O importante é que haja inovação nos jogos, e se canalizem esforços para jogos ainda mais empolgantes. No mundo FPS, temos tido várias sagas, todas elas com perspectivas diferentes sobre o contexto da guerra, onde pontualmente cada jogo apresenta sempre alguma ideia inovadora.
No momento actual, a conjectura do FPS jogado no ONLINE em PORTUGAL, continua a ser de qualidade deficiente, onde o famoso LAG impera, e criam-se condições de superior desiquilibrio na justiça do jogo (Portugueses contra o mundo).
Há jogos, que por si só, conseguem manter "presos" jogadores fiéis a essa causa (COD e HALO por exemplo), mas o desgaste é evidente e deixa marcas. Claro que se eu fosse americano labrego, continuaria a jogar HALO até aos 80 anos, porque... "sei lá, é bom". A plataforma CONSOLA no online, divide-se em dois: PSN e XBL.
A competição é mais justa e favorável em que lado?
A interface social e de comunicação é favorável de que lado?
XBL... sem rodeios. Infelizmente para os donos da PS3.
Mas existe um grande problema com a XBL... que não vende para um público heterógeneo... vende sobretudo para os americanos... o povo anglo-saxónico. Os Americanos e os ingleses, com as maiores bandwitchs de tráfego internet que existe no mundo. E o resto é paisagem.
O contexto FPS online do XBL, claramente dominado nos ultimos anos pelo HALO3. A brand HALO, é um simbolo nacionalista americano, relembra o icone grafico da MLG, é uma obrigação dos putos do tio sam. E esses putos na sua maioria... relincham, são mal educados, rudes, xenófobos... basta ouvi-los... mas não vou por aí.
Não há volta a dar: os americanos, com as suas SUPERIORES internet connections, conseguem - em jogo FPS - ver-te primeiro um segundo! Tu, português, quanto muito lutas contra isto, comprando um bom plasma com o minimo de input lag, e com um response time de 5ms, e colocas meo fibra (para 3 a 7 ms de ping), e talvez com sorte, consigas capturar 0,25 segundos ao "roubo" do americano. Clap clap.
Já os ingleses é a mesma história, roubam-te, cerca de 0,75 segundos.
O contexto dos jogos FPS nas consolas, é TOTALMENTE prejudicado pela falta de region switches, pois se existissem (relembro o R:FOM de PS3), só os IP´s da tua zona do mundo é que podiam jogar contigo, e com isto acabava-se um pouco com a anedótica situação diária: eles vêem-te primeiro, tu disparas, mas morres sempre, sempre, sempre... A não ser que sejam literalmente feitos de madeira de burro.
Eu sempre que "mato" um americano com "alto prestige", penso cá para mim: "és mesmo mesmo mau jogador, então com menos um segundo que eu, e morres?"
Eu possuidor do HALO1,2,3, revejo alguma alegria em custom matches com os amigos no HALO2, lembrava-me muito um goldeneye (de N64), mas mais polido, com muita amplitude de mapa, apesar do sistema de colisão de balas ser discutível. A gravidade do jogo ser me incrivelmente desesperante (saltar e ficar no ar, continuar no ar, até... cair... desespera-me), e o LAG, mais uma vez, torna o jogo desigual contra Dial up´s, americanos, porno no emule, jogar ligado por wireless numa casa onde está tudo ligado ao router, etc... O HALO3, mais uma vez confirma a máxima: jogo para americanos, o resto do mundo que se LAGUE! E LAGA-se mesmo!
Mas há tanta gente que não faz ideia do que é o LAG...
Não está já na hora das companhias se preocuparem em criar condições de equilibrio e justiça? Informarem dinâmicamente os pings dos jogos, do jogador?
SIM! Na procura dum modo de jogo, dum mapa, informarem os pings da sala, e de cada jogador. Enfim, criarem situações menos aleatórias com a nossa "sorte" no online.
Criarem ferramentas in-game de detecção de Laggers, criação de regiões exclusivas para quem tem os mesmos pings, etc etc?
Criarem situações onde todos podem conviver com todos, mas agrupados perante performances, e assim, evitam-se os "canibais" das stats americanos que filmam para o youtube à custa dos europeus ou resto do mundo... sim meus amigos, vejam bem os filmes do COD no youtube, e vejam a quantidade de mortes fáceis sobre adversários que não se conseguem defender - porque estão atrasados UM SEGUNDO devido ao lag.
E já agora: BANIR jogadores que usam RATOS e outros sistemas anti-justiça dum jogo online de CONSOLA. Haverá alguém sempre com febre, e quererá ligar um RATO para andar a "matar patos" de pad... INJUSTO e amoral.
E sobre os jogos?
Cada um tem opiniões, paixões sobre os jogos de FPS.
As discussões apaixonadas de qual o melhor jogo, são sempre subjectivas, porque toda a gente tem a sua razão. Eu poderia simplesmente escrever que KZ2 > ALL, se o KZ2 fosse jogado só com portugueses, mas perante um online aberrante, neste preciso momento digo que COD4 de XBL > ALL, mas também não posso, porque se entro numa sala de americanos, eu acabo por sair do jogo, tal o desiquilibrio de pings.
Então em que ficamos?
Um jogo não é bom porque vende muito. Se vende muito, normalmente é o efeito noobalhada ou casual gamer por trás a funcionar. O iPHONE não é o melhor telefone, mas vende muito na america... Marketing a funcionar. Toda a gente tem que se sentir bem, e conotada com algo poderoso. Marketing a funcionar.
Um jogo é bom, PORQUE JOGAMOS A TODOS OS JOGOS FPS - um considerável certo tempo - para podermos COMPARAR e OPINAR CLARAMENTE e PROFUNDAMENTE sobre os jogos, e assim elegermos o MELHOR jogo.
Mas qual é o melhor jogo então?
Depende, do estilo de MECANICA de jogo que é:
(exemplificando)
arcade fps games - resistances
semi-simulação fps games - cod´s,
simulacao fps games - americas armys
Depende do encaixe que o jogo tenha nas tuas capacidades, vontades, tendências. Uma pessoa preconceituosa, ou ignorante, possivelmente terá para si O MELHOR JOGO, aquele em que passa o tempo. Mas se formos sérios, o MELHOR JOGO é aquele que entre todos os pontos, tenha ganho o maior número de comparações - mesmo não estando actualmente a jogar ao jogo. RECONHECER valências, é o primeiro passo.
E quais são as comparações possíveis?
São imensas.
Depende de muitos factores: individuais ou de grupo.
Técnicos no manuseio do movimento do boneco, da mira, do disparo, do contexto dos mapas, do grafismo, da qualidade do online, das opções à nossa disposição, do apoio e patches disponibilizados perante a comunidade dos seus jogadores, das perks, classes, da profundidade e complexidade da conjugação de todas as variáveis à nossa disposição.
Uma pessoa preconceituosa ou desinformada, provavelmente, evita fazer um JUSTO JUIZO DE VALOR de jogos com uma curva de aprendizagem que não lhe agrada, ou por um capricho qualquer, ou basta o jogo não se basear num contexto/tema específico, para se deixar o jogo de lado.
Há que colocar tudo na balança, ter opinião de todos os jogos, e COMPARAR, para se saber qual o melhor jogo.
O Melhor jogo para quem?
Para o plano individual ou para o plano colectivo de clã?
Para o clã competitivo?
Para o jogador camper ou para o jogador hiperactivo?
Para o jogador casual que vem cansado do trabalho e quer beber um whiskey enquanto dá uns tiros?
Para o mau jogador ou para o bom jogador?
Para o jogador individual ou o jogador de equipa?
O MELHOR JOGO será sempre baseado em critérios não STANDARIZADOS para todos. Portanto, será uma escolha pessoal, e subjectiva.
Há a questão subtil do "verdadeiro" amante de FPS...
QUE CONSEGUE PERCEBER PARA LÁ DOS ROTULOS FÀCEIS.
Ou seja, há muita gente que quando vê num FPS um alien, reduz-se a catalogar o jogo como ficção cientifica e macacada.
Mas isso é ERRADO, vejamos, um jogo sem aliens, mas que é uma macacada: POSTAL e vejamos um KZ2.
Qual é mais macacada?
POSTAL usa um contexto gráfico mundano e actual, KZ2 oferece um cenário hiper-realista e futuro. Mas um KZ2 comporta-se como um excelente e profundo jogo de FPS, enquanto POSTAL é uma macacada pegada com a simplória movimentação do boneco e uso de armas.
É preciso perceber as ferramentas do jogo, antes de se preconceituar o grafismo só por si de um jogo.
É UM ERRO, dizer que um jogo é menos realista de que outro, só porque, se joga com aliens e armas futuristas (KZ2). A REALIDADE de um FPS, tem a ver com a projecção e desempenho das armas, terem uma reacção mais perto da realidade das armas.
Claro que um KZ2 é um jogo hiper-realista de ficcao cientifica a nivel de enredo, mas tem doses suficientes de semi-simulação FPS. O HALO é também um jogo futurista, com um desempenho gráfico muito inferior, mas futurista na mesa, que vai buscar muito ao estilo arcade FPS, com a "gravidade no salto" e rampas.
Pessoalmente considero o HALO um jogo arcade (no ponto de mira do Resistance), e o Killzone2 um semi-simulador. Só por si não são comparáveis.
A dificuldade do HALO é maior que a dificuldade do KZ2?
O mais dificel no HALO é conseguir andar aos saltos no ar, e dar headshots com qualquer arma (básicamente o cross-hair é estático e está sempre no meio do écran), e claro competitivamente conhecer os mapas e controlar os points de interesse (armas, naves, respawn killing). O sistema de mira do HALO é uma anedota simplória ao lado do sistema de mira do KZ2. O HALO, com todo o respeito que tenho por ele, é um jogo endeusado pela MLG e toda a fama pop que daí advém. A base de users é sobretudo americana, portanto...
Mas qual é mais dificel?
São jogos distintos, um é arcade o outro é semi-simulação.
Eu joguei aos dois, e admito que me apaixonei pelo HALO, joguei tempo suficiente para saber que não gosto do HALO, mas admito é preciso domínio de outras facetas de jogo no HALO em relação ao KZ2, vejamos: saber saltar e disparar no ar, conduzir naves, usar bem a espada, decorar exaustivamente o mapa para controlar pontos de interesse.
Como não jogo diariamente HALO, privei-me de evoluir no jogo, mas não tenho dúvidas, que se despendesse o mesmo tempo que investi no KZ2, obteria rapidamente skills superiores (só denegridos por LAG´s de americanos e emules com porno no download).
Assim, o KILLZONE2 é para mim um jogo superior em dificuldade e características FPS ao HALO. Mas o HALO é superior em Lobbys e sistema multimédia paralelo ao jogo.
Como FPS, atrevo-me até ir mais além, e dizer que um R:FOM é superior a um HALO3, simplesmente porque o R:FOM até hoje foi o FPS com a melhor qualidade de online que já joguei, e como pessoalmente sou adepto de um 20vs20, melhor ainda.
Um R:FOM é um arcade frenético em muitos sentidos, e se fossemos pelas vendas, é talvez o jogo mais importante da SONY (insomniac first party) a nivel de vendas e LANÇAMENTO da consola, mas as vendas não dizem nada sobre um jogo por dentro... Pessoalmente prefiro confusão de 40 jogadores aos tiros a um 5vs5. É como no COD, uns preferem o "tiro aleatório na unha à cobarde" do hardcore mode e outros preferem o "ai meu deus que isto é uma confusão" de um domination ou um ground war.
O meu top FPS:
(que tenho jogado desde os últimos 3-4 anos para cá)
1 - KZ2
2 - COD4
3 - R:FOM
4 - RESISTANCE2
5 - COD3
6 - HALO3
Mas como as coisas estão, o KZ2 morreu para mim (entrada dos japas, patches estupidos, lag infinito que prejudica o sistema de mira magnetico "que cola", PSN online andou 3 anos a gozar comigo). O único que me move, é o COD4 na XBL, porque em 10 jogos, 3 são jogáveis quase com justiça, e os outros são Impossiveis, o que é bom, porque a dificuldade faz-nos evoluir ainda mais o jogo. Na PS3 um COD4 é impossível, em 10 jogos, 10 são cheios de lag de 2 segundos, ou dão erro e são abortados.
Resumindo:
Killzone foi um marco de Hype de revistas.
Halo é uma brand americana.
COD é o jogo fácil que todos aclamam.
Soccom é o paraíso dos acampados.
É assim tão dificel, "apanhar" o melhor de cada, e fazer um jogo em condições?
Killzone2 - gráficos no geral, sistema de mira, uso do sixaxis na sniper, ladder interna
Halo - sistema de lobby, mapas coloridos com cascatas e gelo, patrocínios de fanboys
COD4 - contexto histório / bonecada e 60 frames por segundo / granadas cozinhadas
COD5 - sistema de stats complexo via online
FarCry2 - construção de mapas
Soccom - caixotes do lixo bonitos
Resistance - 60 jogadores online, audio limpo e sem cortes
Juntem-lhe um mostrador REAL do ping (esqueçam as barras, esqueçam as estrelinhas, é tudo bluff), onde se informe o valor real do que realmente DOI nestes jogos.
Um region Switch.
Eu compro.
em:
http://www.eurogamer.pt/forum_thread_posts.php?thread_id=113942&start=8910