Assunto: Ensitel - A Queda Ter Dez 28, 2010 6:52 pm
Empresa enfrenta chuva de críticas por intimar ex-cliente a apagar textos de blogue
A Ensitel, uma cadeia de lojas portuguesa que vende aparelhos de electrónica, intimou judicialmente uma ex-cliente a apagar textos do seu blogue pessoal, que criticavam a actuação da empresa. O resultado foi uma avalancha de críticas na blogosfera, no Twitter, Facebook, YouTube e outras redes sociais.
As críticas espalharam-se rapidamente pelas redes sociais (Thierry Roge/Reuters)
A explosão de críticas começou esta segunda-feira, quando Maria João Nogueira, autora do blogue jonasnuts.com e ex-cliente da Ensitel, escreveu que a empresa lhe tinha enviado uma providência cautelar para que retirasse uma série de seis textos relativos à empresa e escritos ao longo de 2009.
Nestes textos, Maria João Nogueira narra que a empresa se recusou a trocar um telemóvel defeituoso e que, após uma série de tentativas de troca e de devolução do dinheiro, o caso acabou em tribunal, onde o juiz deu razão à Ensitel.
Maria João Nogueira, que já tinha sido contactada pelos advogados da Ensitel, escreveu no texto desta segunda-feira: “Os senhores cumpriram a ameaça, e no dia 22 recebi a tal citação pessoal, que é um documento de 31 página[s] (sim, 31) em que sou intimada pelo tribunal a constituir um advogado, e é um procedimento cautelar”. A autora do blogue tem desde a recepção do documento dez úteis para constituir advogado e contestar a providência cautelar.
A sucessão viral de reacções que se seguiu à publicação no blogue deve-se em parte ao facto de Maria João Nogueira ser responsável pela gestão da comunidade de blogues do portal Sapo e uma presença frequente nos círculos da blogosfera e das redes sociais portuguesas.
"Não estou satisfeita com nada disto, a verdade é essa", observou ao PÚBLICO Maria João Nogueira. "Para mim o tema já estava morto e enterrado. No dia em que escrevi o post a descrever o último episódio não voltei a escrever sobre o assunto. Eu não queria colocar em causa a reputação de ninguém, eu queria partilhar a minha experiência enquanto consumidora daquela empresa. Fi-lo enquanto durou essa experiência, depois passou, abandonei o tema, nunca me ocorrendo que isto pudesse resultar na actual situação."
A autora, porém, diz estar "obviamente satisfeita com as inúmeras mensagens de apoio".
O advogado Manuel Lopes Rocha, da sociedade de advogados PLMJ, explicou ao PÚBLICO que os casos que se passam na blogosfera se desenrolam “como em qualquer outra situação” deste tipo. “O juiz avaliará se há ou não difamação. Se [os textos] forem factuais, não vejo por que hão-de ser apagados”.
O PÚBLICO contactou a empresa, que remeteu todas as explicações para um comunicado, que foi entretanto distribuído na tarde desta terça-feira e que está também disponível na página da empresa no Facebook (onde se acumulam os comentários depreciativos, bem como várias queixas de que alguns comentários anteriores foram apagados pela empresa).
No comunicado, sucinto, lê-se: “A Ensitel não põe minimamente em causa qualquer tipo ou forma de liberdade de expressão, mas repudia, rejeita e não aceita ser alvo de uma autêntica campanha difamatória, assente em factos absolutamente falsos que têm como único intuito denegrir a imagem e boa reputação que a Ensitel construiu ao longo de 21 anos, apenas porque o cliente não se conformou com uma decisão judicial que lhe foi desfavorável.”
No Facebook há ainda uma página para criada para criticar a empresa. Já no YouTube foi publicado um vídeo que parodia o caso, sob o título EnSHITel. No FourSquare (um serviço que permite aos utilizadores assinalarem os locais onde estão), um utilizador escreveu: “Esta e uma empresa que processa os seus clientes para removerem opiniões negativas sobre a empresa, nos seus blogs pessoais!!! COMPRAR NA ENSITEL?! Nao obrigado!” [SIC].
O assunto tem sido amplamente abordado no Twitter e já chegou a alguns órgãos de comunicação portugueses. A entrada da Wikipedia relativa à Ensitel também já descreve o episódio.O fenómeno de que a Ensitel está a ser alvo é chamado efeito Streisand e dá-se quando alguém tenta retirar ou minimizar a publicação de algo na Internet, obtendo com essa acção o efeito contrário e acabando por contribuir para a divulgação do material em causa. O nome vem da tentativa levada a cabo pela artista Barbra Streisand de retirar uma fotografia da sua mansão de uma colecção de fotos públicas da costa da Califórnia.
Notícia actualizada às 18h37 Acrescentadas declarações de Maria João Nogueira
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Assunto: Re: Ensitel - A Queda Ter Dez 28, 2010 6:53 pm
A Ensitel é uma das muitas lojas que violam consecutivamente as leis do mercado português. Uma outra é a Pixmania, que se recusa a trocar um aparelho em garantia, chutando sempre as responsabilidades para a marca, de acordo com a Pixmania a sua responsabilidade termina 15 dias após a entrega do produto.agora temos a Ensitel, e há mais, infelizmente há mais, e infelizmente ainda contam com a colaboração dessa corja que são os juizes que ficam sempre do lado de quem mais tem.
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Assunto: Re: Ensitel - A Queda Ter Dez 28, 2010 6:54 pm
Pessoalmente nem quero saber se é a senhora Mª Jº Nogueira ou a Ensitel que tem razão, pois há péssimos clientes, como péssimos funcionários e péssimas empresas. Sei o que digo porque trabalhei nas reclamações de uma má empresa de telecomunicações, onde conheci todos os exemplos. O que me preocupa é que uma empresa se dê ao trabalho de processar um blog da treta só porque alguém expôs a sua experiência pessoal sobre uma reclamação. Pessoalmente penso que nunca pensarei ir à Ensitel de novo pois pelo precedente, se tiver o azar de ter um desabafo ainda corro o risco de ser processado, e não tenho dinheiro para pagar advogados por muita razão que possa ter. Aliás, já me aconteceu ter um TM topo de gama de uma marca muito famosa, que avariou, quando me foi devolvido pelo serviço técnico voltou a avariar no dia e levei-o de novo. Nessa altura disseram-me que perdi a garantia e teria que pagar o arranjo pois tinha andado a mexer no interior do tm o que era TOTALMENTE mentira. Quando me mostraram o interior... estava desfeito! Eles deram cabo dele, mas como podia provar o contrário? Resultado nunca mais comprarei TM’s dessa marca. E neste caso não irei à Ensitel pois temo o pior.
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Assunto: Re: Ensitel - A Queda Ter Dez 28, 2010 6:56 pm
Citação :
Acham mesmo que a Ensitel vai perder clientes? Ganhem juízo. A Ensitel só tem é que estar calada porque quem muito fala muito erra. De resto, daqui a semanas já ninguém fala disto! A Ensitel que esteja sossegada que continuará a fazer negócio contudo, tem que ter outra abordagem perante os clientes. Não deixo de dizer que se a Ensitel tiver razão que faça valer os seus argumentos porque existe por aí muito aldrabão. Basta ver os chicoespertos que compram equipamentos para os usar quando precisam e depois, antes de terminar os 15 dias, noutras lojas um mês, os vão devolver com pretextos de treta!
Citação :
Penso que a notícia está mal apresentada. Se não quisermos ser injustos, teremos que ler o que se passou. E o que se passou foi que foi a dita senhora que começou com advogados, ameaças e logo no primeiro post apelou ao boicote. Custa-me que agora se esteja a fazer de vítima, quando a dita empresa apenas respondeu da mesma moeda. E lembremos-nos que o caso já foi julgado e ela perdeu.Agora, é claro que esta providência cautelar faz rir. Como é que um blog com meia dúzia de visitantes pode fazer mossa? A empresa errou e muito ao apresentar a providência cautelar. Suponho que isto aconteça muitas vezes. As empresas trabalham mal e os clientes por vezes não sabem reclamar. Aqui houve falta de diálogo, é óbvio.Mas e se em vez de uma pessoa com um blog e que trabalha numa grande empresa de telecomunicações, falássemos de um reformado que mal sabe ler e escrever? Tinha todo este aparato? Evidentemente, este é um exemplo muito mau, porque no futuro nem sempre o cliente poderá apresentar logo de inicio advogados e argumentação. De facto, quase nunca isto acontece.
Citação :
A senhora não começou logo com advogados. Penso que se contam 3 idas à loja antes de pensar em levar o assunto a tribunal. Se a nossa justiça funcionasse a senhora não chegaria à 3a ida à loja que infelizmente é o que mais acontece por cá quando se reclama de um serviço. Claro que nem todas as lojas são assim. Da minha experiência tenho exemplos para o bem e para o mal. A sra descreveu a sua experiência no seu blog pessoal e disse que por ela era boicote à empresa, não incitou ninguem a fazer o mesmo. Aliás, segundo o que ela relata o assunto já estava encerrado quando estes srs apareceram com a providência cautelar. FAIL
Citação :
Concordo em parte c este comentário. Lamento p'la perda da cliente, na qual tem toda a razão.. mas a forma como levou o desabafo para tribunais e pagamentos logo no seu primeiro post foi sem sombra de dúvida a mais errada.No entanto, ainda bem que foi uma pessoa que tem o "poder" de tocar bem forte c a boca no trombone. Afinal, quantos "velhotes q não sabem escrever" já não terão sido trapaceados por esta empresa e outras semelhantes?
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Assunto: Re: Ensitel - A Queda Ter Dez 28, 2010 6:57 pm
Página da vítima: http://jonasnuts.com/387191.html
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Assunto: Re: Ensitel - A Queda Ter Dez 28, 2010 7:04 pm