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     Limites no Enderaçamento de Memória no XP

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    MensagemAssunto: Limites no Enderaçamento de Memória no XP   Limites no Enderaçamento de Memória no XP Icon_minitimeDom Ago 23, 2009 12:48 pm

    No
    caso das versões de 32 bits do Vista, por exemplo, o limite
    máximo (segundo o http://support.microsoft.com/kb/929605)
    é de 3.12 GB. Ou seja, na maioria dos casos, não vale a
    pena pagar por mais 4 GB de memória, já que apenas uma
    pequena parte do último GB seria utilizada. Melhor se
    contentar com 3 GB.
    Mesmo
    ao utilizar um processador de 64 bits, combinado com um sistema
    operacional de 64 bits, um grande volume de endereços entre os
    3 e 4 GB de memória continuam reservados, de forma a manter
    compatibilidade com os programas de 32 bits, fazendo com que,
    novamente, pelo menos 512 MB entre os 3 e 4 GB da memória não
    sejam usados. A vantagem nesse caso é que você pode
    instalar mais de 4 GB de memória. Com 8 GB, por exemplo, você
    ficaria com de 7 a 7.5 GB utilizáveis.

    Algumas
    placas de 64 bits oferecem a opção "Memory Hole
    Remapping" (ou similar) no setup. Ao ativar esta opção,
    as áreas de memória reservadas aos dispositivos é
    movida para uma área mais alta do Virtual Address Space (que
    nos processadores de 64 bits é muito maior), liberando a maior
    parte da memória antes inacessível por causa deles.

    Outras
    placas suportam o Memory Hoisting (da palavra "hoist", que
    significa levantar ou suspender), um recurso que segue outro
    princípio, deixando os endereços dos dispositivos onde
    estão e remapeando os trechos de memória subscritos por
    eles para áreas mais altas do espectro de endereços,
    permitindo que o sistema tenha acesso a elas.

    Uma
    observação é que estas duas opções
    causam muitos problemas de compatibilidade com aplicativos, por isso
    você só deve utilizá-las caso realmente faça
    questão de ter acesso à toda a memória
    instalada.

    Além
    das limitações relacionadas ao Virtual Address Space,
    existem outros limites de memória, impostos pelo chipset ou
    por limitações do sistema operacional usado.

    A
    maioria dos chipsets antigos, para placas soquete 7, por exemplo,
    eram capazes de endereçar apenas 128 ou 256 MB de memória
    RAM. O chipset Intel i815, usado em uma grande parte das placas para
    processadores Pentium III e Celeron era capaz de endereçar
    apenas 512 MB, enquanto o 915GL (para o Pentium 4) era capaz de
    endereçar 2 GB. Até pouco tempo atrás, o suporte
    a 4 GB ou mais de memória estava restrito a alguns chipsets
    destinados a servidores.
    O
    Windows 95/98/SE é capaz de endereçar até 512 MB
    de memória RAM. Programas como o cacheman permitem utilizar
    estas versões antigas do Windows em PCs com mais de 512 MB de
    RAM, mas o desempenho acaba sendo pior do que com apenas 512.
    O
    Windows XP e as versões de 32 bits do Vista são capazes
    de endereçar 4 GB, de forma que o limite fica por conta do
    Virtual Address Space. O maior problema são as versões
    "populares" do Windows, onde o limite é
    artificialmente reduzido, de forma a restringir o uso do sistema aos
    PCs de baixo custo. O XP Starter possui um limite de 256 MB, enquanto
    o Vista Starter está limitado a 1 GB.

    Nas
    versões de 64 bits do Vista, os limites são estendidos,
    mas ainda existem limitações. O Vista Home Basic está
    limitado a 8 GB, o Home Premium a 16 GB e as demais versões
    (Business, Enterprise e Ultimate) a 128 GB.

    A
    memória swap não entra na conta, pois ela é
    acessada através de um componente especializado incluído
    no processador, chamado de MMU (Memory Management Unit) que
    permite justamente que dados armazenados na memória RAM física
    sejam movidos para a memória swap (que é na verdade um
    arquivo ou partição no HD), conforme necessário.


    Graças
    ao MMU é possível complementar os 3 ou 3.5 GB de
    memória RAM física com uma quantidade indefinida de
    memória swap, limitada apenas ao máximo suportado pelo
    sistema operacional. A principal questão é que o uso da
    memória swap é muito limitado em um PC atual, já
    que ela é muito lenta.


    Uma
    dúvida comum é com relação ao uso do PAE
    (Physical Address Extension), uma extensão para processadores
    de 32 bits, presente desde o Pentium Pro, que adiciona 4 bits
    adicionais ao endereçamento da memória, permitindo que
    o processador seja capaz de acessar até 16 páginas de 4
    GB cada, totalizando 64 GB. Cada programa continua restrito a um
    máximo de 4 GB, mas o sistema pode alocar diferentes páginas
    para aplicativos diferentes, utilizando assim toda a memória
    disponível.

    O
    PAE é muito usado em servidores, embora esteja sendo
    rapidamente substituído pelo uso de processadores e sistemas
    operacionais de 64 bits. Ele é suportado pelo Windows Server
    2003 e pelo Windows 2000, onde pode ser ativado através da
    opção "/PAE" no arquivo boot.ini, mas não
    é uma solução viável para quem precisa
    usar mais do que 4 GB de memória em um desktop, devido a uma
    série de problemas relacionados a drivers.


    O
    PAE apresenta endereços de 64 bits aos drivers, o que torna
    necessário que eles sejam modificados para utilizar o sistema.
    Como o uso do PAE sempre foi limitado a servidores, muitos
    dispositivos não possuem drivers compatíveis e nem
    sempre é fácil encontrar os disponíveis. Existem
    ainda problemas de compatibilidade com diversos aplicativos.
    Atualmente, é muito mais simples migrar para as versões
    de 64 bits do Vista (ou mesmo para o XP de 64 bits) do que passar a
    utilizar o PAE, de forma que é melhor não perder tempo
    com ele no caso dos desktops.


    Outro
    problema fundamental do PAE é a questão do desempenho.
    O processador continua sendo capaz de acessar apenas 4 GB de memória
    por vez e precisa chavear continuamente entre as páginas
    disponíveis. Além de demorar um certo tempo, cada
    chaveamento faz com que os dados armazenados nos caches precisem ser
    completamente substituídos, o que prejudica de forma
    perceptível o desempenho. Ou seja, tentar usar o PAE em um
    desktop para acessar mais memória e assim melhorar o
    desempenho é simplesmente contra produtivo. Smile

    Uma
    observação importante é que todas as versões
    do Windows XP, a partir do SP2 tem o PAE desativado, justamente para
    evitar problemas de compatibilidade. Nele, a opção
    "/PAE" no boot.ini simplesmente não faz nada.


    No
    caso do Linux, o modo de acesso à memória é
    escolhido durante a compilação do Kernel.



    Ao utilizar um processador de 32
    bits, o Linux oferece suporte nativo a até 4 GB de memória
    usando o modo normal de operação do processador e a até
    64 GB usando o PAE. Ou seja, ele simplesmente acompanha o suporte
    disponível no hardware, sem nenhuma limitação
    adicional.


    Para melhorar o desempenho do
    sistema em máquinas antigas, que utilizam 1 GB de memória
    ou menos, existe uma terceira opção, onde o Kernel
    endereça apenas 1 GB de memória, sendo que 896 MB ficam
    disponíveis para os aplicativos e o restante é
    reservado para uso do Kernel. Neste modo de operação, o
    comando "free" vai reportar que existem apenas 896 MB de
    memória disponível, mesmo que você possua 1 GB ou
    mais.

    É possível escolher
    entre as três opções ao compilar o Kernel, na
    opção "Processor Type and Features > High
    Memory Support". Até por volta de 2005, muitas
    distribuições vinham com o suporte a apenas 1 GB
    ativado por padrão, mas atualmente a grande maioria utiliza a
    opção "4 GB". É possível mudar
    a opção ao recompilar o Kernel manualmente.


    A desvantagem de ativar o suporte a
    4 GB é que o sistema ficará um pouco mais lento em
    micros com menos de 1 GB de memória (justamente por isso
    existe a primeira opção). O suporte a 64 GB só
    pode ser ativado caso você esteja usando um processador com
    suporte ao PAE, além de uma placa-mãe compatível.

    Naturalmente, tudo isso se aplica
    apenas ao usar uma distribuição com um Kernel compilado
    para processadores de 32 bits. Ao usar uma versão de 64 bits,
    o Kernel acessa toda a memória disponível, limitado
    apenas ao volume de memória suportado pelo chipset ou
    processador.

    Voltando ao mundo Windows, existe
    mais uma limitação importante, que é o limite de
    2 GB por aplicativo. Os 3, 3.12 ou 3.5 GB de memória
    que um sistema de 32 bits é capaz de endereçar é
    repartida entre todos os programas abertos, mas no caso do Windows,
    cada programa sozinho não pode usar mais do que 2 GB.


    Isso acontece por que, assim como o
    sistema operacional, os programas de 32 bits endereçam a
    memória utilizando endereços de 32 bits e por isso são
    capazes de endereçar 4 GB de memória. No Windows,
    metade da faixa de endereços de cada programa é
    reservada para uso do kernel, sobretudo para a comunicação
    entre o sistema operacional e o aplicativo. Com isso, cada aplicativo
    fica com apenas metade da sua área de endereços
    disponível, o que limita seu uso de memória a 2 GB.


    Isso vem se tornando uma limitação
    importante em alguns games e aplicativos pesados, que podem exceder
    este limite nos momentos de maior atividade. Pior, além de não
    acessarem toda a memória disponível, os aplicativos de
    32 bits freqüentemente travam sem aviso ao romper a barreira dos
    2 GB, exibindo alguma mensagem de erro genérica.


    Este limite está
    profundamente enraizado no sistema, de forma que é quase
    impossível que ele venha a ser removido em futuras versões.
    Ele afeta tanto quem utiliza as versões de 32 bits do Windows
    (com mais de 2 GB de memória RAM instalada), quanto quem roda
    programas de 32 bits sobre as versões de 64 bits do Windows
    (neste caso o limite se aplica apenas aos aplicativos de 32 bits,
    naturalmente).

    Uma forma de amenizar o problema,
    caso você esteja enfrentando problemas de travamento em algum
    game pesado, por exemplo, é modificar a divisão de
    endereços entre o aplicativo e o kernel.


    No Windows XP é possível
    reservar 3 GB para os aplicativos através da opção
    "/3gb" no arquivo boot.ini. Entretanto, usá-la
    causa problemas de estabilidade em um número muito grande de
    programas, por isso ela não é necessariamente uma boa
    idéia. Além disso, apenas programas que explicitamente
    indicam que são capazes de acessar mais de 2 GB são
    autorizados pelo sistema a utilizar os endereços adicionais, o
    que reduz brutalmente o número de programas que são
    realmente capazes de se beneficiar do uso da opção.

    No caso do Vista, é possível
    ajustar os valores de forma mais flexível através da
    opção "IncreaseUserVa" do BCDedit. Através
    dele você pode reservar, por exemplo, 2.2 ou 2.4 GB para os
    aplicativos. Usando valores mais baixos que os 3 GB do XP, você
    evita a maior parte dos problemas de estabilidade. De uma forma
    geral, funciona bem com a alocação de até 2.6 GB
    para os aplicativos. A partir daí você corre o risco de
    ver telas azuis.


    Como você pode ver, o uso das
    opções permite apenas minimizar o problema. A única
    forma de se livrar dele completamente é rodar um sistema de 64
    bits e usar apenas aplicativos de 64 bits sobre ele.





    http://www.gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=cap4-12
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