O fato é que todas franquias tem um início, seja ele um ótimo
pontapé inicial, um grande erro ou talvez até um início que seja
esquecido até hoje para quem gosta dessa série que vou abordar nessa
matéria. Que nada mais é do que: Street Fighter! Sim, a mais famosa
franquia dos games de luta, onde pode ser a grande causadora de brigas
entre amigos, dúvidas de qual é o nome correto da magia usada pelo
personagem e diversas outras bizarrices possíveis e imagináveis. Em
1987, quando os jogos de arcade se baseavem em atirar com uma nave e,
também, pular sobre um barril e salvar uma princesinha, chegava um jogo
que apresentava um estilo muito raro de se ver na epóca, que eram os de
luta. Leia tudo depois do pulo.
Não se pode dizer que Street Fighter inventou totalmente o gênero dos
jogos de luta, até porque em 1979, Victronics’ Warrior, já tinha dado o
grande começo do estilo. Tudo bem que não se pareça nada com o que
vemos hoje, porém, já mostrava o confronto de dois cavalheiros em
gráficos bizarros. Alguns anos depois veio Karate Champ de 1985, e só
tivemos o que chegasse mais próximo de Street Fighter em 1985 com
Yie-Ar Kung Fu da Konami, que já contava com ótimos gráficos para epóca
e com cenários e personagens bem detalhados.
O começo tão esquecido..A primeira versão lançada do jogo foi para os Arcades, mas
futuramente também ganharia um port para Turbografix-16 com o nome de
Fighting Street, além de muito mais ports para diversas outras
plataformas e também adições até hoje em coletâneas da Capcom. O game
em si não fez um impacto tão grande entre os jogadores da época, não se
sabe exatamente porque do título não ter tido um grande prestígio entre
o pessoal, porém, teve uma grande importância para a Capcom, já que foi
o primeiro jogo desenvolvido pela empresa.
Outra “importância” que eles trouxeram para os arcades da época foi o
de que seus controles “Deluxe Upright” eram com botões hidráulicos,
para ambos os jogadores, que dependendo da força aplicada nesses botões
faziam com que houvesse uma diferença na potência do golpe aplicado
pelo personagem. Entretanto, esse sistema mesmo sendo algo novo para
epóca, foi retirado algum tempo depois, já que era praticamente
IMPOSSÍVEL se usar os golpes especiais, sem contar com os problemas dos
donos dos arcades tinham que arcar com pessoas destruindo suas
máquinas. O sistema foi substituído pelo “Regular Upright” que é
baseado em seis botões com três tipos de soco e chute (fraco, médio e
forte).
Como foi dito no início do texto, Street Fighter I não deu o lance
inicial em jogos de luta, porém, foi ele que apresentou diversos tipos
de sistemas que incorporam até hoje os títulos do mesmo gênero, como o
uso do bloqueio, usar o direcional para movimentar o personagem em
várias direções diferentes (mudando o esquema do para trás e para
frente), usando combinações dos direcionais e botões de ação para o uso
de golpes especiais. O uso de um segundo personagem para entrar no jogo
também era algo que já era surpreendente, principalmente se fomos ver o
ano em que isso foi adicionado.
O jogo apresentava 10 personagens de 5 países diferentes, sendo 8
inimigos e os protagonistas Ryu e Ken. A temática de Street Fighter é
sempre mantida ao decorrer dos jogos, adicionando oponentes de vários
países diferentes e cada um com características e “histórias” novas.
Basicamente sua história com Ryu é vencer seu primeiro campeonato e
orgulhar seu mestre, Gouken, e pela cronologia da série Ryu vence esse
desafio tendo como inimigo final Sagat, que na epóca era “O melhor
lutador de Muay-Thai do planeta”, porém, com um Shoryuken no peito ele
vê que na verdade tem que treinar muito seu “Tiger Robocop” para vencer
o mendigão do Ryu! A trama não termina aí e, sim, com a volta de Ryu
para o Japão e a descoberta que seu mestre foi morto e agora ele
precisa descobrir quem fez isso com ele.
Informações úteis (ou não) sobre Street Fighter 1 :-Os acontecimentos do game se passam em 1987;
-O game foi dirigido por Takashi Nishiyama e planejado por Hiroshi
Matsumoto, que após o “grande” sucesso do game se mandaram para a SNK;
-Existem ports para Arcade, TurboGrafx-CD, DOS, Commodore 64, ZX Spectrum, Windows, PS2 (coletânea) e PSP (coletânea);
-Hadouken, Shouryuken e Tatsumaki Sempuukyaku existiam, porém, com nomes de Ball of Fire, Dragon Punch e Huricane Kick;
-Provavelmente hoje todos saibam como executar o Hadouken, Shouryuken,
mas na epóca nada disso foi divulgado, apenas uma cartilha mostrando o
que chutava e socava;
-Além de só saber chutar e dar socos, você tinha 30 segundos para
derrotar seu inimigo ou deixar ele com a vida menor que a sua, caso não
conseguisse perderia a luta, nada de segundo Round;
-Ryu, Ken, Sagat, Adon, Gen, Retsu, Geki, Mike, Lee, Birdie e Eagle são todos os lutadores de SFI;
-Em sua primeira aparição, Birdie era branco e em SF Alpha ele está
negro e a desculpa da Capcom foi a que ele estava doente em sua
primeira vez no torneio;
-O nome Fighting Street do port foi dado para que evitassem a ligação com o jogo de Arcade;
-Mesmo não tendo aquele sucesso tão gigantesco entre os jogadores da
época, a Capcom não desistiu da ideia e aproveitou o número de fãs do
primogênito para que em 1991 tivesse sua continuação e seu grande
sucesso.
Na próxima semana conheça a saga Alpha/Zero!Obs: Essa matéria está
seguindo a ordem cronológica dos jogos. É óbvio que SFII veio antes de
Alpha, porém na história Alpha vem antes de SFII.http://playertwo.com.br/conteudo/conheca-a-serie-street-fighter-1/