Escolha da equipaPode submeter apenas uma equipa de futebol fantástico, as equipas múltiplas serão apagadas. A sua equipa deve consistir em:
* 2 Guarda-redes
* 5 Defesas
* 5 Médios
* 3 Avançados
O número de jogadores que pode escolher de uma equipa depende da fase da competição:
Cada jogador tem um determinado valor. O valor inicial da sua equipa na fase de grupos não pode exceder os 100 milhões de euros, algo que pode aumentar devido à alteração na valorização dos jogadores. O valor de cada jogador pode ser consultado aqui: http://pt.uclfantasy.uefa.com/playerlist.html.
Logo que a fase de grupos tenha terminado, cada equipa receberá 5 milhões de Euros para gastar.
PONTUAÇÃODurante o torneio, os jogadores do futebol fantástico serão pontuados após cada partida, de acordo com o respectivo desempenho nos jogos. Os eventos ocorridos no prolongamento também contam, ao contrário da decisão por penalties. Os pontos são atribuídos segundo a tabela que se segue:
Os pontos serão calculados através de dados que nos são fornecidos. A UEFA não assume qualquer responsabilidade pelo rigor destes dados.
ASSISTENCIASÉ contabilizada uma assistência sempre que o avançado que marque o golo receba a bola directamente de um jogador, mesmo que o passe sofra um ligeiro desvio. Não serão consideradas assistências nos auto-golos ou nos penalties. As assistências contabilizadas serão revistas e confirmadas 24 horas após o fim do jogo.
PRAZOS LIMITEA sua equipa tem de estar concluída na data limite para cada Jornada, de forma a pontuar nessa mesma ronda. Pode fazer substituições e mudanças de capitão durante cada jornada. Quaisquer transferências efectuadas após o prazo só serão aceites para a data limite seguinte.
SUBSTITUIÇÕESAceda à página da Minha Equipa para escolher 11 jogadores para a próxima Jornada. A táctica da sua equipa muda automaticamente em função dos jogadores que escolher.
Os seus substitutos não pontuaram. No entanto, assim que uma Jornada tenha começado pode optar por assumir o controlo da sua equipa através das substituições do treinador. Se não fizer nada irá permitir as substituições automáticas, que terão lugar no final da Jornada.
Substituições do treinadorDepois de todos os jogos do dia terem terminado, e antes dos próximos jogos começarem, pode:
1: Substitua qualquer jogador que não foi expulso por um do seu banco que ainda não tenha jogado.
2: Mude o seu capitão (se ele não foi expulso) por um jogador cuja equipa ainda não tenha jogado.
Jogadores que seja retirados da equipa não pontuarão, enquanto o bónus do capitão será removido do seu capitão original caso um novo capitão seja seleccionado. Substituições e mudanças de capitão não podem ser canceladas depois de confirmadas.
Pode ser feito um número ilimitado de substituições, mas não é possível fazer alterações após o último jogo da Jornada, já que todos os jogos terão terminado.
Se uma substituição do treinador ou uma mudança de capitão forem levadas a cabo, então não serão feitas substituições automáticas na sua equipa nessa determinada Jornada.
Substituições automáticasSe não forem levadas a cabo uma substituição do treinador ou uma mudança de capitão, então serão feitas substituições automáticas na sua equipa no final da Jornada.
Se o seu guarda-redes não jogar, o computador fará alinhar o seu guarda-redes suplente, caso este tenha jogado nessa jornada.
Se um dos seus jogadores de campo não jogar, o computador tentará substituí-lo por um jogador suplente. O jogador é substituído pelo suplente que tiver jogado nessa jornada, segundo a ordem que cada treinador tiver escolhido. Pode alterar as prioridades das substituições na página 'a minha equipa'.
CapitãesTem de eleger um capitão de equipa. Este jogador irá contabilizar o dobro dos pontos em cada Jornada.
O seu capitão pode ser mudado durante uma Jornada através da utilização das manager substitutions.
Se o seu capitão não jogar, o bónus não será entregue a qualquer outro jogador.
TRANSFERÊNCIASAceda à página das Transferências para mudar a sua equipa para a próxima Jornada. O número de alterações gratuitas permitidas segue os seguintes critérios:
Quaisquer transferências adicionais efectuadas no mesmo período deduzirão 2 ponto(s) do seu total.
Se começar a jogar depois da primeira Jornada, pode efectuar transferências sem limite antes do começo da Jornada seguinte.
"Wildcard" de transferênciaPode jogar 1 "wildcard" de transferências por época. Todas as transferências que fizer na Jornada em que utilizar o "wildcard" serão efectuadas sem dedução de pontos.
Valores dos jogadoresOs preços dos jogadores variam durante a temporada, dependendo da popularidade do jogador no mercado de transferências. Os valores dos jogadores não se altererão até ao arranque da temporada.
Se vender um jogador por um preço mais alto do que comprou, ser-lhe-á aplicada uma taxa de 50% sobre lucro (a taxa será arredondada à décima de milhão). Por exemplo, se comprar um jogador por 4,2 milhões e o vender o 4,5 milhões, receberá apenas 4,3 milhões porque será aplicada uma taxa de 0,2 milhões.
LIGASCada jogador compete e entra automaticamente num determinado número de campeonatos. Estes são:
* A liga geral, que inclui todas as equipas inscritas
* Um campeonato para jogadores do seu país
* Um campeonato para jogadores que comecem na mesma Jornada que você
* Uma liga para adeptos do seu clube preferido (opcional)
* Ligas privadas com os seus amigos e colegas (opcional)
* Ligas públicas com outros concorrentes (opcional)
Pode aderir até 10 ligas privadas e 3 ligas públicas.
Ligas privadas e públicas utilizam um sistema de pontuação clássico ou frente-a-frente.
Pontuação clássicaAs equipas são classificadas com base no total de pontos no jogo. Na eventualidade de um empate entre equipas, a equipa que tiver efectuado menos transferências será a melhor posicionada.
Pontuação Frente-a-FrenteEm casa Jornada irá disputar um jogo contra outra equipa da sua liga, com o desfecho desse jogo a estar dependente dos resultados das partidas. 3 pontos serão atribuídos por uma vitória e 1 ponto por um empate. No caso de igualdade, a equipa com maior número de pontos no jogo ficará melhor classificada.
Quaisquer pontos deduzidos por efectuar transferências antes da Jornada serão deduzidos da sua pontuação do frente-a-frente.
Se a sua liga tem um número ímpar de equipas, então um jogador médio será incluído de forma a assegurar que todos disputam um jogo em cada Jornada. Esse jogador irá pontuar a média de pontos do jogo em cada Jornada.
Como opção, uma liga frente-a-frente pode terminar com uma fase a eliminar, onde o vencedor da liga é decidido por um derradeiro jogo na última Jornada.
Se um jogo a eliminar terminar empatado, então serão aplicados os factores de desempate até ser encontrado um vencedor:
1. Mais Golos Marcados na Jornada
2. Menos Golos sofridos na Jornada
3. Moeda ao ar virtual
FASESCada liga decorre com base nas fases e resultados totais. As fases são as seguintes:
Taça a eliminarOs 128 mais pontuados na fase de grupos participarão na ronda de taça que se realiza durante a fase a eliminar.
Cada equipa será sorteada juntamente com outra na primeira ronda. O vencedor (a equipa com melhor pontuação na Jornada), seguirá em frente para a segunda ronda, seguindo-se novo sorteio. Este processo continua até à última Jornada, quando as duas derradeiras equipas em prova disputam a final.
Quaisquer pontos deduzidos por efectuar transferências antes da Jornada serão deduzidos da sua pontuação da taça.
Se um jogo a eliminar terminar empatado, então serão aplicados os factores de desempate até ser encontrado um vencedor:
1. Mais Golos Marcados na Jornada
2. Menos Golos sofridos na Jornada
3. Moeda ao ar virtual