MODO CAMPANHA / OFFLINE:
- corredores invisiveis por onde somos obrigados a avançar e parar
consoante o "mecanismo tomb-raider" seja activo... Jogar por obrigação,
e repetição do save/loading até passar o nível... não obrigado... Não
sou dos troféus.
- Péssima CPU, modo robot scriptado: sempre no mesmo sítio, com munições infinitas...
- Hordas e mais hordas de nazis, que vão aparecendo no "spot
scriptado", enquanto os matas eles aparecem infinitamente, caso não
avances o corredor invisivel...
MODO ONLINE:
- Lag Injogável, com ou sem "region only"
- Cães voadores e deslizadores no ar
- Plágio incompleto e mal feito do COD4, conseguiram fazer pior a
física de movimentação (o movimento de braços, a rotação são um exemplo)
- Mix Impensável: Lag injogável + Recoil das armas da época, é aleatório acertar ou não no adversário
- Jogos Ranked assolados por abandonos em massa ou Kicks, quando nos
sai um DLC pago (turn off completo, especialmente quando estiveste
horas a tentar ser o HOST...)
- Dificuldade elevada em conseguir eliminar os super-cães, porque a
colisão das balas não contabilizam quando deveriam contabilizar
- Jogo que faz sobressair o pior dum jogador de FPS: a cobardia com as
bettys, e o jogo defensivo TOTAL, inspirado por tantos glitches e
objectos/vegetação no mapa, revelo-vos um segredo, ODEIO CAMPERS, e
este jogo é feito à imagem deles... ugh
- Migração de HOST às duas por três... para um americano
- A falta de "peso" na física dos jogadores conjugada com a rapidez dos
mesmos e movimentação imperfeita/acelerada na rotação, reporta o jogo
para um modo Arcade... Intencional ou não, temos um jogo ARCADE com
armas não arcade... Péssima escolha. Repito: Impossível de jogar devido
ao LAG (a sniper "mais forte" normalmente não mata só com um tiro,
porque tenho um ISP... português).
- Tanques num jogo FPS... Tanques? Turn-off.
- Sistema de animações GORE uma palhaçada... disparo onde disparar, as
animações são 2-3, ou fico sem pernas, ou sem braços, ou sem braços e
pernas. A necessidade de mostrarem sangue e mostrarem serviço à
infinity ward foi óbviamente um fail.
- Sistema de PING da qualidade do jogo COMPLETAMENTE FALSO, onde
possívelmente as 4 barras dum Português equivalem a 1 barra REAL
vermelha de ping...
CONCLUSÃO:
Um jogo que no seu tempo, se não houvesse um COD4, não teria sido
realizado. A sorte da Treiarch é essa: sem a infinity ward nunca teriam
copiado a fórmula, que funciona só por si. Mas...
Cópia falhada, Glitches que ainda persistem depois da demo, bugs de
colisão, super-cães que deslizam/voam pelo mapa, LAG injogável, recoil
parvo das armas que sem LAG teria piada, mas com LAG é uma aberração
disparar a alguém. Veiculos no online multiplayer.
Nunca gostei de "alunos cábulas" que mesmo com a papinha feita, fazem
pior do que o original. Estes treiarch foram FINALMENTE encostados ao
canto e a saga Modern Warfare pode agora seguir em frente sem "ladrões
de alma". É que roubaram tudo! Menus, perks, classes, motor gráfico...
HAJA VERGONHA!
Agora vocês do COD5, apresentem-me argumentos positivos sobre o COD5.
Sem zombies se faz favor. O jogo em si já é completamente zombie.
Se jogam ao jogo, devem ter umas belíssimas razões que justifiquem o
próprio. Eu não tenho que ser menos crítico com um jogo que até jogue,
e admito com isto que existem jogos MAUS que jogo (e tenho perfeita
consciência disso). E porque os jogo? Ou porque me dá prazer (apesar
das falhas), ou porque aproveito-me das falhas para brilhar o meu ego e
subjugar com facilidade o contrário, ou tanta outra coisa.
MAS SEI ADMITIR com lógica e racionalidade a qualidade dum jogo.
Hoje em dia vestir camisolas de clubes é fácil, argumentar é que é dificel.
Eu continuo a jogar (aqui e ali) o COD5... Os erros CRASSOS estão à
vista, especialmente a DECADÊNCIA do online. Patches resolveram alguma
coisa? Sejamos sérios e não fanboys de jogos. É o jogo mais jogado no
online a par do HALO3, mas por outras razões, específicamente por
jogadores do UK e do US que não sabem o que é o LAG.
Acabei de apresentar uma LISTA DE ARGUMENTOS concretos que existem
NESTE MOMENTO no jogo, se é este o desfecho que os "iluminados" do COD5
querem dar à conversa, ficamos por aqui, óbviamente não entro em
confusões com fanboys de causas. Cães que voam e sobrevoam o ar, que
deslizam por janelas, que quando morrem ficam suspensos no ar... e
ainda há gente neste fórum que DIZ O CONTRÁRIO... Patches? O glitche
debaixo do comboio continua lá...
Repito: apesar de jogar jogos que para mim têm defeitos, sei RECONHECER
OBJECTIVAMENTE listar todos os pontos fracos e maus do jogo. Se o
melhor contra-argumento é um Search & Destroy e não sei mais o quê,
o caso fica aqui encerrado, pois não estamos a falar a mesma coisa.
Não se trata de "arrumar o COD5" numa gaveta, trata-se de falar do
conceito COD5 enquanto jogo clonado, enquanto jogo com defeitos graves,
enquanto jogo com um online fraquíssimo nos ISP´s portugueses.
Anda meio mundo a enganar meio mundo. As meos, cabovisões, fibras
vendem pacotes de UPLOAD e DOWNLOAD, o tugazinho só vê isso. Os
downloads na hora de jogar não servem para nada! Irra! Quando o PING, o
delay de diferença em milisegundos é que deveria ser a máxima na
procura da melhor ligação. Sabendo mais pormenorizadamente os conceitos
da latência e da reacção esperada num jogo, consegue-se perceber a
QUALIDADE do online... Não é só afirmar "não há LAG" só porque aparecem
umas barras no écran... As barras que aparecem no jogo, sobre a
qualidade do online, são um BLUFF. Treinem a contabilização do PING, e
comecem a ver que o jogo apresenta um ONLINE injusto para o Português.
O sucesso é garantido por tiros em antecipação para a frente da rota do
movimento do inimigo, ou pelo jogo cobarde de acertar pelas costas ou
outros métodos dúbios de jogar. Só desta forma se consegue jogar o
COD5... é isto que vocês gostam? Eu não, mas parece que anda para aqui
pessoal que joga desta forma. Haja justiça, não havendo, que pelo menos
haja consciência e espírito crítico sobre as coisas.
Afirmar que o COD5 não tem LAG é algo TOTALMENTE FALSO, vindo da
ignorância ou da casmurrice em querer manter a fachada. Fanboyismo?
Espírito do contra? Ego ferido em prol do amor eterno ao COD5? Sejamos
sérios!
O COD5 provávelmente é o jogo que tem mais LAG em todos os shooters
recentes que joguei e que possuo (Killzone2, COD3, COD4, Halo3, HALO
ODST, COD5, Unreal 2009, Flashpoint Dragon Rising, etc), e quando jogo,
jogo desalmadamente, no modo online, de forma intensa, a procura do bom
e do menos bom é acérrima e nisso sou exigente. Não sou jogador de
troféus, jogo para competir no ONLINE, faço por procurar a qualidade
nos jogos. Não tenho horas de jogos FPS. Se faço uma lista de defeitos,
é porque deparei com eles várias vezes...
COD5 é um projecto mal copiado do COD4, que só por si (mal copiado ou
não) garante logo de partida uma base suspeita de qualidade... mas com
um LAG tremendo, que deixa o portugues em pé de total desigualdade com
o resto do mundo (Portugueses vs resto do mundo, ou vs europa). Há um
delay atroz de 0,3 a 0,9 segundos... Façam testes, vejam a kill cam,
contabilizem, façam testes de ping entre vocês e os adversários do UK,
apercebam-se definitivamente como é que funciona o
roteamento/peering/hops no plano internacional. O COD5 não soube
melhorar o online sofrível do COD4 no panorama portugues. Tinha
responsabilidade nisso? Não! Porque é que haveria de ter? O jogo é
jogado por MILHOES de jogadores do UK e do US, e são felizes,
oficialmente os portugueses nem devem contar na estatística de users
descontentes, e se contasse haverão sempre users que comem tudo o que
lhes metem à frente, e ainda batem palmas e defendem CEGAMENTE algo que
está errado desde o principio.
Existe LAG, e muito.
Saberão as pessoas o verdadeiro LAG? Se calhar não sabem... Acham
normal a macacada toda que acontece quando se dispara e não se acerta,
quando existem teleportes, quando existem saltos no framerate, etc.
E depois deste texto, a ignorância forçada ou a ignorância justificada vai continuar a persistir... Já fiz o meu trabalho aqui.
É fácil perceber o sucesso que o jogo tem perante os jogadores do modo
hardcore e campers... Tremendas e cobardes manhas para se ganharem
jogos, com LAG ou sem LAG. Felizmente não é filosofia para mim, os meus
skills e do colectivo estão à frente das manhas e desta forma especial
de não jogar o jogo. Procuro activamente uma saudável maneira de estar
e de evoluir, só assim faz sentido PARA MIM jogar.
Paciência, cada um joga ao que gosta e como gosta. Tudo é subjectivo. E ainda bem.
Sinto que as minhas críticas para certos jogos, simplesmente não
funcionam porque haverá sempre um grupinho fanboy a reagir cegamente em
contra. Usem o cérebro.
Mais opiniões, menos fanboyismo.
Usem condicionais, usem minimalismos, usem ofensas, usem respostas
descartáveis e pré-formatadas à fanboy... MAS Pensem na COMUNIDADE e
não só no vosso umbigo.
É a mensagem que fica aqui registada que vai AJUDAR ou não a
comunidade, nas suas escolhas, na melhoria de opinião colectiva, no
engrossar de espírito crítico em prol de todos. Não vendam cromos só
porque são cromos!
Deixei bem claro o que acho, e argumentei com peso e medida, na base de experiência e paixão constante pelo jogo.
Afinal não-falar de COD5 (e fugir ao tema) é falar de atitudes humanas,
e assim começo a perceber o que está por trás, é fácil perceber com
exactidão, a maneira especial de "competir" de alguns e o seu "saber
estar" no online... As atitudes revelam-se muito bem nas reacções
obtidas AQUI e noutros fóruns sobre o tema. É fácil perceber e ligar
quem joga o quê no COD5 (e quem diz COD5 diz outro jogo) e as suas
razões. Daí até chegar a perceber o estilo do jogador e as suas
limitações e obsessões é um ápice. Infelizmente há pouca sériedade no
online, e muitos preferem a facilidade (mesmo que por cobardia ou por
batota) do que a honestidade/honra/justiça... jogar de igual para igual
não é para todos, cada vez sinto que há mais revoltados por se falar
ABERTAMENTE deste tema, xiuuuu mantenhamos segredo, não falemos de
atitudes, isso já era muito à frente. As pessoas gostam de manter-se na
ronha, e manterem uma táctica de soberania. Jogos à COD5 são sucesso
garantido.
Tirem-lhes o campismo, as claymores/bettys, a vegetação malandra, o
escurinho detrás das escadas, o glitch aqui e ali debaixo do mapa,
tirem-lhes o modo "tiro na unha" hardcore super-real, e tirem-lhes já
agora os modos defensivos de jogos... era engraçado, nem que fosse por
um dia. Mas as atitudes humanas estão lá. Felizmente podemos jogar a
tudo, e a todos os modos. Uns mais outros menos, uns mais radicais,
outros mais fanboys, haja é seriedade para se falar do tema.
Tenho muitos anos de online, e familiarizei-me com as atitudes. Não é
ao calhas que se defendem coisas indefensáveis... O ego é soberano na
cegueira das pessoas. Há jogos em que simplesmente o ego não se
consegue afirmar, e há outros em que o ego é rico e feliz... Há
jogadores que em prol do ego, se afirmam num determinado jogo/modo,
estão erradas a meu ver. Mas mais erradas é quando não reconhecem o que
está à vista de todos.