As vendas do Killzone, a meu ver foram prejudicadas pelos compradores iniciais. Os adeptos do COD4, habituados À sua jogabilidade facilitada, não aceitaram bem o nivel de dificuldade acrescido que encontraram no Killzone2, um jogo que exigia uma forma de jogar diferente, devido à sua física completamente nova, inovadora, e "dificil". Quem gosta de facilidades e deparou-se com um jogo em que morriam muito e não conseguiam matar, nem fazer 360º com uma sniper, ou deitarem-se no meio da erva, para comerem uns marshmallows assados na fogueira enquanto esperam por alguem que passe a frente da sua mira... apelidaram logo o jogo de "flop", um jogo que não valia nada. Os restantes que não compraram logo o jogo, ficaram de pé atrás e como a ideia generalizada era de que o Killzone não era nada perante o COD4, preferiram estagnar e não compraram o Killzone.
Apesar de todos os problemas que o Killzone2 foi ganhando ao longo dos patches absurdos da GG, o Killzone é um jogo obrigatório para os adeptos dos FPS. Nele se aprende imensas coisas que podem, obviamente, ser transpostas para FPS diferentes. EU próprio, sempre fui um jogador mediano de COD4, sinto-me agora, depois da passagem pelo Killzone2, um jogador bem melhor. As armas dificeis de domar, obrigaram-me a perder maus habitos e a melhor a tecnica de disparo, que me ajuda noutros jogos, entre os quais o COD4.
Posto isto, penso que a culpa das vendas abaixo do esperado se devem sobretudo à fraca predisposição para jogos dificeis da maioria dos jogadores, que depois comentam que o jogo não presta e o restante rebanho vai atrás da palavra e encara-a como Lei Divina.