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 A História do Mega Drive / Genesis

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A História do Mega Drive / Genesis Empty
MensagemAssunto: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 1:49 am





A História do Mega Drive / Genesis Mdjp

Muito antes da atual
"guerra" dos consoles super poderosos, liderados pelas gigantes Sony,
Nintendo e Microsoft, o mundo testemunhou um outro
grande confronto de titãs pela liderança do concorrido mercado de
videogames, confronto esse que aliás deu origem ao que estamos vendo
hoje. Possivelmente os mais jovens não devem se lembrar, mas com certeza
muitos saudosistas se recordam de consoles como o Atari 2600, o
nintendinho 8 bits, e os mais saudosistas lembram-se dos maravilhosos
jogos do MSX.



Mas vamos nos ater apenas
a uma parte dessa longa história, em especial a de um deles, o
videogame mais carismático que já surgiu no mercado e que deixou muitas
lembranças nas memórias dos marmanjos de hoje e que só povoam a
imaginação dos jogadores mais jovens, o Mega Drive.







Os Primórdios da
Sega



A Sega teve sua origem
americana, e não japonesa, como muitos devem pensar. Voltando a 1940,
quando foi fundada com o nome de Standard Games, em
Honolulu, Hawaii, por Martin Bromely, Irving Bromberg, e James
Humpert com o objetivo de fornecer diversões eletrônicas.
Bromely então sugeriu que a empresa se muda-se para Tóquio, em 1951 e em
Maio de 1952 ela passou a se chamar "SErvice GAmes of Japan", ou
simplesmente SEGA.



Em 1954, outro empresário
americano entra em cena, David Rosen, que após a II Guerra
Mundial mudou-se para o Japão, país que idolatrava, e estabeleceu sua
empresa "Rosen Enterprises".
Sua empresa começou a
fabricar aquelas cabines de foto instântanea e as jukebox, que logo
virou febre no Japão e rendeu muita grana para os bolsos de Rosen, o que
levou sua empresa a expandir o ramo para exportar fliperamas também.
(As cabines de foto, como os fliperamas, usavam moedas).



Rosen Enterprises e a
Service Games se fundiram em 1965, tornando-se então conhecida como Sega
Enterprises
,
que teve como jogo de estréia um simulador de
submarino chamado "Periscope" que se tornou um sucesso avassalador em
todo o mundo.



Em 1969 a Sega foi
comprada pela Gulf e Western Industries, e Rosen ficou com o
cargo de CEO (Chief Executive Officer – o maior cargo numa empresa ou
companhia) da Sega. Com a sua liderança, a empresa continuou a crescer e
prosperar no ramo de fliperamas, que acabou ficando conhecida por fazer
arcades como Frogger e Zaxxon. Naquela época a
Sega deveria
estar faturando algo em torno de $214 milhões de dólares e em 1983 ela
lancaria seu primeiro console de video game: o SG-1000 (um embrião do
Master System) e também o primeiro game em um laser disc.



No mesmo ano pórem, a
Sega levaria um duro golpe da quebra de video games nesse ano. Perdendo
muito dinheiro, a Guld & Western resolveu vender as filiais
americanas para a Bally Manufacturing Corporation. Já a Sega japonesa
foi comprada por $38 milhões por um grupo de investidores encabeçados
por Rosen e Hayao Nakayama, um empresário japonês que
havia adquirido uma empresa de distribuição que havia sido de Rosen em
1979. Nakayama tornou-se o novo CEO da Sega e Rosen ficou responsável
pela filial nos EUA.



Em 1984 um comitê japonês
multi-bilionário, a CSK, comprou a Sega e a renomeou para Sega
Enterprises Ltd
, com sua principal base situada no Japão. Em
1986 seria fundada a Sega of America para estabelecer uma base nos EUA
para adentrar no mercado de video games que estava se expandindo
rapidamente. Ela lançaria então primeiro game do Alex
Kidd
,
que até 1991 seria sua mascote.



Ela ainda mudaria o nome
para Sega Corporation em 2000, e em 2004, tendo boa parte
das ações compradas pela Sammy, mudaria o nome para Sega Sammy
Holdings
, tornando-se uma das maiores empresas de games do
mundo.






Os bastidores e
segredos



Contar a história do Mega
Drive é como contar a história da própria Sega. Tudo começou com o
domínio da Nintendo com seu estrondoso sucesso Famicom/Nes
(o nintendinho 8 bits), vendendo dezenas de unidades desse console
(para desespero dos amantes de micros). Poucas eram as indústrias que
ousavam peitar a Nintendo em seu reinado, isso até surgir a Sega, até
então pioneira em jogos de arcade (os fliperamas), com um sucesso
bastante razoável no mercado.



A Sega então lança o seu
videogame de 8 bits para concorrer com o NES, o Master System,
um sistema tecnicamente superior ao da sua rival. Porém com a
(relativa) derrota do Master para o Nintendo (relativa pois o Master se
saiu bem em alguns países, como a Europa e o Brasil - acho que aqui foi o único lugar em
que saiu um Master System rosa exclusivo para garotas, rs) a Sega
precisava de uma resposta rápida e firme para contra-atacar e ao mesmo
tempo atender ao exigente mercado consumidor. Foi assim que nasceu o
Mega Drive, o primeiro videogame de 16 Bits da história.


A História do Mega Drive / Genesis Smssuperc-girl1-frente

Master System Girl: o primeiro
videogame
para garotas da história


Dentro da Sega, o console
era conhecido como "MK-1601", mas o chefão da Sega, Hayao
Nakayama
, resolveu batiza-lo de "Mega Drive", que
representava superioridade (Mega) e velocidade (Drive). Então
combinando essas duas palavras, seria mais atrativo para as crianças,
pais e outros consumidores do que o "MK-1601". O bom e velho marketing
que conhecemos, eheheh….
A História do Mega Drive / Genesis SatoNo centro de
pesquisas e desenvolvimento da Sega, um homem chamado Hideki
Sato dirigiu uma equipe de engenheiros na
criação de seu novo
console. O novo projeto
derivou da já conhecida placa de arcades "System-16".

Aliás, as especificações dos dois são muito semelhantes, o
que facilitou e acelerou o andamento do projeto. A principal diferença
entre eles era a velocidade, a placa rodava a 10 MHz e o Mega a 7,67
MHz. Outra grande
diferença era o seu sistema de
audio, que era bem melhor nos arcades.



A Sega aprendeu com o seu
Master System e prometeu aos consumidores um console inovador. Dito e
feito. Lançado em 29 de Outubro de 1988 no Japão, o console contava com
um visual moderno e preto(o nintendo era cinza), com botão azul ,
controles anatômicos muito confortáveis (até hoje muito elogiado), era
uma inovação e tanto, com capacidade gráfica e sonora compatíveis aos
dos arcades da época. Equipado com uma placa semelhante aos dos arcades
System 16 (placa que a Sega usava na época), um processador 68000 da
Motorola muito poderoso (o mesmo dos micros Amiga e Macintosh) e um
co-processador Z-80 (responsável para o uso de adaptador para jogos de
Master System), com a fantástica velocidade de 7,67 Mhz (muito rápido para a época) foi o
suficiente para ganhar a atenção dos gamemaníacos. Assim, foi fácil
converter para o uso doméstico jogos clássicos de arcade para o Mega
Drive, como Golden Axe, Space Harrier 2, Thunder Blade, Shinobi entre
outros, e mostrava claramente como o sistema podia fazer ótimas
conversões.
A História do Mega Drive / Genesis MegaO Mega Drive não teve uma carreira muito
longa no Japão (provavelmente pela
falta de
rpgs), entretanto a história em outros países era diferente, o
console dominava o mercado americano e europeu, e inclusive
no Brasil, lançado
pela Tec Toy, com
aproximadamente 75% do mercado
brasileiro.
Lançado nos EUA com o nome de Genesis (o nome
Mega Drive já estava registrado por lá) que significa "renascimento"
ou "um novo começo" e com uma grande campanha de marketing,
excelentes jogos sendo lançados (principalmente pela própria Sega), e
finalmente a Sega contando com o apoio de softhouses de renome (o que
não acontecia na época do Master System), como a Konami, a
Capcom, Hudson, Tecnosoft, Namco,
entre outras. Nos EUA, uma parceria que rendeu muitos jogos foi com a
Eletronic Arts, que atingiu no console a consagração
definitiva em jogos
esportivos (que aliás, os
americanos adoram!).



A estratégia de lançar o
Genesis rapidamente no mercado americano resultou em um domínio quase
que absoluto do mercado de 16 Bits.
A Nintendo ganhava dinheiro
com o seu 8 Bits, mas estava custando para embarcar nesse novo mercado.
Teve o lançamento do Super Nintendo
adiado diversas vezes e quando finalmente foi lançado, não causou
grandes abalos nas vendas do Mega Drive, e foi nos anos 90 que o Mega
Drive conheceu toda a sua glória, superando o seu rival Super Nintendo
por uma boa margem, assim a Sega dava o troco na Nintendo, pois apesar
do Super Nes ser tecnicamente mais poderoso que o Mega, este contava com
jogos bem mais carismáticos, variados e em grande quantidade, e suas
vendagens subiram ainda mais com a ajuda de um personagem azul muito
curioso e simpático…






Sonic-mania
espalha-se pelo mundo e atropela a Big N


A História do Mega Drive / Genesis StitleApesar
da grande quantidade de jogos que estavam sendo lançados para o Mega
Drive, alguns realmente notáveis, outros nem tanto, ainda estava
faltando um game
que fosse o símbolo da Sega, um jogo que
mostrasse todo o poder do Mega Drive, principalmente para combater a
Nintendo com o seu Mario Bros e o recém
lançado Super Nes, que estava sendo muito comentado, principalmente no
Japão.


A História do Mega Drive / Genesis P-HayaoNakayamaHayao Nakayama, um
estrategista
meticuloso, montou uma equipe e
analisaram tudo sobre o mascote da Nintendo
para
determinar o que o fazia famoso. Passada essa etapa, a próxima fase
era criar um personagem que fosse totalmente o oposto do
encanador tanto
quanto possível. A chegada da Sega
em solo americano era para a Nintendo
como a
chegada do anti-cristo, afinal ela reinava por lá sozinha há muito
tempo já. E Nakayama sabia disso, ele já havia quebrado o
monopólio da
Nintendo nos EUA, agora era a vez de
derrubar seu principal mascote. E a
ordem era
criar um personagem que fosse tudo o que o Mario não era, mas fácil
de se reconhecer como o bigodudo era. Muitas propostas foram
apresentadas e
rejeitadas. Uma proposta que chegou
perto de ser aceita foi a de um
americano chamado
Mark Voorsanger. Sua idéia era uma dupla de
aliens funks chamados Toe Jam e Earl. Nakayama
gostou da idéia
e do jogo, mas tinha dois
problemas. Toe Jam e Earl eram tranquilos demais
em
suas atitudes. E segundo, eram americanos demais em sua personalidade.
Foi um esforço
nobre, mas Nakayama queria um mascote que tivesse um apelo
em todo o mundo. Apesar de terem sido rejeitados como
mascotes, a idéia era
boa demais pra se deixar de
lado e o desenvolvimento do jogo tomou forma,
como
viemos conhecer depois e foi um grande sucesso. Enquanto isso Nakayama
buscava a resposta para os seus problemas. Foi quando alguém
de uma das
equipes de criação da Sega surgiu com
uma idéia nova. Intrigado, Nakayama
contactou o
líder do grupo, Shinobu Toyoda, e junto com Naoto
Oshima e Yuji Naka, discutiram sobre a
nova idéia. Nakayama
achou o que procurava. A Sega
agora tinha o seu Shigeru Miyamoto
(criador
de Mario e um dos grandes responsáveis do sucesso da Nintendo).



A História do Mega Drive / Genesis Yujinaka%5B1%5DYuji Naka
foi quem concebeu a idéia de um personagem realmente rápido e que
poderia se transformar numa bola e acertar seus inimigos. Ele seria um
porco-espinho, e a idéia foi amadurecendo rapidamente nos dias
seguintes.
Ele seria azul pois era a mesma cor do logotipo da A História do Mega Drive / Genesis Hd_segalogo.
Como uma
bola não teria muito apelo gráfico, o ouriço acabou ganhando um cabelo
espetado e um par de tênis de corrida vermelhos, um belo contraste com a
cor azul. Um dia, Naka levou um protótipo do jogo e mostrou a seus
colegas o resultado de seus esforços. Eles assistiram e ficaram
espantados com a velocidade com que o ouriço corria pela tela. "Esse
carinha é super-sônico", falou um dos integrantes da equipe. Naka nunca
esqueceu o comentário e Sonic
seria agora o nome do porco-espinho azul.


A História do Mega Drive / Genesis Son07A História do Mega Drive / Genesis Sonic2Naka trabalhou
na programação do personagem, dando a ele um ar invocado. Seu tênis
vermelho virou bônus no game e logo virou referência ao personagem. Como
Sonic parecia sempre estar em movimento, Naka adicionou animações para
enfatizar essa idéia. Se ele ficasse parado num lugar por muito tempo, o
personagem olharia para a tela com um olhar impaciente e começaria a
bater o pé no chão, impacientemente esperando para correr de novo. Mas
Naka não parou por aí. Cada movimento que Sonic fazia era extremamente
animado – correndo, pulando, caindo, rodando, e por aí vai. Sonic tinha
várias expressões faciais para cada momento assim como os outros
personagens do game. As fases eram longas, coloridas, altamente
detalhadas e eram ótimas pistas, que mais lembravam uma montanha-russa,
para o Sonic correr a vontade. Tudo isso ajudava para enfatizar as
diferenças entre Sonic e Mario. Em comparação com o ouriço super-sônico,
com um cabelo espetado "punk" e uma atitude de rebelde, o Mario não
passava de um peido-véio. Sonic era um personagem com
personalidade e atitude, era um “louco que saía correndo por aí dando
porrada em todo mundo!

A História do Mega Drive / Genesis TailsyawnSonic the Hedgehog chegava ao Mega
Drive em 23 de
Junho de 1991 (curiosamente saiu um
mês antes nos EUA e depois no Japão – com algumas melhorias gráficas de
última
hora) em grande estilo e inovação, com
gráficos coloridos, trilha sonora
excelente,
personagens carismáticos e sua principal arma: a velocidade.
Fases mais rápidas do que nunca, ação e aventura com uma
jogabilidade
nunca vista antes, estes eram apenas
alguns dos atrativos usados pela Sega
para
atropelar o velho, gordo e lento Mario, que mais parecia pular em câmera
lenta se comparado a ação frenética que era Sonic. Quem não
botava fé
no Mega Drive teve seu queixo caído com o
sucesso estrondoso de Sonic, que
sumia das
prateleiras das lojas. Para aumentar as vendas do seu console, a
Sega teve a feliz idéia de incluir o cartucho na compra de um
Mega Drive,
que dispararam nas vendas. A Nintendo
levou um duro golpe



A História do Mega Drive / Genesis Sonic no estômago com o surgimento do Sonic. Os jogadores nunca
haviam visto um jogo como aquele antes, nem mesmo o tão esperado Super
Mario World
do Snes, com seus gráficos pobres e a
fraca animação de personagens, poderia se comparar com o jogo que era
Sonic.

Sua seqüência, Sonic 2, ainda melhor que
seu antecessor, fez mais

sucesso que o primeiro, com a inclusão de um novo personagem, Tails, a
raposa de duas caudas, e é um dos jogos mais
vendidos da história para o

Mega Drive. Se Sonic 1 tinha a incumbência de “atropelar" o Mario e o
Super Nintendo, Sonic 2 tinha ainda
importância e deveres maiores. Tinha que provar
que podia ser melhor que seu antecessor, pra
manter a rival afastada. Mas

Sonic 2 teria um adversário bem poderoso pela frente, nada mais nada
menos
que Street Fighter
II
, mega sucesso dos fliperamas que saía em versão
caseira para o Snes, numa conversão
completamente perfeita. SF II foi
responsável pelo aumento de vendas do Snes. A Sega então
apressou o
desenvolvimento
de Sonic 2 e o seu lançamento. Investiu milhões de dólares
em todos os tipos de propaganda e mídia
imagináveis. Foram meses atiçando
e provocando a curiosidade de pessoas em todo mundo sobre o
novo título de
Sonic que a
moda passou a se chamar “Sonicmania", termo que seria


usado inclusive pela SegaA História do Mega Drive / Genesis 365px-Supersonicx em seus slogans mais tarde. E
graças a essa

milionária campanha publicitária, o lançamento de Sonic 2 comprovou que
era tudo o que a Sega prometia e muito mais,
vendendo mais de 400.000
cópias em apenas 5
dias.. E graças e ele e a outros
games de altíssima qualidade como Streets of Rage 2, Golden
Axé 2, Ecco 1
e 2 (um dos
jogos mais criativos da história dos games) e uma agressiva
campanha de marketing comandada pelo
competente estrategista Tom Kalinske
(veja mais sobre ele
adiante) e
a mancadas da Nintendo como a excessiva censura em seus jogos e
o lento
processador do Snes (a
mina de ouro para o pessoal de marketing da Sega)
,
a Sega conseguiu que seu 16 Bits continuasse
na liderança no concorrido

mercado americano por um bom tempo, aumentando a sua liderança de 55%,
para
65% do mercado
de 16 Bits.




O ouriço azul fez tanto
sucesso que acabou patrocinando fórmulas 1 (a equipe Willians), virou
nome de um novo gene descoberto (por causa de sua forma "espinhuda"),
foi parar em camisetas de time de futebol, ganhou um balão gigante na
parada de ação de graças dos EUA (até então o único personagem de
videogame a ter essa honra) e até no programa do Jô Soares o Sonic foi
citado. A Sonicmania se espalhava pelo mundo mais
rápido que
gripe asiática.


Sega VS Nintendo: a guerra de marketing

A História do Mega Drive / Genesis MkombatFoi nessa época
também que surgiu a grande polêmica "violência nos videogames".
A Acclaim, produtora do jogo Mortal Kombat,
recebeu uma boa grana para desenvolver versões caseiras do seu famoso
jogo sangrento. Se existe algum mortal que não conhece esse jogo, aqui
vai uma rápida explicação: é um jogo de luta que nasceu nos fliperamas e
que ficou muito famoso pela sua alta violência, com sangue jorrando,
com golpes especiais que arrancavam a cabeça, coração e pedaços do
adversário.



O game acabou saindo para
Genesis e Super-Nes, porém a Nintendo proibiu a Acclaim de inserir
esses golpes mortais e sangueira no jogo, e adivinhem qual versão acabou
fazendo mais sucesso? Isso aí, toda a violência existente no jogo
original acabou indo para o Mega Drive, o que acabou deixando-o mais
famoso e vendendo mais, afinal, essa era a essência
do Mortal
Kombat. Essa era a resposta da Sega para o Street Fighter 2,
que havia sido lançado apenas para o Super Nintendo (a Nintendo exigia
em seus contratos exclusividade do jogo para seu console – mas ele
acabou saindo anos mais tarde para Genesis na versão Special
Edition
).



A Nintendo, não
satisfeita, resolveu usar de artimanhas ardilosas e acusou a Sega de
interferir nas inocentes e frágeis almas das criancinhas, que os pais
deviam prestar mais atenção nos jogos que compravam para seus filhos e
essa baboseira toda.


A História do Mega Drive / Genesis Megadr1

O resultado dessa
palhaçada toda é que gerou uma discussão em todo o planeta (inclusive
aqui no Brasil) e a Nintendo, com a ajuda do senador Joseph P.
Lieberman
(que também atacou o jogo Night Trap do Sega CD),
conseguiu atingir a reputação da Sega com um finishing move (nome
dado ao golpe final do Mortal Kombat), colocando nas cabeças das
pessoas, principalmente dos pais: "Cuidado com o que o seu filho está
jogando no Genesis". Se hoje seus pais te aporrinham por causa da
violência dos games, agradeça a Nintendo. Foi nessa
época também que surgiu as tabelas de qualificação por faixa etária,
sendo a Sega a primeira a adotar esse sistema em seus jogos.



Foi aí que entra um cara
muito importante para a Sega of America. Com o Sonic
fazendo sucesso e aumentando as vendas do Genesis, a estratégia agora
seria jogar na publicidade e marketing, para garantir que continuasse
assim e o Snes não alcançasse o Genesis. Numa ação radical, o presidente
da Sega of America, Michael Katz, é mandado embora, e em
seu lugar é enviado um antigo conhecido para comandar a empresa.


Bem vindo a próxima fase!

A História do Mega Drive / Genesis P-TomKalinskeTom Kalinske
entrou na estrada do sucesso e da história da Sega.
Um veterano e respeitado executivo de publicidade, com fama de ser muito
ousado e agressivo no ramo do marketing, tomou as rédeas da empresa
americana. Ele já havia trabalhado na Mattel, onde
rapidamente tomou conta da publicidade da mega famosa boneca Barbie,
ganhando muito dinheiro para a empresa. Kalinske também esteve
diretamente envolvido com a criação, promoção e venda de He-Man
and the Masters of Universe
,
onde ganhou muito experiência com
propaganda de TV.



Sua primeira atitude ao
entrar na Sega, foi aprender o máximo sobre a indústria de videogames.
Kalinske não teve um bom inicio, seus funcionários não confiavam nele
pois não tinha experiência no ramo de games, e muitos achavam que o
antigo presidente havia sido despedido injustamente. Ele ainda tinha o
sarcástico apelido de "Ken doll", por causa da época em que
trabalhava com a Barbie, e talvez por ser conhecido de Nakayama (dá para traduzir como
“fantoche‿)
. Ele juntou uma equipe, contratou agências de
publicidade e tinha inúmeras idéias de como a Sega devia mudar seu
marketing. Aos poucos foi ganhando a confiança de todos na Sega of
America, ele podia não entender de videogames, mas ele aprendia rápido e
era confiante, com capacidade de liderança e equilíbrio para lidar com a
adversidade e tomar atitudes rápidas.
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A História do Mega Drive / Genesis Empty
MensagemAssunto: Re: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 1:50 am

Com tudo pronto, Kalinske
foi até a Sega of Japan confrontar os executivos da empresa para expor
suas idéias e estratégias para sua campanha publicitária. Começou com
Nakayama questionando qual seria a estratégia para enfrentar a Nintendo.
Porém, ao explicar seus planos, foi como um choque para todos os
tradicionais japoneses na sala, pois o que ele queria era mudanças
extremamente radicais:



  • Um marketing agressivo para o Genesis nos EUA – Esse tipo de publicidade é praticamente inexistente no Japão,
    percebe-se isso claramente nas propagandas japonesas. Kalinske
    argumentou que o mercado americano era diferente, muito mais agressivo, e
    que teria que ser assim para manter aquele mercado longe da Nintendo

  • Turbinar a imagem do Genesis – A Sega era em sua essência uma companhia de arcades. Eles
    faziam os mais bonitos, com melhores sons, melhores gráficos e
    jogabilidade arcades do mercado. Essa reputação devia ser transferida ao
    Genesis, e apenas o transporte de velhos games de arcade para o console
    não era suficiente. Genesis era um videogame rápido. Um console rápido
    precisa de jogos rápidos. Sonic era apenas o começo. Genesis precisava
    de mais games como Sonic – mais rápidos e com mais personalidade do que
    os da Nintendo.

  • Sega devia agarrar e segurar sua nova audiência – Agora que a Sega tinha a atenção dos jovens americanos, devia
    tomar atitudes e propagandas voltadas especificamente para eles, estudar
    o comportamento dos jovens americanos para se adaptar a eles, que eram
    totalmente diferentes dos jovens japoneses.

  • Sega deveria baixar o preço de seus produtos – Acompanhando o tema da publicidade agressiva, Kalinske propos
    duas mudanças especificas para o Genesis. A primeira era baixar o preço
    do console de U$200 para U$150. A segunda espantou todos os diretores
    presentes na sala. Kalinske disse que eles deveriam mudar o jogo Altered
    Beast
    pelo Sonic, como jogo que acompanhava
    o Genesis. Sonic era o jogo mais vendido da Sega, então segundo sua
    lógica, os compradores ficariam mais inclinados a comprar o sistema se
    Sonic viesse junto com o pacote, ao invés do Altered Beast. Ele
    disse que estariam perdendo dinheiro vendendo o jogo separadamente, mas
    que a popularidade do jogo poderia ajudar a aumentar as vendas do
    Genesis.




Não é preciso dizer que
os tradicionais japoneses ficaram ultrajados com as idéias de Kalinske.
Como esse americano se atrevia a dizer a eles como conduzir sua empresa!
Ele não tinha experiência na indústria de games.



Quem diabos ele achava
que era pra dizer o que eles deviam fazer?! "Você está louco?", um deles
gritou. "Você quer derrubar uma companhia que tem 90% (com o Nes) do
mercado com uma campanha publicitária?". Todos os olhares se voltaram
para Hayao Nakayama, que estava sentado quieto no topo da mesa, quando
começou a falar: "Eu o contratei para tomar as decisões no mercado
americano.



Se é isso o que ele pensa
que precisa ser feito, então ele deve continuar e fazer." Nakayama
então olha diretamente para Kalinske: "É sua chance. Foi para isto que
eu o contratei. Faça tudo que você achar que é certo.". E o resto, como
sabemos é história. Enquanto no Japão o Mega estava bem atrás do Super
Famicom, nos EUA e Europa
ele era líder absoluto, com 56% do mercado contra 45% da
Nintendo.


A História do Mega Drive / Genesis Tec_Toy_logo_old

A História do Mega Drive / Genesis Mega1_1%5B1%5DAqui
no Brasil a Sega ia muito bem, obrigado, representada pela Tec Toy,
fundada em 1987, os produtos da Sega chegavam por aqui oficialmente com
um preço razoável, e com o Mega Drive não foi diferente. Não tendo
concorrente direto (o Super Nes seria representado pela Playtronic anos
mais tarde) e já com uma boa fatia do mercado com o Master System,
não foi difícil para a Tec Toy colocar o Mega Drive dentro dos lares
dos brasileiros e foi sucesso absoluto, mesmo ainda hoje o Mega Drive é
produzido pela Tec Toy e vendido em lojas especializadas. Foi a primeira
vez que o publico brasileiro tinha esse gostinho de ter uma
representante oficial lançando os videogames, games e bugigangas de uma
gigante japonesa com preços razoavelmente baratos. Quem é daquela época
com certeza deve se lembrar dos comerciais na TV, como os da pistola Light
Phaser
e os Óculos 3D do Master System, assim como
propagandas de games como Zillion, Sonic e Castle of
Illusion
, isso sem falar do fã-clube oficial (tinha até
carteirinha e uma revistinha!).




A História do Mega Drive / Genesis Md71jogos_console


A História do Mega Drive / Genesis Smsmonicacdragao_1Inclusive, o
lançamento do Mega Drive aqui ocorreu antes que no mercado americano –
bons tempos da Tec Toy. Certamente um recorde alcançado só aqui no
Brasil, onde a Tec Toy de vez em quando lançava jogos para o sistema,
como A Turma da Mônica, Pica – Pau, Duke Nuken 3D, Show do Milhão, entre
outros. Inclusive lançou para Master System uma versão de Street
Fighter II, baseada na versão de Mega Drive. É o primeiro jogo para um
console de 8 Bits com 8Mb de memória e com vozes digitalizadas.

Claro que o jogo está nas limitações do console, mas vale a pena dar uma
olhada para matar a curiosidade. Diversos outros jogos só podem ser
encontrados no Brasil, incluindo as adaptações de jogos para personagens
brasileiros e alguns jogos e aparelhos criados pela própria Tec Toy,
como o Master System Super Compact e o Master System Girl. Tec Toy
lançou por aqui a versão do Sega Cd 2 e até mesmo o CDX ela lançou por
aqui.



Eu lembro de um programa
em especial, que passava no SBT com o Gugu como apresentador e
patrocinado pela Tec Toy em que crianças "entravam" no jogo (geralmente
gráficos do Sonic ou Alex Kid do Master System e alguns do Mega Drive) e
tinham que ir andando pelas fases derrotando os inimigos. E quem não se
lembra das "Master Dicas"? De segunda � sexta durante os comerciais da
já extinta "Seção Aventura" da Rede Globo, dicas para jogos de Master
System, algo que nenhuma outra empresa da área se dispôs a fazer.


A História do Mega Drive / Genesis Sms1_frente_1

Já vi muita reclamações
sobre a Tec Toy, principalmente ao que se refere a traduções de jogos
para português, que eram sem acentos e as vezes com a grafia incorreta.
Não digo que ela fez um trabalho 100% em suas traduções, mas estamos
falando de uma época de 10 anos atrás, ou até mais, um tempo em que nem
existiam roms, programas hackers para tradução, ou até mesmo a internet,
que começava a engatinhar. Os primeiros programas de tradução que
surgiram não possuíam "acentos", pois eram geralmente baseados nos
programas em inglês e não tinham suporte para o português, algo parecido
com alguns teclados de computadores, que usavam o padrão americano e
não tinham "acentos ou cedilhas". Ou seja, a Tec Toy usava programas bem
rudimentares para os dias de hoje (que te dão quase tudo pronto). Numa
época em que não se faziam traduções de games, a Tec Toy realmente
revolucionou o mercado brasileiro. Com certeza muitos devem se lembrar
da explosão e sensação que foi Phantasy Star I para Master System,
totalmente traduzido para o português. Quem não viveu naquela época eu
posso garantir, foi a maior
sensação na época.



Seja como for, a Tec Toy
hoje é a única empresa do mundo a fabricar e vender os consoles Master
System e Mega Drive, cada um com mais de 2 milhões de unidades vendidas
aqui no Brasil. O Dreamcast e Saturn também ainda são produzidos. Confira abaixo as várias
versões dos consoles que a empresa fabrica recentemente:




A História do Mega Drive / Genesis Handy_shot1A História do Mega Drive / Genesis Master_fotoA História do Mega Drive / Genesis Ms105_produto01
MS portátil com 27 jogos na memóriaMaster System III Collection com 74

jogos na memória
Master System 3 Collection com 105 jogos
na memória.
A História do Mega Drive / Genesis Ms112_consolepA História do Mega Drive / Genesis Mega10_ltA História do Mega Drive / Genesis Mega12_lt
Master System 3 Collection com 112 jogosSuper Mega Drive 3 com 10 jogos na

memória
Super Mega Drive 3 com 12 jogos na

memória
A História do Mega Drive / Genesis Mega30_ltA História do Mega Drive / Genesis Mega43_ltA História do Mega Drive / Genesis Md60jogos_lt
Super Mega Drive 3 com 30 jogosSuper Mega Drive 3 com 43 jogosSuper Mega Drive 3 com 60 jogos
A História do Mega Drive / Genesis Md71jogos_ltpA História do Mega Drive / Genesis Saturn_fotoA História do Mega Drive / Genesis Dc_foto
Super Mega Drive 3 com 71 jogosSaturnDreamcast



Mega Drive ganha filhotes

A História do Mega Drive / Genesis Mega_CD-02Os jogos fizeram do
Mega um sucesso, mais além deles também tivemos os aditivos. O mais
famoso add-on é o Mega CD (ou Sega CD). Com
um processador ainda mais rápido, novos chips de som (mais 3 canais de
som), melhor processamento gráfico (efeitos especiais de zoom, rotação,
etc) e o uso da então inovadora multimídia de jogos
em CD, o
aparato chegou para deixar o Mega Drive ainda mais
competitivo. As vendas foram excelentes inicialmente, especialmente no
mercado americano e europeu, graças a grande expectativa em torno da
nova tecnologia (apesar de já existir no mercado o PC-Engine, que
também usava o CD-Rom).



Os jogos impressionavam
com a grande quantidade de textos, diálogos falados, imagens animadas e
músicas cantadas e orquestradas, fórmula usada em muitos dos jogos que
fizeram sucesso no novo console. As vendas nos EUA foram impressionante,
vendendo 50.000 unidades disponíveis no lançamento americano em
apenas 3 semanas. Para os dias consumistas de hoje esse número pode
parecer pouco, mas vale lembrar que na época do seu lançamento tinha o
preço bem salgado de U$300! Ou seja, a Sega tinha em suas mãos uma
plataforma que completa (MD + MCD) custava em cerca de U$500! Um
preço bem acima dos videogames modernos de hoje. Sem falar
que ele tinha um visual muito bacana, com leds que se acendiam e com uma
bandeja que saía para se colocar os CDs (não é a toa que era caro, por
isso tempos depois saiu o Sega CD 2, sem esses leds e com uma bandeja
manual, barateando bastante o preço do console).A História do Mega Drive / Genesis I-ad


Outro
fator importante para o domínio da Sega nos EUA era o fortíssimo
investimento em propagandas de TV, revistas e Outdoors, mas
principalmente em TV. Eram propagandas que quase sempre comparavam o
Mega Drive com o Super Nes, geralmente focalizando sua principal
vantagem: seu alto processador, que era bem mais rápido que o da rival
(apelidado de Blast Processing) ou então a grande variedade de
jogos que possuía. Um dos seus slogans era "Genesis does what
Nintendon’t."
(Genesis faz o que o Nintendo não). Além

disso, a Sega contava com a participação de grandes astros do esporte,
música e cinema para promover seus games, e até mesmo Michael Jackson
fazia propaganda na época do lançamento do seu jogo, Moonwalker (na
época em que sua imagem ajudava a vender milhões, diferente de hoje em
dia). A Sega também investia em patrocínio em todos os tipos de
esportes, eventos de música e outros produtos, elevando o mercado de
videogame a “uma nova fase" (como era o nome de seu slogan "Welcome
to the next level"
). Isso tudo graças ao comando de Tom Kalinske,
que certamente sabia aonde atacar e como atacar. Foi com ele também que
surgiu o famoso “grito" nas propagandas, quando alguém virava pra tela e
gritava: “Sega!"



A História do Mega Drive / Genesis Renovation

Propaganda da Renovation, uma das

principais Softhouses que davam suporte a Sega, satirizando o slogan
da
Sega: "Renovation faz o que nove anos querem"


Apesar de alguns
excelentes jogos lançados, como a série Lunar, Silpheed, Shining
Force CD, Sonic CD, Snatcher, Night Trap
, entre outros, e ainda
contando com o suporte de grandes softhouses como a Konami, Sony,
Working Designs, Game Arts, Renovation, o Mega CD não foi capaz de
desfrutar do mesmo sucesso que seu irmão, ficando longe em quantidade de
vendas que o Mega Drive.


A História do Mega Drive / Genesis 32x2

Com a chegada da era dos 32
Bits
com o 3DO, a Sega lançou para o Mega Drive / Sega CD
mais um add-on, o 32-X e uma série de jogos compatíveis. Porém ele foi um
fracasso total, e além do 3DO ainda batia de frente com o Saturn,
que era da própria Sega e com o Playstation da Sony. Mesmo assim o 32-X
dava muito mais força ao Mega Drive, tornando-o um console de 32 Bits,
com uma qualidade melhor de gráficos e som. Possuía uma qualidade
técnica bastante alta para a época, e com a adição de um Sega CD, o 32-X
poderia ter, em teoria, uma capacidade próxima ao do Saturn.


A decadência e seu legado

A História do Mega Drive / Genesis SurgingDepois disso as vendas do Mega Drive foi decaindo e o
Super-Nes já abocanhava boa parte do mercado também, graças a grande
quantidade de RPGs que eram lançadas para o console (o ponto fraco do
Mega). Como os RPGs exigiam menos do poder de processamento, diferente
dos jogos rápidos de plataforma ou de esportes (o ponto forte do Mega),
então a Nintendo podia impressionar com efeitos audiovisuais. Mas
engana-se quem pensa que o Mega não tinha bons RPGs, jogos como Landstalker,
Solei (também conhecido como Crusader Of Centy), a série
Phantasy Star, Shining Force, Beyond Oasis, Arcus
Odyssey
são bons exemplos de excelentes RPGs para o console, além
de alguns outros que saíram apenas no Japão, como: Dragon Slayer:
The Legend of Heroes
(famosa série da Falcom), Blue
Almanac
, Madou Monogatari(da saudosa Compile),
Nadia: The Secret of Blue Water (da Namco, baseado
no anime de mesmo nome), e Surging Aura(um rpg
impressionante, com excelentes gráficos e música).




Mas mesmo com a
popularidade do Super-Nes crescendo com o seu Donkey Kong Country
(merecidamente reconhecido) e Super Metroid (espetacular
jogo de plataforma para o console), já era tarde demais, pois a era dos
16 Bits dava seus últimos suspiros até a chegada avassaladora do
Playstation, enterrando de vez os antigos consoles.
Kalinske saiu da
Sega of America em 1996 e infelizmente não saiu como entrou. Muitos
culpavam (principalmente os japoneses) Kalinske da ascensão do Snes,
mesmo seu amigo Nakayama, acabou comprando o sentimento anti-Kalinske,
tirando todo o poder que ele tinha pouco a pouco, até que um dia ele
não passava de uma marionete recebendo ordens dos japoneses.



Porém, ele sabia o que
havia de errado, em uma entrevista em 1994 ele havia dito que a
indústria de videogames de 16 Bits ainda seria muito forte em mais dois
ou três anos. Mas o problema é que seus superiores não o ouviam mais, e
então em 1995 Nakayama tomou uma decisão, que para muitos estudiosos do
assunto, foi o maior erro tático da Sega que lhe custou bilhões de
dólares: a Sega iria parar com a produção do mercado de 16 Bits, ou
seja, a linha do Mega Drive, para se concentrar apenas no Saturn, seu
novo videogame de 32 Bits. Dessa forma a Sega entregava de bandeja o
mercado de 16 Bits para a Nintendo, que não perdeu tempo e fez a festa.



E
Kalinske estava certo, o Mega Drive ainda sobreviveu até 1998 na Europa e aqui na América do Sul,
mesmo sem o apoio da Sega. Nós jamais saberemos a história toda, mas com
certeza Kalinske deixou a Sega sendo um homem muito diferente do que
quando entrou. E com a sua saída a Sega só teve a perder, pois seria
difícil colocar alguém do calibre de seu calibre em seu lugar.


E os rebeldes continuam lutando

A História do Mega Drive / Genesis Genesis3Um caso interessante, que aconteceu
nos EUA em 1997, foi quando uma empresa chamada Majesco procurou a
Sega com a proposta de produzir um Genesis com custo muito baixo para
aqueles que não podiam comprar os caríssimos videogames da nova geração,
como o Playstation. A Majesco sentia que o nome da Sega ainda
era forte e que valia a pena tentar, e se ofereceu para fazer tudo –
maketing, distribuição, vendas e assim por diante. Em

contrapartida, a Sega iria receber royalties em todos hardwares e
softwares que a Majesco vendesse. Não demorou muito para que a Sega
concordasse e começou a então produzir para a Majesco o que seria a
última linha de Genesis.



O Genesis 3 foi lançado
em 1998 com um novo modelo. Saiu sem a placa de expansão para o Sega CD e
o processador Z80 (que causaria alguns problemas de compatibilidade com
uns poucos jogos).
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A História do Mega Drive / Genesis Empty
MensagemAssunto: Re: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 1:50 am

A História do Mega Drive / Genesis Genesis3

O tamanho do novo modelo
era um pouco maior que um CD player e seu preço original era de
atrativos $50 – bem distante dos $200 quando foi lançado em 1989,
ou mesmo dos $100 em 1996. Junto com o console viria o primeiro game
lançado oficialmente depois de 3 anos, Frogger, jogo
original da Konami que foi feito em 1981 para arcades.A Nintendo, também
querendo se livrar do estoque de Snes de suas fábricas (e claro,
querendo acabar com a Majesco), fez um novo modelo do console para
vender aos consumidores, e é claro que o preço dele também era de $50.



Então a Majesco abaixou o
preço do seu Genesis 3 para $40
e então para $30, sempre com a Nintendo equiparando seus
preços com os deles. Os jogos também tiveram uma queda grande nos
preços, variando de $10 a $25 (isso acontece hoje no
Brasil, onde você pode encontrar ambos os consoles e jogos a preço de
banana). A Majesco fechou o ano de 1998 vendendo em torno de 2
milhões
de consoles e 10 milhões de games, enquanto a Nintendo vendeu apenas 1 milhão de
consoles e 6 milhões de games. Se os rebeldes não puderam vencer a
guerra, pelo menos venceram a última batalha.



E entre mortos e feridos…




A História do Mega Drive / Genesis SA_Super_SonicBom, antes de
finalizar gostaria de dizer que vai ter muitos fãs do Snes e
“Nintendistas por aí que vão ler essa matéria e irão ficar injuriados,
vão dizer que é tudo mentira, vão jogar milhões de estatísticas para
provarem que o Snes foi o melhor console de 16 Bits, etc. Todas as
informações aqui contidas foram devidamente pesquisadas e estudadas em
diversos sites estrangeiros e nacionais, além claro, da minha

boa memória, pois eu vivi nessa saudosa época (e só para constar, eu
também tinha um Super Nes). Quem quiser saber mais sobre isso, procurem o
livro The First Quarter: A 25-Year History of Video Games,
do autor Steven Kent, que pesquisa o mercado de
videogames há muito tempo e que é bastante recomendado entre sites de
videogames e especialistas no assunto.



Essa foi a primeira
grande guerra dos videogames, quem presenciou aquela época certamente
lembra-se da Sega vs Nintendo e a luta entre as suas mascotes nas capas
das revistas, numa época em que videogame ainda era mais entretenimento
do que dinheiro, e não essa coisa ridícula de hoje em dia em que um
videogame custa o valor de um carro usado e os games com preços de
aparelhos de eletrônicos.



Para muitos foi essa a
época dos anos dourados da história dos videogames, onde quem ganhou
mesmo com essa “guerra foram os gamemaníacos, que tiveram jogos cada vez
melhores, divertidos e sofisticados (sem dizer em baratos, de $200 o
preço do Genesis caiu para $50).



Com certeza foi o console
de maior sucesso já fabricado pela Sega (com aproximadamente 35
milhões
do consoles vendidos em todo mundo), mesmo a sua semente de
linhagem tecnológica como o Saturn e Dreamcast não chegaram perto da popularidade do
bom e velho Mega Drive, e apesar de hoje apenas existir na memória dos
fãs, seu legado continua hoje a percorrer todas as plataformas de
videogame atuais, o Sonic já completou 14 anos e continua correndo nas
telas do Game Cube e X-Box, graças ao Mega Drive, que para
muitos jogadores e fãs, é considerado simplesmente o melhor console da
história.


A História do Mega Drive / Genesis Sonicmoving

Curiosidades



  • Sonic era para ser inicialmente um coelho (!?), mas
    acabou virando um porco espinho, mais precisamente um rato-ouriço,
    um bichinho que era sensação na época no Japão, uma espécie de hamster.



  • A data de lançamento de Sonic 2 ficou conhecida como "Sonic
    Twosday",
    pois foi lançada numa terça-feira (twesday), que tem quase
    a mesma pronuncia em inglês.




  • O Criador de Sonic, Yuji Naka, também participou na produção de
    jogos como Phantasy Star (inclusive foi o cabeça do Phantasy
    Star Online) e Nights (outro grande sucesso do Saturn)



  • Sonic já havia aparecido em um game antes de Sonic 1 para Mega
    Drive. Sua estréia foi como um chaveiro no retrovisor do carro de
    corrida do game Rad Racer de fliperama.



  • O Mega Drive teve uma versão portátil que se chamava Nomad,
    inclusive com tela de cristal liquido e entrada para um controle para
    se jogar com duas pessoas.



  • O Mega Drive ainda saiu em outras versões por outras empresas,
    como o Wonder-Mega da
    JVC, que juntava o Mega Drive com o Mega CD com algumas melhorias
    técnicas. Outro aparelho lançado foi o Tera Drive, um PC com um
    Mega Drive acoplado.



  • Muitas coisas foram lançadas para o MD, como o Mega-Modem,
    onde se podia jogar com outras pessoas através da internet (pasmen, a
    Tec Toy lançou o aparelho aqui com algum sucesso). Havia também mouse,
    teclado, bazuca e até mesmo um sensor de movimentos
    chamado Activator, que poderia ser usado para controlar os
    personagens da tela através de seus movimentos.



  • O Mega CD foi lançado para competir com o PC-Engine
    e não com o Super-Nes, como muitos pensavam.


  • Os
    códigos para acessar manhas de Sonic, acessados através das músicas 19,
    65, 09, 17,
    é na verdade o aniversário de Yuji Naka (17/09/1965 –
    eu faço aniversário no mesmo dia A História do Mega Drive / Genesis Icon_razz ) e o outro código, 1, 9, 9, 2, 1, 1, 2,
    4
    é a data de lançamento do jogo nos EUA (24/11/1992).

  • A fase
    Death Egg e Super Sonic (ambos de Sonic 2) foram criados
    como homenagem a duas culturas pop, uma ocidental, outra oriental: Death
    Star
    (Star Wars) e Super Saiyan (DBZ).

  • O
    conceito de uma raposa de duas caudas veio do folclore japonês. De
    acordo com a mitologia, as raposas (chamadas lá por "Kitsune")
    são seres mágicos com habilidades de mudar de formas. Quanto mais velha
    uma raposa fica, mas poderosa ela se torna, e mais caudas ela ganha. Uma
    Kitsune ganha uma nova cauda a cada 100 anos, até alcançarem seu poder
    máximo de 9 caudas.

  • Alguns
    slogans usados pela empresa: "Now, there are no limits"; "Welcome to
    the Next Level"; "Sega dos what Nintendon´t"; "Sega Scream"; "Do me a
    favour, plug me into a Sega (tv falante)"; "To be this good AGES, to be
    this good takes SEGA"; "Hot hits today! Hot hits on the way!"; "It´s
    thinking", "Segata Sanshiro (personagem criado pela Sega para ser garoto
    propaganda do Saturn no Japão – os comerciais dele eram hilários).

  • O
    processador do MD, o motorola 68000 pode ter um overclock de mais de
    300% da sua capacidade, chegando até a incríveis 25,4 MHz. Ele ainda
    pode ser substuído por um 68010 que melhora sua performance e áudio
    significativamente.

  • Até Dezembro de 1995 a Sega havia vendido 16
    milhões
    de unidades só

    nos EUA. Em 1998, eram 25 milhões, o que prova que as vendas
    nunca caíram, mesmo após o lançamento do Super
    Nintendo.






Outros modelos, híbridos e periféricos

A História do Mega Drive / Genesis Sega_genesis_accessories_activator_boxA História do Mega Drive / Genesis Menacer
Activator, um círculo no chão onde o

jogador poderia passar seus movimentos para o game
Bazuca Menacer, podia ser desmontada e
usada de 3 maneiras diferentes, vinha com um cartucho com 6
jogos e
não tinha cabos, usando sensores infravermelhos
A História do Mega Drive / Genesis Sega_genesis_accessories_super_multi_play_boxA História do Mega Drive / Genesis Sega_genesis_accessories_lethal_enforcers_gun_box
adaptador para multi-playersPistola que vinha com o game Lethal

Enforces
A História do Mega Drive / Genesis Sega_genesis_accessories_unknown1A História do Mega Drive / Genesis SegaMegaAdaptor
Um bastão de beisebol para games desse
tipo
Adaptador para jogos de Master System
A História do Mega Drive / Genesis Sega_genesis_accessories_teev_golfA História do Mega Drive / Genesis Sega_genesis_accessories_interactor
Taco de golfInteractor, um colete em que o jogador
podia sentir todas as "pancadas" do jogo no próprio corpo

A História do Mega Drive / Genesis I-mtech

A História do Mega Drive / Genesis Nomad

A História do Mega Drive / Genesis I-multi

MegaTech – arcade com jogos de Mega
Drive


Nomad – MD portátil com tela de

LCD, o preferido dos colecionadores e o mais raro de se
encontrar


CDX – MD, MCD e CD player tudo

junto



A História do Mega Drive / Genesis Wondermega%5B1%5D

A História do Mega Drive / Genesis Xeye

WonderMega da JVC

X-Eye, também da JVC


A História do Mega Drive / Genesis Md_tera21

A História do Mega Drive / Genesis I-mjet

Tera Drive, PC com o MD

Mega-Jet – feito para ser usado nas
linhas áreas japonesas, praticamente a mãe do Nomad



A História do Mega Drive / Genesis Aiwa

A História do Mega Drive / Genesis I-lactv

Som portátil da Aiwa, roda MD e

MCD


Laseractive da Pioneer, roda LD, MD
e MCD



A História do Mega Drive / Genesis HW-MSX2_AX330%28J%29
A História do Mega Drive / Genesis HW-MSX2_AX990%28J%29


até o MSX entrou na dança, com

dois modelos com entrada para MD: Sakhr – AX330 e Sakhr – AX990 -
ambos compatíveis com o sistema MSX2




Propagandas





A História do Mega Drive / Genesis SegaCDTVSucksAd_small
propaganda do Sega CD com o slogan

"Welcome to the Next Level"

A História do Mega Drive / Genesis Sonic2Ad_small
propaganda de Sonic 2

A História do Mega Drive / Genesis EccoAd_small
uma criativa propaganda de Ecco

A História do Mega Drive / Genesis Poster1992_small
outro estilo de propaganda que a Sega
usava muito era explorar a grande variedade de jogos do
MD

A História do Mega Drive / Genesis StreetsOfRageIIAd_small
outra criativa propaganda, agora para
Streets of Rage II

A História do Mega Drive / Genesis Logosega_small
propagandas coloridas com o estilo

dos jovens americanos também eram muito usadas

A História do Mega Drive / Genesis Oldsegaad_small
sem falar das engraçadinhas, essa

daqui é ótima!

A História do Mega Drive / Genesis 32x_sonicknukles

propaganda da Tec Toy do 32X e do

game Sonic e Knuckles

A História do Mega Drive / Genesis Activator-segacdx

Pasmen, a Tec Toy lançou aqui o

Activator e o CDX, com propaganda e tudo! Itens de
colecionador.

A História do Mega Drive / Genesis Segacd1

Propaganda da Tec Toy do Sega CD

A História do Mega Drive / Genesis Smonacogp2

propaganda da Tec Toy do game SMGP 2

A História do Mega Drive / Genesis Sonic2

propaganda da Tec Toy do game Sonic 2

A História do Mega Drive / Genesis Sonic3

propaganda da Tec Toy do game Sonic 3

A História do Mega Drive / Genesis Soniccdsms

propaganda da Tec Toy para diversos

jogos Sonic
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A História do Mega Drive / Genesis Empty
MensagemAssunto: Re: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 1:51 am



Vídeos
Blast
Processor
comercial de
TV comparando o Genesis e o Snes
Eternal
Champions
criativa

propaganda do jogo Eternal Champions
Genesis
Does
propaganda da
série "Genesis does what Nintendon´t"
Sonicmaniapropaganda de
Sonic 2
Sonic
2
criativa

propaganda de Sonic 2 satirizando os comerciais do tipo

"011-1406"
Segaexcelente

propaganda do Genesis, Sega CD e 32x (reparem no formato dos
"corpos" quando o legista puxa a bandeja no necrotério)


Os
jogos clássicos




A História do Mega Drive / Genesis Goldenaxe


Golden Axe – direto dos

arcades para dentro dos lares







A História do Mega Drive / Genesis Castleillusion

Castle of Illusion – mostrava o

poder do 16 Bits




A História do Mega Drive / Genesis ComixZone

Comix Zone, um jogo famoso pela sua
originalidade, ambientado dentro de uma história em
quadrinhos




A História do Mega Drive / Genesis Roadrash

Road Rash, grande sucesso da EA que
misturava pancadaria e corrida de motos.




A História do Mega Drive / Genesis Desert

A série Desert Strike, outro

grande sucesso da EA onde você pilotava um Apache em missões

originais.




A História do Mega Drive / Genesis Strider

Strider, direto dos fliperamas da

Capcom para o Mega Drive numa conversão perfeita, que fez
sucesso
com seus 8M de memória.




A História do Mega Drive / Genesis Splatterhouse2

Splatterhouse 2, encarne um Jason

de sexta-feira 13 e acabe com monstros e zombies.



A História do Mega Drive / Genesis Castlevaniabloodlines

Castlevania chega através da

Konami em mais um grande jogo da série



A História do Mega Drive / Genesis Ecco2tidesoftime

Ecco, outro jogo de sucesso que

inovou no estilo de jogos e possui belíssimos gráficos



A História do Mega Drive / Genesis Streets2

Streets of Rage 2, série de grande

sucesso original do Mega Drive



A História do Mega Drive / Genesis Sf2se

Street Fighter 2 Championship

Edition Plus também chegou ao Mega Drive para alegria dos fãs



A História do Mega Drive / Genesis Flashback

Flashback, outro grande sucesso


A História do Mega Drive / Genesis Rshinobi

Revenge of Shinobi ganhou muitos fãs
em todo o mundo, com sua boa jogabilidade e excelentes
gráficos e música
de Yuzo Koshiro



A História do Mega Drive / Genesis Shadowdancer

Shadow Dancer, também da série

Shinobi, conversão excelente dos arcades.



A História do Mega Drive / Genesis Thunderforce3

Jogos de nave não faltavam no Mega

e Thunder Force 3 era um deles, com ótimos gráficos, sons e
jogabilidade.



A História do Mega Drive / Genesis Vectorman

Vector Man impressionou com seus
gráficos
poligonais



A História do Mega Drive / Genesis Moonwalker

Michael Jackson sempre em busca de

criancinhas em seu jogo Moonwalker, que tinha belas
composições
sonoras.



A História do Mega Drive / Genesis Ayrtonsennasupermonacogp21%5B1%5D

Ayrton Senna Super Monaco GP 2, um

dos melhores jogos de corrida da época, que contou com a
ajuda
pessoal de Senna para ser feito.



A História do Mega Drive / Genesis LakersXceltics

Lakers Vs Celtics, um dos esportes

mais apreciados pelos americanos, não podia faltar jogos
desse
naipe.



A História do Mega Drive / Genesis Montana

Joe Montana Sports Talk Football

revolucionou na época por ser um jogo totalmente narrado com
vozes
digitalizadas.



A História do Mega Drive / Genesis Ghoulsghosts

Ghouls ‘n’ Ghosts, clássico da

Capcom também apareceu em uma ótima versão para o Mega



A História do Mega Drive / Genesis Contrahc-act2

Contra, grande sucesso da Konami na
Nintendo foi para o Mega numa excelente versão.



A História do Mega Drive / Genesis Doubledragon

Double Dragon, muito apreciado nos

arcades, também foi para as telinhas.



A História do Mega Drive / Genesis Elementalmaster

Elemental Master, shooter que tinha
bons efeitos sonoros e jogabilidade.



A História do Mega Drive / Genesis Chaosengine

Chaos Engine era diversão

garantida para a reunião de amigos



A História do Mega Drive / Genesis FIFA

Fifa International Soccer, a famosa
série de futebol da EA surgiu com o Mega Drive



A História do Mega Drive / Genesis Phantasystar2

A série Phantasy Star é uma das

mais apreciadas dos jogadores de rpg. aqui temos PS 2



A História do Mega Drive / Genesis Shiningforce

A série Shining Force ainda faz

sucesso hoje e cativou muitos jogadores com seus elementos de
estratégia
e rpg.



A História do Mega Drive / Genesis Sonic

Sonic 1 revolucionou o mundo

mostrando o poder do Mega Drive como novo mascote da Sega



A História do Mega Drive / Genesis Sonicknuckles

Em sua última versão, Sonic &

Knucles, tinha gráficos e sons ainda melhores, para os
amantes do
ouriço



A História do Mega Drive / Genesis Spaceharrier2

Space Harrier, outra conversão de

fliperamas.



A História do Mega Drive / Genesis Bomberman

Bomberman, com seus gráficos

simples, divertia e viciava a todos que jogavam



A História do Mega Drive / Genesis Samuraishowdown

Os famosos jogos de luta da SNK

também saíram para o console, aqui temos Samurai Showdown



A História do Mega Drive / Genesis Vf2gen

Virtua Fighter 2, clássico da

Sega para o 16 Bits em uma grande versão



A História do Mega Drive / Genesis Bhb1%5B1%5D

Bio-Hazard Battle, um jogo de nave

diferente, onde você controla insetos e outros bichos. Muito
bom.




A História do Mega Drive / Genesis Landstlk

Landstalker ganhou muitos fãs com

seus excelentes gráficos em vista isométrica, uma ótima opção
para rpgs



A História do Mega Drive / Genesis Snap026%5B1%5D

Gaiares, considerados por muitos o

melhor jogo de nave do console, era pedreira pura



A História do Mega Drive / Genesis Lighteningforce1%5B1%5D

Thunder Force IV chegava com gráficos
e sons arrasadores, direto da Tecnosoft



A História do Mega Drive / Genesis Ristar-scene%5B1%5D

Ristar, jogo estilo Sonic que fez

muito sucesso



A História do Mega Drive / Genesis Bbb4

Burning Force, jogo da Namco

trazido dos arcades em uma bela versão



A História do Mega Drive / Genesis Dahna4

Dahna, jogo de plataforma que saiu

apenas no Japão, mas que impressiona pela sua qualidade
audiovisual



A História do Mega Drive / Genesis Gley5

Gleylancer da Masnya, outra boa opção
de nave



A História do Mega Drive / Genesis Yyy1

Devil Hunter Yohko, direto do anime
para o Mega Drive



A História do Mega Drive / Genesis Sss6

Sailor Moon, outro anime que virou

game de luta



A História do Mega Drive / Genesis ALISIA3

Alisia Dragon, grande sucesso da

Game Arts onde você controla uma bela garota num belo jogo



A História do Mega Drive / Genesis El4

E falando em garotas, Annet de El

Viento deixou muitas saudades nos marmanjos



A História do Mega Drive / Genesis 31

Panorama Cotton, divertido jogo com
excelentes gráficos em 3D e ótima jogabilidade



A História do Mega Drive / Genesis Abstraction01

Out of this world saiu dos PCs para
a tela do MD



A História do Mega Drive / Genesis Battle92

Battlemania, shooter divertido onde
você controla 2 garotas



A História do Mega Drive / Genesis Aleste2

Musha Aleste, lendário shooter da

Compile também marcando presença no MD



A História do Mega Drive / Genesis Ga3

Golden Axe 2 volta ainda melhor em

sua segunda versão



A História do Mega Drive / Genesis ArcusOdyssey1

Arcus Odyssey, outra boa opção

para rpgs



A História do Mega Drive / Genesis Decapattack1

Decapattack, um jogo muito

divertido com belos gráficos



A História do Mega Drive / Genesis Raiden_Trad1

Raiden Trad, outro excelente jogo

de nave





A História do Mega Drive / Genesis Yuyu03





Yuyu Hakusho, excelente jogo de

luta da Treasure que saiu já no fim de carreira do Mega, que
demonstrava que o console ainda poderia durar mais uns anos





A História do Mega Drive / Genesis Gunstar01





Gunstar Heroes é considerado um

dos melhores jogos de ação de todos os tempos. Primeiro jogo
lançado
pela Treasure.



A História do Mega Drive / Genesis Virtuaracingmd2%5B1%5D

Virtua Racing chega em resposta ao

Star Fox do Snes. Usando o chip SVP, ele dá uma turbinada
nos gráficos
permitindo a conversão caseira desse
clássico de corrida



A História do Mega Drive / Genesis Tmnt-hyperstone_lev1_01

TMNT: the Hyperstone Heist, dos

arcades e do SNES direto para os fãs do Mega e das tartarugas
ninjas. Outro grande jogo da Konami.



A História do Mega Drive / Genesis Pulseman-%28J%29-%5Bc%5D%5B%21%5D_007

Pulseman, visual de Megaman e

jogabilidade de Sonic. Prato cheio para quem gosta de jogos de
ação





A História do Mega Drive / Genesis Alien01





Alien Soldier, outro jogo de ação

genial da Treasure
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MensagemAssunto: Re: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 1:51 am





A História do Mega Drive / Genesis Ds

Dragon Slayer, clássico rpg da

Falcom, também apareceu no Mega, mas apenas no Japão.



A História do Mega Drive / Genesis Ex-Ranza%20%28GS%29

Outro excelente shooter onde você

controla um robô gigante



A História do Mega Drive / Genesis Valis-3-stairs

A série Valis conquistou muitos fãs
com suas belas animações. Aqui vemos Valis 3.



A História do Mega Drive / Genesis Aladdin

Jogos
da
Dysney sempre fizeram bonito no MD com excelentes versões, como

Alladin, vencedor de vários prêmios quando foi lançado, como
game
do ano





A História do Mega Drive / Genesis Mark_sonic_balao
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MensagemAssunto: Re: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 1:51 am

em

http://gamehall.uol.com.br/site/a-historia-do-mega-drive/
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Zangarf

Zangarf



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MensagemAssunto: Re: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 10:31 am

Hey! Estás a falar bem da Sega!
Estás a estragar-me as reviews!
Vamos já 1v1 no Shipment/RUST resolver isto como hombres!
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MensagemAssunto: Re: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitimeSex Fev 19, 2010 12:18 pm

hahahahah

lê a próxima ZINE... a Nintendo é espancada duma ponta à outra!
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MensagemAssunto: Re: A História do Mega Drive / Genesis   A História do Mega Drive / Genesis Icon_minitime

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A História do Mega Drive / Genesis
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