Mas afinal o que é o Wii MotionPlus? O
Wii Motion Plus é uma espécie de add-on, com aproximadamente 3cm que
deve ser plugado na extremidade inferior do Remote. A principal função
dele é aumentar a precisão do reconhecimento dos movimentos realizados.
Para isso ele adiciona um giroscópio ao já manjado sistema original do
Remote – que usa um acelerômetro. Na prática, isso significa que ao invés de reconhecer apenas movimentos
unidirecionais
– cima/baixo – esquerda/direita – frente/verso; o Wii Motion Plus
possibilita também o reconhecimento do movimentação em profundidade e
em rotação. Além disso, a percepção dos movimentos ocorre em relação de
milésimos de segundo, portanto de forma instantânea. Engana-se
quem pensa que isso é somente um detalhe. Esse aumento na precisão
adicionará aos games recursos impensáveis até mesmo para o Wii. Imagine
um game da série Zelda por exemplo. Para realizar o uso do bumerangue,
o jogador teria que fazer com o braço exatamente o mesmo movimento que
usaria para lançar o bumerangue na vida real, mexendo a articulação e
girando os pulsos. Espadadas seriam possíveis em todas as direções e em
diferentes intensidades de força e velocidade. O Hookshoot poderia ser
lançado a partir de um impulso feito pelo jogador que também
direcionaria o destino do item. Deu pra perceber o nível de imersão que
ele proporcionaria?
Fatos do presente e perspectivas para o futuro A grande dúvida em cima do futuro do MotionPlus está realmente no seu lançamento. Já se passou quase um ano desde o seu anúncio e mais de sete meses desde a data prevista de lançamento e a Nintendo permanece calada.
Mas
tudo indica que em junho (ou no mais tardar julho), o acessório
finalmente esteja nas lojas. E junto com ele a expectativa é para o
lançamento de
WiiSports Resort. A única
aparição do game foi em uma demo na E3 2008, que por sinal foi muito
bem recebida. A precisão dos movimentos era animadora, principalmente
no minigame de luta de espadas onde era possível fazer movimentos em
volta da cabeça, em 360º e até mesmo de estaca no seu adversário. É
claro que assim como o primeiro, funciona muito mais como uma demo
técnica do que realmente um game, mas alguém duvida que venderá
horrores? Outros dois games com lançamento marcado para junho também farão uso do periférico. São eles:
Grand Slam Tennis e
Tiger Woods PGA Tour 10– ambos da Eletronic Arts. Os dois estiveram jogáveis essa semana na
Game Developer Conference, e quem teve a oportunidade de testar,
garante que é surpreendente. Alguns sites chegaram a afirmar que a
jogabilidade de
Grand Slam Tennis é uma das melhores alcançadas em qualquer game de esporte. Futuramente
o apoio ao Motion Plus deverá aumentar muito. A tendência é que daqui
pra frente praticamente todos os lançamentos ou obriguem o uso ou
ofereçam o suporte como opção ao jogador. Um fator que
precisamos ficar atentos. é que o acessório não vai necessariamente
resolver todos os problemas de programação. Ele só vai oferecer mais
recursos para serem implementados. A parte de usar ou não essas funções
com eficiência ficará a cargo do time de desenvolvimento. Abaixo confira uma lista dos games já confirmados que usarão o acessório e algumas suposições:
Games que usarão o Wii MotionPlus Dead Space Extraction – EA Wii Sports Resort - Nintendo Grand Slam Tennis – EA Tiger Woods PGA Tour 10 – EA Games que provavelmente usarão o Wii MotionPlus*
- Cursed Mountain – Deep Silver
- No More Heroes 2 Desperate Struggle – Marvelous
- Red Steel 2 – Ubi Soft
- The Legend of Zelda Wii – Nintendo
- Star Wars - Lucas Arts
- New Mario Tennis – Nintendo
- New Mario Golf – Nintendo
- F-Zero – Nintendo
- Star Fox – Nintendo