A sua redação precisa fazer sentido. Para que seu
texto seja claro, compreensível e possa transmitir a ideia que você
queira passar, é importante que ele tenha duas características: coesão e a coerência.
Para começar, pense no fim!
1 - Qual a finalidade do texto? Para que ele serve?
2 - Qual o assunto? Sobre o que vou escrever?
3 - Quem vai ler o meu texto?
4 - Qual tipo de texto vou fazer?
Imagine que você vai escrever uma carta para um jornal comentando uma notícia sobre alimentos transgênicos.
Você deve, então, levar em consideração:
• a finalidade de sua carta (participar do debate, dando sua opinião);
• o que quer comentar (alimentação e transgênicos);
• para quem está escrevendo (os outros leitores do jornal);
• o tipo de texto: a carta.
Depois
de ter pensado nisso tudo, você dá sua opinião, usando elementos da
carta e escolhendo argumentos que sustentem suas idéias. Assim, para
escrever sua carta, você precisa elaborar um texto "coerente", ou seja,
que faça sentido.
O texto deve ser coerente
não só com suas idéias, mas também coerente em relação ao seu objetivo,
ao leitor que pretende atingir, ao gênero textual que está
desenvolvendo.
É
importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado
tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil
elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento.
Para
desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos,
torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos
materiais sobre o tema a ser abordado.
No
momento da elaboração propriamente dita, a anotação em um rascunho de
todas as idéias que forem surgindo constitui um recurso fundamental.
Essa etapa funciona como uma espécie de "tempestade cerebral". Esse
procedimento permite avaliar o grau de conhecimento sobre o tema.
A
partir daí, devem-se organizar as idéias consideradas relevantes de
maneira coerente, em parágrafos articulados entre si. É necessário
concatenar o exposto no parágrafo anterior com o parágrafo subseqüente,
por meio de organizadores ou conectores textuais, como as conjunções e
os advérbios, buscando a construção do sentido do texto.
O desenvolvimento das idéias deve seguir a articulação lógica entre as
três partes fundamentais do texto, que no caso da dissertação
correspondem à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão.
http://algunstrintaanos.blogspot.com/2009/08/dicas-para-escrever-bem-parte-1.html