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| | Porque é que a PS3 e a 360 deixam de funcionar pelas mesmas razões | |
| | Autor | Mensagem |
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sidsidsid
| Assunto: Porque é que a PS3 e a 360 deixam de funcionar pelas mesmas razões Dom Set 27, 2009 7:19 am | |
| Numa semana onde o chefe de produção da Xbox 360, Aaron Greenberg, declarou que as questões de hardware da Microsoft estavam "já para trás", finalmente fui de encontro à falta de fiabilidade das Xbox 360 antigas e tentei fazer algo sobre isso.
Em muitos aspectos, este artigo é um desenvolvimento de uma história pessoal. Os leitores do feed do Twitter da Digital Foundry sabem que ambas as minhas Xbox 360 morreram devido ao RROD num curto espaço de tempo. Enquanto a Microsoft foi suficientemente simpática ao ponto de me mandar o novo modelo Jasper PAL, trocar a minha 360 Elite NTSC que me foi oferecida, originalmente comprada para os testes de hardware da Eurogamer, seria muito mais difícil. Acima do luxo de poder jogar jogos bloqueados por regiões, o conceito de deitar fora duas consolas, que me custaram 600£, era basicamente um desperdício e inaceitável. Alguma coisa tinha de ser feita. Procurando uma ressurreição mais permanente para a minha unidade, ouvi dizer que o melhor arranjo envolvia um processo bastante valoroso de fazer um "reballing" ao GPU – resoldar as juntas desde a “motherboard” até ao chip dos gráficos. Neste caso, descobri isso na oficina independente de consolas mais próxima, a Colchester Computers, e fiquei a olhar para a impressionante estação de trabalho e refluxo BGA. A trabalhar desde uma unidade industrial de fora da bizarra Magic Roundabout(rotunda) da cidade de Essex, esta foi uma oportunidade interessante de descobrir pelos “experts” o porquê das consolas deixarem de funcionar e como são arranjadas.
Após chegada à oficina, a vasta pilha de consolas mortas encostadas à parede(peças sobresselentes) chamava, de alguma forma, à atenção. Na conversa com o engenheiro da companhia, Darren Thickbroom, ficou claro que aparentemente muitas das verdades presentes na Internet referentes às falhas da consola não passavam disso, e que os problemas de dissipação de calor presentes em cada revisão da consola até à mais recente Jasper não eram exclusivos da consola da Microsoft. Lentamente, mas seguramente, como a sua competidora, a questão da fiabilidade da PlayStation 3 foi levada para cima da mesa. Enquanto a escala das avarias do YLOD são tão difíceis de julgar em contexto com o RROD, o facto é que o que aprendi com a minha visita foi bastante chocante: quer tenhas uma consola da Microsoft ou Sony, parece que apenas o acto de as usar para o trabalho para o qual foram desenhadas podem acusar danos acumulativos, com o verdadeiro perigo de que as nossas máquinas podem ir desta para melhor após a garantia do fabricante expirar. “A tua Xbox pode durar dois ou três anos – é tanto mau para o ambiente como para o próprio “hardware”, diz Darren Thickbroom. “Abres algumas máquinas e podes perceber porque é que podem ter avariado ou sobreaquecido, talvez haja montes de pó que entrou no sistema. Depende de pessoa para pessoa. Falámos com algumas pessoas ao telefone que já tiveram entre três e cinco unidades desde o período de lançamento. Se fores um jogador a sério, recomendo que mudes ou faças um “upgrade” à tua Xbox ao fim de um ano”.
Darren também trabalha com muitas Xbox 360 que tiveram o tão conhecido arranjo “X-Clamp” e calcula que é essencialmente uma perda de tempo – algo que vale a pena se tivermos em conta que a garantia da 360 acabou e o pó decide atacar e quiseres tratar tu próprio do problema. “A internet” decretou que os grampos unidos à base da motherboard e segurando os dissipadores de calor fazem o trabalho eficazmente, fazendo com que a motherboard, se deforme devido ao calor gerado pelo CPU e o chip dos gráficos. No entanto, mais de quatro anos na esperança de vida da máquina e muitas revisões depois, os “clamps” permanecem ainda no design da Microsoft, e Darren vai substituir qualquer um desses fixadores feitos em casa pelo mecanismo original. A culpa reside noutro lado, afirma ele. “É apenas o design em geral e o factor do calor”, diz ele. “Está tudo confinado a um espaço muito pequeno, os dissipadores de calor no GPU são relativamente pequenos, há muito calor para dissipar e não é possível fazê-lo. O calor encurralado deforma as placas e é isto que causa os problemas num longo espaço de tempo.”
Baseando-nos na experiência de Darren, parece que toda a indústria de troca de “X-Clamp” é efectivamente uma perda de dinheiro. Com o procedimento DIY, o verdadeiro “arranjo” vem do processo de voltar a soldar após os grampos serem mudados. Para esse efeito, removes os ventiladores da 360 permitindo que ela sobreaqueça. Deixa-a arrefecer e na maioria dos casos o RROD desaparece. Mas a não ser que sejas particularmente sortudo, este é um arranjo a curto prazo, se na verdade funcionar. Refluir é um trabalho de precisão que requer ferramentas próprias para o efeito, e o método DIY assemelha-se a pintar a Mona Lisa com a ponta dos dedos. Lojas profissionais de reparo usam um método mais envolvido para terem o trabalho pronto. “Nós removemos os dissipadores de calor, limpamos algum composto térmico presente nas placas, limpamos o GPU e o CPU,” diz Darren. “Depois aplicamos um gel à base de BGA à volta do GPU e pré-aquecemo-lo sob uma base negra de infra-vermelhos de BGA de uma máquina de “re-balling”, que pré-aquece as placas para fixar um perfil de temperatura, mantendo isso quente, depois aumenta-a outra vez para uma temperatura uniforme para o soldador poder trabalhar. Quando o recuo ocorre, o fluxo é-lhe introduzido. Quando o fluxo chega ao ponto de ficar activo, repara o problema causado pelo calor: seca as juntas e as conexões são resolvidas.” “Et voila”, as minhas Xbox 360 preta e branca estão em acção como máquinas de jogos plenamente armadas e operacionais, prontas para qualquer abuso a que as poderei sujeitar no covil da Digital Foundry. | |
| | | sidsidsid
| Assunto: Re: Porque é que a PS3 e a 360 deixam de funcionar pelas mesmas razões Dom Set 27, 2009 7:19 am | |
| Quer tenhas um RROD ou a variação de uma luz apenas, o E74, o responsável é o mesmo problema - a fraca dissipação de calor do GPU- e a mesma solução é aplicada. O que é intrigante, no entanto, é que parece que os modelos iniciais da Xbox 360 provaram ser, na sua maioria, mais fiáveis do que alguns dos modelos lançados mais tarde. Por experiência profissional, e tendo visto tantas máquinas a entrar, as máquinas originais do lançamento de 2005 a 2007, antes de terem lançado a revisão com HDMI, tendiam a ser unidades mais sólidas”, diz Darren. “Elas tendiam a não ter tantas recorrências de devolução se não falhassem após 6-7 semanas depois de terem sido submetidas ao processo de “reflow”. Como os danos provocados pelo calor são acumulativos, o RROD da Microsoft pode ter sido amplificado pelas novas máquinas que morreram ao mesmo tempo que as mais velhas. Certamente no meu caso, a minha Xbox PAL “vintage” de 2005 morreu num espaço de semanas em relação à Elite NTSC que comprei que era 17 meses mais jovem. Isto é, apesar da adição de dissipadores de calor nos novos modelos que puxam o ar para uma câmara vaga em algum lado da unidade, e também com a introdução do novo design que prende o GPU, prevenindo-o de se dobrar. Isto sugere que a qualidade da motherboard da Xbox baixou, mesmo quando o potencial de arrefecimento foi aumentado. No entanto, o problema central permanece: Muito poder abarrotado numa área tão pequena. “Penso que com todas estas máquinas, o poder e o calor que produzem têm efeitos a longo prazo nas unidades”, diz Darren, referindo-se a ambas, PlayStation 3 e Xbox 360. “Também não ajuda a soldadura usada nas unidades: é uma soldadura livre de chumbo. A consistência e qualidade das juntas sem chumbo não são tão boas como aquelas que têm. É a lei agora. Grandes companhias manufacturam estas máquinas agora para não usarem chumbo, portanto, a longo prazo a fiabilidade das conexões não é tão boa.” Enquanto a Xbox 360 no seu início tinha um terrível registo de fiabilidade, rapidamente se tornou aparente que o mesmo problema afectou a PlayStation 3. Não é nenhuma surpresa. Enquanto a consola da Sony tem um grande dissipador de calor, o design do RSX, especialmente na sua forma original de 90nm, tornou-o uma besta. Sob o dissipador de calor metálico na motherboard, é possível encontrar não só o GPU, mas também o 256MB de GDDR3 RAM. O RSX de 90nm é muito maior que o Xenos de 90nm. Na verdade, parece que é mais largo que o CPU Cell nas unidades de lançamento. O desafio de arrefecimento, especialmente nas unidades de lançamento, é considerável. Em adição, o GPU permaneceu no processo de fabricação de 90nm até ao lançamento da nova PS3 Slim, portanto, assumindo que o problema é central ao GPU, pode potencialmente afectar todos os modelos actuais da PS3 “gorda”. Existe também o facto de que ambas as consolas são expostas numa enorme variedade de ambientes nas casas dos jogadores. Sendo este o caso, é quase impossível para os donos das plataformas assegurarem que os sistemas se mantêm suficientemente arrefecidos em todos os cenários possíveis, especialmente tendo em mente a acumulação de pó que ocorre com o tempo. Embora, certamente, se colocares a tua consola num gabinete fechado não lhe estás a fazer nenhum favor. Os fumadores têm mais probabilidades de ficarem com as suas consolas mortas – o tabaco encontra formas de entrar para a consola, agarrando-se às peças, tornando-se mais fácil a retenção de pó. Em termos da escala do problema, e relações de fracasso em relação à Xbox 360, é muito difícil colocar um número em quantas PS3 avariam. No caso de uma escala relativamente pequena como a oficina Colchester Computers , trabalhando numa média, eles têm 20 consolas para arranjar todos os dias, doze dos quais são Xbox 360 e oito são PlayStation 3. Mas é uma média. Como Darren diz, “por vezes, numa semana desesperante podemos ter paletes de consolas a entrar”. Em termos de índices de fracasso, os 60/40 de separação entre a Xbox 360 e PS3 é notável, já que prova conclusivamente que ambas as consolas estão a ter exactamente os mesmos problemas, especialmente quando a metodologia para as concertar é idêntica. Mas, além disso, os números são demasiado isolados para nos dizer muito mais, como muitos outros factores têm que se levar em conta: a base de consumidores instalada no Reino Unido, o facto de que os danos são acumulativos (A Xbox 360 é um ano mais velha) e também que a 360 tem 3 anos de garantia e a PS3 está limitada a um ano [Portugal 2 anos]. Podemos assumir que as máquinas ainda na garantia não vão chegar ao estabelecimento de Darren, que se especializa em extensão de garantia com pessoal como a Argos e companhias de catálogo. Em adição trabalham com o público directamente. “Vemos realmente muitas PS3 de 60GB de lançamento que têm 2 anos. Geralmente, penso que as falhas estão para durar”, refere ele. “Vemos uma ligeira menor margem nas novas máquinas de 40GB com uma motherboard mais pequena, mas elas também sofrem dos mesmos problemas.” | |
| | | sidsidsid
| Assunto: Re: Porque é que a PS3 e a 360 deixam de funcionar pelas mesmas razões Dom Set 27, 2009 7:19 am | |
| Enquanto assumimos que o novo, mais pequeno 65nm GPU em ambas as versões Jasper da Xbox 360 e a nova PS3 Slim vão ajudar a reduzir as mortes de consolas, o facto é que existe uma base instalada de 50 milhões de unidades em todo o mundo. E isto representa um problema bastante real que é sobretudo causado pelo danos acumulativos: a cada dia mais e mais Xbox 360 já não estão cobertas pela garantia de 3 anos da Microsoft, e muitas delas falham não por culpa do dono. Mais do que isso, a extremamente limitada garantia de um ano para a PS3 [Portugal 2 anos] parece horrorosamente inadequada. Voltando a Dezembro de 2008, por volta dos nove meses depois do lançamento da PS3 na Europa, David Reeves, da SCEE revelou que a PS3 estava a ter entre dois a três porcento de índice de falhas. Mas tendo em conta que o principal problema é acumulativo, e invisível aos olhos do dono da plataforma, qual será ela agora? Perguntei à SCEE para comentar, e espero uma resposta. Como a situação está actualmente, se a tua 360 estiver fora da garantia, uma reparação oficial vai-te custar cerca de 88€, que sobe bizarramente para 107€ se a pedires por telefone. O atendimento da Sony não é tão esclarecedor, referindo que as reparações são avaliadas de caso para caso, mas eventualmente que a substituição de uma unidade danificada pode custar 145€. Com todos estes custos em conta, uma reparação independente na própria máquina poderá custar à volta dos 70€ para a Xbox 360 e 80€ para a PlayStation 3. Podes, como é óbvio, requisitar um plano de extensão de garantia, mas tipicamente estes tendem a ser feitos por seguradoras, e o tempo até ter a máquina de volta é variável. Uma oficina independente, como a Colchester Computers, tenta devolver a unidade após 24 horas. Claramente, a situação da garantia da PS3 é um problema, e existe uma grande quantidade para ler sobre este tema no tópico(em inglês) da Eurogamer, que nas páginas mais recentes aparece uma perspectiva interessante. Seguindo a peça do programa da BBC One Show, existe um argumento legal que sugere que a duração da garantia do fabricante é irrelevante em relação às vendas. Talvez, apenas talvez, se houvesse pessoas suficientes para um caso sobre isto, a Sony poderia reavaliar a cobertura actual de um ano da garantia, para desta forma as pessoas assegurarem um tempo de vida razoável pela sua máquina de jogos. Neste momento, é bom para os reparadores independentes de consolas como Darrem Thickbroom e a Colchester Computers. Se a teoria dele sobre os efeitos acumulativos estiverem certos, e tudo indica que sim, o seu negócio tem um grande futuro pela frente. E certamente, para o jogador hardcore, ele tem alguns bons conselhos. “Ela morre pelo tempo que se joga”, diz ele. “Algumas pessoas podem discordar connosco, mas esta é forma como vemos isto: se jogares dia sim, dia não com os problemas que têm, é de esperar que mudes de sistema todos os anos.” Se a nova PS3 Slim e a revisão da Jasper da Xbox 360 com os seus chips mais pequenos e arrefecidos vão resolver o problema é algo que só poderemos saber no futuro, mas produzir máquinas que produzem menos calor e requerem menos poder é claramente uma forma de avançar. Mas o facto de que a Microsoft e a Sony têm estes problemas relacionados com o calor, sugere que o problema não está apenas relacionado com a manufactura de “máquinas de má qualidade” como David Reeves da Sony assim o colocou uma vez. Também significa que a próxima geração de consolas, que inevitavelmente verá um retorno maior, exigirá algumas soluções engenhosas de design para prevenir que aconteça o mesmo.
em: http://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-falha-no-sistema-artigo?page=3 | |
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