formas é através da linha de comandos (Windows), usando o comando netstat numa das seguinte formas: netstat -an |find/i "listening" //Portas/portos a escutanetstat -an |find/i "established" //Portas/Portos com ligação estabelecidanetstat -an |find/i "3389" //Definir porta específica “3389”
Feito o teste, está tudo normal com a vossa máquina? Download: Cheat-Sheet Portas/Portos Download: Iana Port Numbers
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:12 am
Win Ip Config – Conheça as suas placas de rede
Criado por Pedro Simões em 20 de Maio de 2010 | 6 comentários
O Windows vem munido de ferramentas que no permitem fazer a gestão do nosso sistema operativo de uma forma adequadamente simples. No entanto algumas dessas ferramentas estão escondidas e têm interfaces pouco amigáveis. O ideal em muitos casos era existir uma ferramenta que unificasse algumas funções debaixo da mesma interface, para dessa forma se pudesse agilizar o processo de alteração de configurações.Um exemplo de uma ferramenta que deveria ser integrada de raiz com o Windows é a que vamos apresentar hoje e que se chama Win Ip Config. Esta aplicação reúne debaixo de si todos os parâmetros referentes à configuração da rede do vosso sistema operativo. Ai vamos conseguir ver e configurar a maior parte das definições de rede.A principal função desta aplicação é, de forma simples, substituir os famosos comandos de DOS ipconfig, route e netstat. A ideia subjacente à aplicação é a visualização das informações que essas aplicações transmitem através do DOS, de forma arrumada e organizada. Mas para além da visualização dos dados podemos ainda alterar alguns parâmetros: forçar o renovar do IP atribuído às interfaces por DHCP, adicionar ou remover rotas,Existem seis separadores e cada um contem informação referente a uma zona específica das configurações de rede:
Host info – Informação genérica de rede
IP info – Informação relativa às interfaces de rede (físicas e virtuais)
Interfaces – Dados das interfaces
Routes – Rotas existentes
Netstat – Estado das ligações de e para o PC
Report – Relatório extenso sobre as interfaces de rede
Para além de todas as características e funcionalidades apresentadas é ainda possível termos informação sobre o volume de tráfego que vai sendo trocado com a máquina, por interface ou no global.Esta é uma ferramenta que todos os administradores de sistemas operativos Windows devem ter, para que possam ver o que se passa nas interfaces de rede, de forma simples e estruturada.Nota: Recordem-se que ao alterarem a configuração dos vossos parâmetros de rede podem inviabilizar o vosso acesso à Internet. Tenham por isso atenção nas alterações e configurações que aplicarem.Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2K / XP / Vista / 7 Download: Win IP Config 2.7.2 [1.01MB] Homepage: Win IP Config
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:14 am
LAN Speed Test – Teste a velocidade da sua rede
Criado por Pedro Simões em 19 de Maio de 2010 | 15 comentários
Cada vez mais temos de ter as nossas redes de dados bem oleadas e capazes de debitar as taxas de transferências que a Internet e os seus conteúdos exigem. É imperativo que estas estejam desimpedidas e prontas a serem auto-estradas da informação e não vias rurais da desinformação.Por isso temos de nos munir de ferramentas que nos permitam testar as capacidades reais dessas redes e descobrir pontos de rotura. Para isso já vos apresentámos diversas ferramentas. Hoje é a vez do LAN Speed Test, provavelmente a ferramenta de testes mais pequena da Internet. Criado por Pedro Simões em 19 de Maio de 2010 | 15 comentários Cada vez mais temos de ter as nossas redes de dados bem oleadas e capazes de debitar as taxas de transferências que a Internet e os seus conteúdos exigem. É imperativo que estas estejam desimpedidas e prontas a serem auto-estradas da informação e não vias rurais da desinformação.Por isso temos de nos munir de ferramentas que nos permitam testar as capacidades reais dessas redes e descobrir pontos de rotura. Para isso já vos apresentámos diversas ferramentas. Hoje é a vez do LAN Speed Test, provavelmente a ferramenta de testes mais pequena da Internet.
O LAN Speed Test funciona de forma muito simples e sem necessitar de o ter a correr em duas máquinas em simultâneo. Basta uma máquina com uma partilha de rede e tudo se processa de forma fácil.O que ele faz é escrever um ficheiro do tamanho que lhe indicar na partilha que definir. Ao medir a velocidade com que transmitiu e escreveu o ficheiro no computador remoto ele consegue saber a velocidade de upload da rede. A medição da velocidade de download é feita de forma inversa, mas utilizado o ficheiro que já tem na máquina remota. No final do processo o ficheiro colocado inicialmente é apagado e tudo volta à normalidade.Adicionalmente e no inicio e no final do teste o LAN Speed Test apaga a cache de ficheiros do Windows para que os tempos de leitura não sejam alterados e demasiado altos. Após todos estes processos terem decorrido o LAN Speed Test apresenta os resultados na sua interface, separados por escrita e leitura.A sua utilização, como devem esperar, é extremamente simples. Basta carregarem no botão de início de teste. Após isso é pedido que definam a pasta partilhada no outro PC e o tamanho do ficheiro que pretendem utilizar. A partir dai tudo decorre de forma automática e no final temos os resultados. Tenham em atenção que quanto maior for o ficheiro utilizado mais tempo vai demorar e arriscam-se a inibir a máquina onde vão escrever o ficheiro. Pena é não termos hipótese de exportar os resultados para formatos de texto e estarmos limitados a imprimi-los. Ainda assim é uma excelente ferramenta e que deve ser utilizada sempre que necessitem de testar a vossa rede por forma a despistar problemas.O facto de ser completamente portátil e extremamente pequena fazem desta ferramenta uma das que devem ter na vossa pen de diagnóstico e salvação.Artigos relacionados:
Ethernet Throughput – Teste a sua placa de rede
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 98/2K/XP/Vista/7 Download: LAN Speed Test 1.0 [58.5KB] Homepage: Totusoft
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:14 am
WiPeer 0.76 – Ligar computadores via wireless
Criado por Pedro Pinto em 11 de Maio de 2010 | 27 comentários
Crie uma rede ad-hoc entre computadores, em poucos segundos!Recentemente queria partilhar umas músicas que tinha no meu portátil com uns amigos mas não tinha nenhuma pen USB à mão. Então decidi criar uma rede ad-hoc (ligação ponto a ponto), para eles poderem aceder ao meu computador e “sacarem” as ditas músicas da minha máquina.Lembrei-me nesse momento que com a evolução tecnologia ao nível das redes sem fios já deveria haver um programa que permitisse criar ligações deste tipo facilmente. Mãos à obra, procurei no Google e apareceu-me a referência a um programa gratuito fantástico, o WiPeer. te software permite a partilha de ficheiros directamente entre computadores, chat directo entre utilizadores ligados, partidas de jogos multiplayer e colaboração com redes Wi-Fi domésticas/empresariais sem a necessidade de routers ou Access Points. O WiPeer, simula uma “rede virtual” onde os computadores parecem estar ligados em rede, como numa LAN.Características Principais desta versão:
Partilha de dados, de forma simples e rápida
disponibilização de 4 jogos multi-player (Chess, Chinese Checkers, ConectFour, Reversi)
Localização de amigos (permite definir uma lista de amigos, para que quando disponíveis, recebam uma notificação
Integração com o Facebook
Suporta para Windows 7 (32 e 64 bits)
O Wiiper está disponível em espanhol, francês, português, russo, italiano e croata. Já pensou ir num avião a jogar damas com outro passageiro através de uma ligação ad-hoc? Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: Wipper 0.76 [4,71MB] Homepage: Wipeer
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:16 am
IP Switcher 1.0.0.7 – Mude de IP rapidamente
Criado por Pedro Pinto em 4 de Maio de 2010 | 6 comentários
O Windows 7 veio simplificar e organizar um conjunto tarefas que em outras versões do Windows eram mais complexas. No entanto, considero que a gestão/configuração dos parâmetros de rede (IP, mascara, DNS, proxies, etc), continuam “escondidos”, não estando ao alcance de todos os utilizadores. Para isso, apresento-vos o IP Switcher, uma ferramenta muito simples mas completa, que permite gerir/configurar todas as placas de rede da nossa máquina.Além disso, permite ainda criar perfis de rede. Criado por Pedro Pinto em 4 de Maio de 2010 | 6 comentários O Windows 7 veio simplificar e organizar um conjunto tarefas que em outras versões do Windows eram mais complexas. No entanto, considero que a gestão/configuração dos parâmetros de rede (IP, mascara, DNS, proxies, etc), continuam “escondidos”, não estando ao alcance de todos os utilizadores.Para isso, apresento-vos o IP Switcher, uma ferramenta muito simples mas completa, que permite gerir/configurar todas as placas de rede da nossa máquina.Além disso, permite ainda criar perfis de rede. O IP Switcher é uma ferramenta extremamente pequena (64 KB) mas que faz maravilhas. Não necessita de ser instalada e após ser iniciada apresenta todas as placas de disponíveis do nosso sistema. Para cada uma, podemos verificar os parâmetros IP actuais. Para procedermos à configurações dos parâmetros de rede para uma determinada placa, seleccionamos essa mesma placa e depois carregamos em Add. Em seguida podemos proceder às configurações de IPv4/IPv6 e Proxies ou deixar em modo de atribuição automática (DHCP). A aplicação permite-nos ainda definir perfis, isto é, no caso de ligarmos em casa via wireless (ou wired) e também no trabalho, certamente que temos configurações de rede distintas. Desta forma podemos criar perfis de redes, e assim comutar facilmente entre configurações, mediante o local onde estejamos. Esta é sem dúvida uma excelente ferramenta para utilizadores que pretendam comutar rapidamente entre configurações de rede. Considero que esta aplicação simplifica o processo de configuração de rede, não sendo desta forma necessário realizar as configurações via Windows. Artigos relacionados:
Network Switcher 1.0
Network Information Center – Tudo sobre a sua rede
Network Indicator 1.3 – ícone e estatísticas de rede
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2K, XP, Vista e Win7 Download: IPSwitcher v.1.0.0.7 [65 Kb] Homepage: dotnetniet
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:17 am
UltraSurf – Torne-se invisível na Internet
Criado por Pedro Simões em 2 de Maio de 2010 | 49 comentários
A liberdade de utilização da Internet é algo que temos como adquirido. É considerada um bem essencial, não só como ferramenta de trabalho mas também como diversão e fonte de informação. Infelizmente esta realidade nem sempre é posta em prática e existem situações em que nos vemos privados de aceder de forma livre ou vemos barrados o seu acesso. Existem diversas formas de contornar este problema. Umas mais simples, outras mais complexas, mas todas com o intuito de nos livrarem das barreiras que nos impõe. Hoje apresentamos mais uma solução, que é de longe a mais simples que já vi, o UltraSurf. Criado por Pedro Simões em 2 de Maio de 2010 | 49 comentários A liberdade de utilização da Internet é algo que temos como adquirido. É considerada um bem essencial, não só como ferramenta de trabalho mas também como diversão e fonte de informação. Infelizmente esta realidade nem sempre é posta em prática e existem situações em que nos vemos privados de aceder de forma livre ou vemos barrados o seu acesso.Existem diversas formas de contornar este problema. Umas mais simples, outras mais complexas, mas todas com o intuito de nos livrarem das barreiras que nos impõe. Hoje apresentamos mais uma solução, que é de longe a mais simples que já vi, o UltraSurf.
Esta pequena aplicação permite que nos liguemos a proxys externos ao local onde estamos ligado e de forma possamos aceder a sites anteriormente com acesso barrado.Toda a comunicação entre o nosso computador e o proxy, a que nos ligamos, é feita de forma cifrada, sendo praticamente impossível que detectem e vejam o trafego que estamos a gerar.A utilização é extremamente simples. Basta lançar o programa, esperar que ele se ligue ao proxy e estamos prontos a navegar de forma anónima. Não é necessária qualquer configuração adicional no nosso PC ou no browser.A grande vantagem do UltraSurf, em comparação com as ferramentas similares, é a sua portabilidade. Podemos levá-la para qualquer lado e em qualquer PC utilizá-la sem necessidade de instalação ou alteração de configurações. Conseguimos “vestir o manto de invisibilidade” sem deixarmos pistas no computador que estamos a utilizar.A interface do UltraSurf é extremamente simples e intuitiva. Para além da lista de acções disposta na parte superior, temos na zona da ligação a lista dos 3 proxys que nos são propostos, automaticamente é seleccionado o mais rápido. Podemos em qualquer altura trocar, o que estamos a utilizar, por qualquer um dos outros propostos. Basta que seleccionemos a check box respectiva.Sempre que lançamos a aplicação é aberta uma janela de IE para podemos iniciar a navegação. Mas caso queiram podem sempre fecha-lo e lançar o vosso browser preferido.As opções disponíveis no UltraSurf são poucas e a maioria delas está relacionada com o comportamento e acções do browser. Existe ainda uma zona onde podemos definir a utilização intermédia de um proxy local.Esta é sem dúvida uma excelente aplicação que o poderá ajudar a contornar problemas de bloqueio ou de restrições impostas. Deve ser utilizada com atenção pois as regras que vos são impostas devem ser cumpridas. É responsabilidade vossa agir em conformidade.Coloquem-na na vossa Pen USB de emergência pois nunca sabem quando poderá fazer falta! Resta por fim lembrar que esta aplicação apenas encaminha tráfego HTTP e similares. Não é funciona caso pretendam mascarar a utilização de ferramenta de partilha de ficheiros ou outro tráfego Internet. Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2K/XP/Vista/7 Download: UltraSurf 9.95 [390.39KB] Homepage: UltraSurf
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:17 am
Network Scanner 4.4.6 – Quem andará na sua rede?
Criado por Vítor M. em 30 de Abril de 2010 | 4 comentários Reparei noutro dia num comentário em que alguém questionava como podia determinar se alguém andava na rede dele. Uma das primeiras acções a ser realizadas é analisar os logs dos routers, computadores e verificar se existem acessos não permitidos. Outra das formas, é usar um software que me permita determinar quem anda na vizinhança, uma vez que as máquinas se encontram na mesma rede. O SoftPerfect Network Scanner é simples e eficaz!
Além do referido, como profissional da área informática e administrador de um parque informático, procuro ter sempre à mão ferramentas que me permitam gerir a rede com a maior segurança, comodidade e com muita informação produzida constantemente por essa mesma estrutura.Existem no mercado outras ferramentas mais profissionais como é o exemplo do Wireshark, Dude, entre outras, no entanto o SoftPerfect Network Scanner pode ser usada numa primeira instancia para uma análise simplificada. Com esta aplicação pode vasculhar a rede onde se encontra, obtendo diversa informação útil para qualquer administrador ou simples curioso.Por exemplo saiba os IP’s das máquinas que fazem parte da sua rede, quais as pastas e impressoras que partilha, que portas pode encontrar abertas em cada posto, os MAC Address de cada máquina, os serviços SNMP, o sistema operativo, entre muita outra informação. Além disso pode encerrar e hibernar qualquer máquina da sua rede , pode ter acesso directo às pastas partilhadas, pode inclusive identificar as portas de comunicação com o exterior (modem, router)Enfim, mais uma ferramenta que não necessita de instalação, pouco pesa numa penUSB e dá-lhe informação rica para o seu trabalho diário.Para os mais atrevidos/marotos, esta é uma excelente ferramenta para sacar uns filmes, documentos, musicas dos computadores dos colegas quando se encontram todos na mesma rede e por vezes se esquecem das pastas partilhadas Principais características
Ping a computadores
Não necessita de privilégios administrativos
Detecta pastas escondidas partilhadas e pasta partilhadas com acesso de escrita
Informa do nosso IP interno e externo
Faz scan as portas TCP e serviços SNMP
Possibilidade de relatórios (HTML, XML, CSV e TXT)
Suporta para Wake-on-LAN, shutdown remoto e envio de mensagens via Internet
Não necessita de instalação
Alterações na versão:
Veja todas as alterações aqui no changelog.Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Win7 Download: SoftPerfect Network Scanner 4.4.6 [720.00KB] Download: Manual Online Homepage: SoftPerfect
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:18 am
Network Information Center – Tudo sobre a sua rede
Criado por Pedro Simões em 28 de Abril de 2010 | 12 comentários Com a profusão de equipamentos de rede, que os actuais ISP colocam em nossas casas, começa a tornar-se difícil entender qual o IP que estamos realmente a utilizar.Será o privado que o router nos atribuiu? E qual é o que estamos a usar para sair?Para ajudar a descobrir estes dados e mais alguns relativos à rede a que estamos ligados descobrimos o Network Information Center.
Esta pequena aplicação consegue dar-lhe uma panóplia de informação relativa à interface de rede que está activa no seu computador. E tem a particularidade de ser portátil, o que nos permite utilizá-la de forma rápida para nos ajudar a descobrir onde e como estamos na rede a que nos ligámos ou a que estamos já ligados.Com uma interface extensa em informação e extremamente intuitiva conseguimos descobrir dados que nos podem ser muito úteis quando estamos a resolver problemas ou até quando esperamos que o nosso equipamento de rede resolva dar-nos acesso à Internet.Saber o IP interno, o externo ou o Gateway da nossa rede pode ser uma informação útil quando tentamos resolver problemas de conectividade. E com esta ferramenta esta informação está disponível de forma simples na sua interface. E podemos copiar essa informação caso pretendamos utiliza-la fora do Network Information Center.Podemos ainda fazer testes simples de conectividade, através da utilização do ping. A resposta não é dada em tempos de resposta mas sim em True ou False consoante o resultado do teste.As configurações possíveis para o Network Information Center resumem-se à definição tempos de refrescamento dos dados, arranque com o Windows e pouco mais.Esta é uma ferramenta que se pode revelar muito útil a todos os que fazem suporte ou apoio a utilizadores. Com ela conseguem descobrir de forma rápida e simples o estado da rede num computador. Mesmo para os utilizadores conhecedores do meio, a ferramenta pode tornar-se numa mais valia pois permite-lhes descobrir facilmente o que se passa com a ligação de rede.Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7 Download: Network Information Center 1.0 [210.41KB] Homepage: Vag-Labs
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:18 am
NetRouteView – Defina as rotas do seu PC
Criado por Pedro Simões em 28 de Março de 2010 | 8 comentários A gestão do tráfego de saída dados dos nossos PC´s é feita de forma inteligente pelos Sistemas Operativos. Basicamente eles calculam as rotas com menor custo e por ai mandam o tráfego. No entanto em muitos casos não se limita a existir apenas um caminho de saída e podem haver destinos específicos dentro da nossa rede.Todos estes caminhos e a decisão de para onde enviar o trafego está dependente de tabelas de routing. São elas os controladores de trafego e os policias sinaleiros dos nossos PC’s.
Apesar de ser uma informação importante esta não é de fácil acesso. Para colmatar este problema a Nirsoft, que já nos habituou a muito boas ferramentas, desenvolveu o NetRouteView.Esta pequena aplicação portátil permite que tenhamos acesso graficamente ao mesmo que teríamos se executássemos o comando route print numa janela de DOS. Com ela podemos ver as rotas definidas no nosso PC e podemos ainda alterar ou adicionar novas rotas, temporárias ou permanentes.A informação mostrada é a seguinte:
Destino
MAscara
Gateway
Endereço IP
Métrica
Tipo
Protocolo
Idade (sem segundos)
Nome da interface
Endereço MAC
Podem ainda exportar toda a informação referente a uma ou mais rotas para o formato HTML.Infelizmente esta ferramenta apenas suporta rotas em IPv4, apesar de as mais recentes versões de Windows suportarem já IPv6.Chamo a vossa atenção para que devem usar esta ferramenta com cautela pois podem desconfigurar tornar o vosso acesso à Internet (ou intranet) instável ou inacessível por completo.É uma excelente ferramenta para terem na vossa pen usb caso façam despiste de problemas ou se configurarem máquinas Windows que necessitem de afinações mais personalizadas.Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k / XP / Vista / 7 Download: NetRouteView 1.05 [39,42KB] Homepage: NetRouteView
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:21 am
TeamViewer 5.0.7255 Beta – Acessos remotos de forma simples
Criado por Vítor M. em 16 de Novembro de 2009 | 16 comentários Hoje em dia é extremamente simples conseguir remotamente o acesso a máquinas de terceiros tanto pela nossa rede doméstica como via Internet. Sem sairmos da frente do nosso computador, podemos dar auxilio remoto com total controlo da máquina alvo. Fica mais fácil o suporte técnico, a formação ao o SOS familiar, como lhe costumo apelidar. O TeamViewer pertence a uma nova geração de dessas aplicações de controlo remoto e partilha de ambientes de trabalho.
Fácil como uma brincadeira de crianças é exactamente a filosofia do TeamViewer. Depois de executar o setup, poderá escolher entre instalar a aplicação ou executá-la imediatamente, embora sem privilégios de administrador.A aplicação atribui-lhe então uma ID e uma password, aleatórios, que deverá fornecer à pessoa que lhe irá, por exemplo, prestar assistência remota.Uma das suas qualidades é TeamViewer conseguir trabalhar para lá de firewalls e NAT proxy. Com os mais recentes processos de segurança pessoal, estas aplicações tiveram que descobrir novas formas de se ligarem remotamente, as firewalls complicaram a vida a estes programas, mas não ao TeamViewer! Após estabelecer a ligação terá acesso completo à máquina remota, com inúmeras possibilidades. Para uma maior rapidez na ligação, a qualidade de imagem pré-definida é bastante baixa. No entanto, poderá alterar esta e outras definições, como a resolução do ecrã, facilmente no menu View. Clicando em File Transfer, no menu superior, terá acesso a todos os ficheiros da máquina, podendo transferi-los para o seu computador actual e vice-versa. O TeamViewer disponibiliza ainda um pequeno módulo de Chat, muito útil em casos de assistência remota. Muitos outros módulos dotam esta aplicação de uma qualidade notável. Neste caso, o Remote System Information, uma das novidades desta versão, devolve-lhe inúmera informação sobre o computador remoto, do processador ao sistema operativo.São já mais de 4 milhões os que utilizam o TeamViewer com os mais diversos objectivos. De facto, é notável a sua leveza e simplicidade, permitindo estabelecer uma conexão com um PC em qualquer parte do mundo, em poucos segundos.O que há de novo nesta versão 5?
NOVO: audioconferências/videoconferências
A inovação mais completa no TeamViewer 5 é a nova capacidade de reprodução de áudio e de vídeo VoIP (Voz sobre IP). Esta permite-lhe falar com os seus clientes sem pagar e dá um toque mais pessoal às suas sessões, utilizando uma webcam.
A prioritização de pacotes, especificamente desenvolvida para o TeamViewer, assegura uma qualidade perfeita de áudio e de vídeo, mesmo se estiver a transferir ficheiros ou se estiver a trabalhar ao mesmo tempo num ambiente de trabalho remoto.
Deste modo, o TeamViewer é uma das poucas soluções disponíveis no mercado que permite VoIP e vídeo através de firewalls!NOVO: modo de apresentação extremamente melhorado
O TeamViewer foi significativamente melhorado e desenvolvido para apresentações, acções de formação e reuniões online:
Selecção da aplicação – apresente apenas aplicações seleccionadas em vez de todo o seu ambiente de trabalho.
O seu parceiro não tem auscultadores para VoIP?
Não há problema – o TeamViewer 5 dispõe de uma solução de teleconferência integrada com números de acesso em vários países (aplicam-se taxas adicionais por minuto para ligar para os números de acesso).
Quadro melhorado para notas mais rápidas
Melhor controlo de uma sessão graças ao painel de controlo TeamViewer com design novo
NOVO: TeamViewer Manager 5
A nossa solução adicional para utilizadores profissionais, o TeamViewer Manager, também foi revisto e melhorado:
O TeamViewer Manager 5 pode ser sincronizado com a conta da lista de parceiros e permite-lhe gerir os seus clientes no escritório ou fora dele.
Agora as ligações no TeamViewer Manager podem ser facilmente combinadas manualmente.
NOVO: funcionalidades adicionais novas e melhoradas
O TeamViewer 5 apresenta ainda mais inovações e melhorias:
Adaptabilidade: as opções do TeamViewer foram melhoradas ainda mais para que seja mais fácil adaptá-lo às suas necessidades.
Velocidade – rápido, mais rápido, TeamViewer: o TeamViewer 5 é ainda mais rápido do que o TeamViewer 4, especialmente em ligações encaminhadas protegidas por firewalls.
Utilidade: o novo painel de controlo TeamViewer e um menu optimizado simplificam e melhoram a utilização do nosso software.
Licença: Freeware (uso não comercial) Sistemas Operativos: Windows/Mac Download [win]: TeamViewer 5.0.7255 Beta modo cliente [2.05MB] Download [win]: TeamViewer 5.0.7255 Beta com install [2.58MB] Homepage: TeamViewer
sidsidsid
Assunto: Re: [APRENDIZAGEM] Vamos aprender REDES Qui Set 23, 2010 5:22 am
Android WebSharing – Ligue o PC ao Telefone
Criado por Pedro Simões em 29 de Março de 2010 | 15 comentários Uma das falhas que tenho detectado no meu Android é a dificuldade transmitir ficheiros de e para ele. Apenas ligando o cabo USB posso fazer essas transferências, o que me obriga a andar com o cabo para todo o lado.Felizmente este problema acabou ao ter descoberto o WebSharing. Agora já posso trocar ficheiros entre o meu Android e qualquer PC.
Esta aplicação, que se instala no Android, coloca disponível um servidor web com autenticação. É aconselhado que apenas o activemos quando tivermos acesso à Internet através de uma rede sem fios, pois assim estamos menos expostos a possíveis entradas não desejadas. No entanto é possível utilizarmos a nossa ligação 3G para termos o WebSharing funcional e acessível.Esta aplicação tem duas versões. Uma gratuita e outra paga. As diferenças entre elas são grandes, estando a versão paga mais equipada (leitor de MP3′s, visualizador de fotos e vídeos e outras pérolas). No entanto a versão gratuita é perfeitamente suficiente se não formos muito exigentes. E tudo o que têm na versão paga podem fazer se descarregarem os ficheiros para o vosso PC.Depois de iniciarmos a aplicação no telefone é-nos informado qual o endereço IP e o porto que devemos colocar no browser para acedermos à interface do servidor web do telefone.Colocamos então o endereço e é-nos mostrada a página de entrada onde colocamos a palavra passe que definimos no telefone.Depois de correctamente autenticados é-nos mostrada a interface de gestão de ficheiros. Esta pasta é a raiz do cartão de memória do telefone. É lá que todos os ficheiros estão guardados. Podemos aceder às pastas ou aos ficheiros. Para descarregarmos um ficheiro do telefone para o PC só temos de lhe clicar 1 vez e depois através da opção File escolhemos a opção Download Selected Items. Para enviarmos um ficheiro para o telefone acedemos também a File e depois escolhem os a opção Upload Files to Device. Naturalmente que podemos também criar ou apagar pastas.Para além deste separador existem mais 2. Status e Upgrade. No separador Status temos informação relativa ao telefone.
A carga da bateria
A potência do sinal Wifi
A utilização do cartão de memória
A carga do processador
No separador Upgrade temos informação necessária para procedermos à compra da licença da versão paga e os extras que esta versão trás face à gratuita.As configurações no telefone são poucas e de facil compreensão. Ali podemos definir e alterar a palavra passe de acesso ao servidor, um endereço de email para sermos notificados de acessos, definições de rede (porto a ser utilizado e se pretendemos usar a ligação 3G) e outras definições de serviço.Esta é uma excelente aplicação para podermos trocar dados entre o nosso telefone Android e o nosso PC. Podemos ainda fornecer acesso noutros PC’s para que outras pessoas acedam de forma rápida a ficheiros que temos no nosso telefone.A diferença entra as duas versões é pouco significativa e a versão gratuita cumpre na integra o que pretendemos. Se forem um pouco mais exigentes ponderem então a versão paga.Para o instalarem basta que procurem na Android Market por websharing ou apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo. Homepage: NextApp