No meu caso foi o... (até tenho vergonha, porque me considero um fã acérrimo da marca da konami winning eleven/pes)... pois... foi... o (ugh)... FIFA09.
Já está.
Estou infinitamente colado. Há muito que não via um jogo de desporto colectivo, tão bem simulado e jogado via pad, cujo cada botão expõe exponencialmente as qualidades de cada um num jogo de futebol. Fantástico.
ANTES
PES6 only, o melhor online que tinha encontrado num "fute". Apesar de admitir que jogar apenas em 8 direcções e o boneco andava num carril invisivel, a jogabilidade estava lá. Os gráficos em alta resolução estavam lá (o melhor público do PES também, não eram bonecos de fatias de papel em 2D pixelizado 8x8).
Entretanto conheço o FIFA09, joguei a demo, e achei o remate impossível, sem o gozo do PES. Achei demasiado aleatório o processo das fintas. Achei o modo arena irreal aos meus olhos, pois a baliza parecia uma coisa irreal no modo area, e no replay parecia bem maior. Não me senti confortável com a possibilidade de mover o boneco em 360 graus pois estava mais que habituado ao modo carril invisivel e aos "super cancel´s" do PES.
Mas a música e grafismo começaram a deixar moça.
DEPOIS
Arranjei finalmente o JOGO. E dei-lhe uma chance. Percebi com o netcabo e frias, que o jogo, tem (LOOOOOOL) configurações para o remate e passe assistido, e foi o que fiz, e o jogo mudou... tudo ficou mais fácil, mais concretizável. Passei a investir o meu tempo em construir jogo com passes, a perceber a mecânica da física dos jogadores: a seguir a correr (RT), quebrar a direcção (LT), fintar se possível (LT+Analógico direito), e parar o jogador (LB). Depois de perceber o básico, comecei a atacar nos remates: premeditados (X + RB), em chapéu (X + LB), ou em força (X). Todos os jogos que faço, descubro sempre mais alguma coisa, este jogo é um poço sem fundo.
O ONLINE, é de uma qualidade extrema, tenho apanhado felizmente muito europeu, e joga-se tão bem como no PES6, ainda não testei o famoso jogo colectivo de 10vs10, para tal tenho que ganhar confiança e vitórias de jogo. Estou a testar a colisão dos jogadores e como tirar proveito disso.
Todo o contexto do jogo, deixa o PES a um canto. E digo-o agora, que levo 2 noites viciadas em FIFA.